Como garantir que todos os membros da sua empresa assumam a postura desejada? Como fazer com que as condutas estejam de acordo com a cultura organizacional? De que forma fazer com que os princípios éticos e as normas da empresa sejam de conhecimento e cumpridas por todos? Certamente essas questões tiram o sono de muitos profissionais de RH e empresários, não é mesmo? Pois saiba que para tudo isso existe o código de conduta, que é um regulamento que padroniza o comportamento de todos. Essa ferramenta é essencial para que a empresa cresça e tenha sucesso, independentemente da sua área de atuação e porte.
No post de hoje, vamos apresentar o que é código de conduta. Também traremos uma pequena amostra dos regimentos de algumas empresas de sucesso para que você possa se inspirar! Confira!
O que é código de conduta?
Ao longo da sua trajetória profissional, você possivelmente já teve dúvidas do tipo: será que posso indicar um parente para trabalhar aqui? Posso aceitar o presente que o fornecedor me deu? Tem algum problema mandar um e-mail para a escola do meu filho usando a conta do escritório?
Portanto, o código de conduta, ou código de ética, reúne as informações que padronizam os valores e as posturas de todos dentro da empresa. Ele serve, assim, para eliminar dúvidas e fazer com que os colaboradores saibam de que forma agir em diferentes situações e ambientes.
Como funciona o código de conduta?
Primeiramente, a garantia de que o código de conduta irá funcionar é o acesso à informação. Afinal, todos os colaboradores devem ter conhecimento da sua existência. Ter entendimento sobre a sua utilização e ciência das penalidades em caso de descumprimento.
Ele está diretamente ligado à cultura da organização, portanto, deve ser considerado desde o processo de recrutamento e seleção.
Entenda:
Aliás, existem alguns passos para serem seguidos que darão a segurança e a credibilidade necessárias a essa ferramenta.
- Ter o código de conduta por escrito: nada de criar lendas urbanas no escritório! Aquele papo de “parece que é regra” não pode existir! O código de conduta deve ser redigido de maneira clara, objetiva e abordar todos os temas que possam gerar dúvidas entre os colaboradores.
- Garantir que o código de conduta seja de conhecimento de todos: nada de “nunca vi, só ouço falar”. É essencial que todos entendam o seu teor para que possam colocá-loem prática.
- Construir o código em conjunto: o código de conduta é de interesse de todos. Se a sua empresa não tem um, é preciso envolver uma comissão para criá-lo. Se você já possui, é preciso revê-lo constantemente. Afinal, os problemas de alguns anos não são os mesmos de hoje, não é mesmo? Tome como exemplo o uso de redes sociais. Imagine como seria se o código não contemplasse essa questão, alguns “espertinhos” passariam o dia todo postando e deixando o trabalho de lado!
- Punir os infratores: o código de conduta existe para ser cumprido. O seu objetivo é organizar comportamentos e posturas desejadas. E, em caso de infrações, é preciso aplicar as devidas penalidades (que devem estar previstas no documento).
- Garantir que as equipes honrem com o código: para que a ferramenta tenha credibilidade, é essencial que todos, inclusive as lideranças, assumam posturas de acordo com o esperado. O discurso e a prática precisam estar sempre em sintonia. É interessante estabelecer um canal (sigiloso) para que os times possam denunciar infratores.
O que a empresa pode estabelecer nesse regulamento?
A legislação não estabelece limites para o que pode ser estabelecido em um código de conduta. No entanto, o seu conteúdo não pode interferir nos direitos trabalhistas ou afetar as liberdades individuais.
Dessa forma, é possível elencar as condutas que são adequadas e as regras para que o ambiente de trabalho se mantenha saudável e harmonioso.
Inspire-se: conheça o código de conduta de algumas empresas
O código de conduta possui muitas utilidades: atrair talentos, filtrar candidatos que possuam fit cultural, nortear os colaboradores, estabelecer critérios de avaliação, obter melhorias para o clima organizacional, entre outros.
Abaixo, uma prévia do código de conduta de algumas empresas.
Resultados Digitais
A empresa estabeleceu o seu código de conduta a partir de um desafio – como crescer e garantir autonomia, desafios e aprendizados para os seus talentos?
Em vez de definir normas rígidas, a Resultados Digitais preferiu investir forte na cultura, nos valores, na gestão lean e gestão de talentos alinhadas a esses pontos.
Assim, o código de conduta deixa claro que a empresa aposta em talentos e que todos são potenciais gestores e devem agir como tal, pois há espaço para o crescimento de todos.
Apple
A empresa é conhecida por ser bastante rígida em termos de regras. Afinal, a organização monitora não apenas colaboradores, mas também as relações com empresas parceiras na fabricação de produtos para garantir que o processo seja feito de acordo com o desejado.
Os famosos “Genius” da empresa não podem dizer “infelizmente” se não puderem resolver algum problema dos consumidores. A expressão adequada é “parece que”. Também são proibidos de corrigir a pronúncia dos nomes dos produtos para não constranger ninguém! E nada de compartilhar comentários negativos sobre a empresa!
Por muitos anos, o código de conduta da empresa baseava-se na premissa de “não seja mau”. Mas, com o tempo, a Google adotou uma nova ideia “faça a coisa certa”.
No documento, é estabelecido um compromisso com a integridade, segurança, responsabilidade, ação, apoio mútuo e constam diversas normas e comportamentos que são esperados de todos.
Uma empresa que deseja atrair e reter talentos e se manter forte no mercado não deve contar com um código implícito. Os colaboradores não devem imaginar ou apenas achar que estão agindo de acordo com o que é esperado. Isso pode virar um caos!
O código de conduta serve para fortalecer a cultura e a imagem da empresa, aumentar a responsabilidade e definir valores e comportamentos que são esperados de todos.
E a sua empresa, já possui um código de conduta? Você ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!
Bom dia!
Tenho um armazém de cafe aonde armazeno, vendo e rebeneficio cafe; gostaria de um código de conduta para este fim.
Desde já agradeço
Olá, Alvarindo! O Código de Conduta depende dos princípios e da cultura da sua empresa. Ao criá-lo, você deve pensar nos valores da organização e nos princípios éticos dela.