Clima organizacional e cultura organizacional: impacto na sua empresa

Ao contrário do que muita gente pensa, clima organizacional e cultura organizacional não são sinônimos. Apesar de existir uma relação estreita entre ambos, a cultura de uma empresa pode ser definida como o conjunto de valores e hábitos compartilhados.

Já o clima organizacional tem mais a ver com o modo como os membros de uma organização experimentam a cultura da empresa. É o reflexo dos efeitos dessa cultura como um todo. Se a cultura pode ser considerada como a “personalidade” da organização, o clima seria o seu “humor”.

clima organizacional e cultura organizacional

A cultura organizacional é desenvolvida ao longo do tempo por seus dirigentes e funcionários. Nela incluem-se as relações, atitudes e os padrões de comportamento. São eles que direcionam a maioria das ações e decisões do negócio.

Ela fornece também as principais diretrizes e ajuda a guiar os membros da empresa na realização correta dos trabalhos do dia a dia. Essa cultura, muitas vezes, é tão enraizada na organização que é difícil mudá-la. Assim, a cultura pode ser um fator que individualiza uma empresa perante as demais.

No post de hoje, saiba mais sobre qual o impacto do clima organizacional e cultura organizacional. Vamos lá?

A relação entre clima organizacional e cultura organizacional

Estamos em um momento no qual os profissionais priorizam a qualidade de vida e a satisfação no trabalho. Por isso, as organizações têm procurado criar um ambiente positivo, propício para estimular a criatividade e alcançar resultados.

Bons salários e benefícios não são mais os únicos fatores para reter funcionários. As pessoas esperam um clima agradável e amistoso para trabalhar. Quando isso não ocorre, há conflitos, falta de produtividade e resultados subestimados.

Ao contrário da cultura, que possui um caráter mais amplo, rígido e de lenta transformação, o clima organizacional está sujeito a mudanças frequentes. Ele pode ser moldado pelos gestores de uma organização e é muito mais fácil de ser percebido. Afinal, pode ser administrado tanto no curto quanto no médio prazo.

O clima pode ser um diferencial entre as empresas, separando aquelas com boa gestão de pessoas daquelas que somente consideram suas equipes como um mero recurso.

Na ocasião de planejamento estratégico da empresa, a cultura deve ser levada em conta. Claro, certificando-se de que ela não cause descontentamento entre os colaboradores. Até porque, sem um entendimento profundo sobre a cultura vigente, os esforços para a adoção de novos objetivos podem ser em vão.

A cultura deve ser utilizada como uma alavanca para novas estratégias para, depois, colocar os planos em prática. Quando, portanto, a organização consegue propiciar a satisfação das necessidades dos seus colaboradores e motivar comportamentos para alcançar objetivos, é gerado um clima que levará ao aumento da sua eficiência.

Cultura organizacional como processo de mudança

Por meio da pesquisa de clima organizacional é possível diagnosticar o ambiente de trabalho e mensurar a satisfação dos funcionários. Essa pesquisa enfatiza a percepção dos membros da organização quanto aos procedimentos, às políticas de RH, à liderança, ao engajamento, etc.

Nas pesquisas relativas à cultura, é necessário refletir sobre os porquês dos elementos vigentes. Além dos seus significados individuais como estilos de liderança, costumes, tecnologias e procedimentos utilizados. Tão importante quanto ter a cultura é saber como ela pode ser adaptada às mudanças econômicas, políticas e culturais. Mas sem relevar a satisfação do seu capital humano.

É importante que os líderes estejam alinhados e atentos ao clima organizacional e cultura organizacional. Que sempre ocorra a empatia e a comunicação com os seus orofissionais, a fim de envolvê-los com os objetivos e as metas da organização.

Assim, a mudança se faz necessária seja para o crescimento, exploração de novos mercados ou corte de despesas. Ao contrário do pensamento de que a empresa estaria perdendo sua identidade, a mudança de cultura pode indicar que ela não está presa ao seu passado, mas sim encontrando espaço para a inovação.

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