Ambiente de trabalho: você consegue se concentrar no escritório?

Já não é segredo que colaboradores que executam suas atividades concentrados dão um show de produtividade nos colegas que se distraem mais. Mas, para isso, é preciso que o ambiente de trabalho favoreça o foco. Somente assim, os profissionais conseguem concluir suas tarefas dentro do horário do expediente e sem estresse.

ambiente de trabalho

Mas, em tempos de redes sociais, celulares inseparáveis, salas sem divisórias, estímulo de relacionamentos entre pares, como isso é possível?

Barulhos repetitivos podem ser bastante irritantes e tirar muita gente do sério. E isso se torna um grande problema no ambiente de trabalho, já que afeta a produtividade e gera conflito.

Lembre-se de que os profissionais já estão sob pressão para alcançar as metas e os objetivos da empresa.  Conversas paralelas, notificações de celulares, canetas batendo, rodinhas rangendo e pessoas “espancando” o teclado podem ser o empurrãozinho para atrapalhar o clima organizacional.

Pensando em tudo, no post de hoje, falaremos sobre como o ambiente de trabalho pode influenciar na execução das tarefas. Então, CONCENTRE-SE e vamos lá!

Pesquisa de clima da Vaipe: ambiente de trabalho

A metodologia da Vaipe foi elaborada considerando diferentes dimensões que afetam o desempenho das equipes. São 54 perguntas de resposta sim e não para diagnosticar e mensurar o engajamento, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, identificação com a empresa, reconhecimento e relacionamento.

Uma das perguntas da pesquisa de clima da Vaipe é: O atual ambiente de trabalho te permite ter a concentração necessária para executar seu trabalho?  64% dos colaboradores responderam que sim.

Abaixo, apresentaremos alguns depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa questão na plataforma da Vaipe:

“É um pouco barulhento em alguns momentos do dia, fica um pouco difícil se concentrar.”

Sabe aquele filme legal que você assistiu ou a sobremesa deliciosa que experimentou? Falar sobre o resultado do jogo ou sobre um acontecimento do final de semana pode parecer bastante inocente, não é mesmo? Mas, na verdade, isso pode tornar o ambiente de trabalho barulhento e atrapalhar aqueles que não estão participando da conversa.

Mesmo aquelas que são feitas com um volume baixo podem desviar o foco, pois o seu colega pode pensar: “será que estão falando de mim?”; “é de mim que estão rindo?”; “será algum segredo do trabalho?”. Esse burburinho pode mergulhar os profissionais na curiosidade e na insegurança. Isso faz com que o seu foco passe dos afazeres para o tema da conversa.

Para não permitir que isso atrapalhe o ambiente de trabalho, o gestor deve estimular os membros das equipes a fazerem intervalos em áreas destinadas a essa finalidade. Assim, isso deve ser feito na copa, na cafeteria ou em outro local que não irá afetar a concentração daqueles que não estão na pausa.

“Atualmente existe um excesso de ruído que dificulta muito a concentração.”

Muitas empresas se inspiraram em organizações modernas e que estimulem o espaço coletivo. Esse modelo certamente traz vantagens, porém, a falta de paredes e divisórias pode acabar prejudicando o ambiente de trabalho.

Algumas áreas necessitam de um ambiente mais silencioso que favoreça a alta concentração. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com profissionais da área da tecnologia, 58% dos colaboradores de alta performance precisam de um certo isolamento para que realmente permaneçam focados e resolvam problemas.

E essa diferença entre as áreas é uma das maiores reclamações dos colaboradores. Experimente separar as equipes de atendimento das demais equipes que precisam trabalhar longe dos ruídos.

“Conversas paralelas às vezes atrapalham.”

Ofereça locais próprios para conversas. Assim os colaboradores conciliem a relação com os colegas, a vida pessoal e as atividades, sem atrapalhar o ambiente de trabalho.

Agendamento de consultas, reuniões escolares, problemas familiares, entre tantos outros compromissos da vida pessoal acontecem, mas não devem prejudicar as tarefas.

Ter espaços para ligações, nos quais os funcionários possam atender o celular é uma boa pedida. Para eliminar os ruídos, muitas empresas têm adotado cabines com isolamento acústico. Assim, os profissionais podem tanto realizar ligações pessoais, quanto reuniões por telefone ou vídeo quando necessário.

Existem diversos vilões no ambiente de trabalho que afetam a produtividade. A falta de concentração é um dos problemas mais comuns.

Afinal, com tantas conversas, aplicativos, telefones e redes sociais, manter o foco no trabalho não é algo tão simples assim. E tudo isso é bastante negativo para a produtividade.

Por esse motivo, vale a pena rever as instalações da empresa e promover mudanças que favorecerão a concentração no ambiente de trabalho.

E você, considera que o ambiente de trabalho da sua empresa permite que os colaboradores tenham a concentração necessária para executarem suas atividades? Que tal conhecer a opinião dos membros da sua equipe a respeito dessa questão aplicando uma pesquisa de pesquisa de clima organizacional? Entre em contato e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo