Como colaboradores de alta performance devem agir em times em desenvolvimento

No post anterior, falamos sobre como líderes devem gerir equipes em desenvolvimento. Ainda em Creating Effective Teams: A Guide for Members and Leaders, Susan Wheelan destaca o fato do treinamento para liderança ser abundante. Mas, quando o assunto são os membros, é necessário mais treinamento. Por isso, sintetizamos atitudes e comportamentos que Wheelan indicou para colaboradores de alta performance em times em desenvolvimento.

colaboradores de alta performance

Atitudes de colaboradores de alta performance no processo de desenvolvimento do grupo

• Aprenda sobre o desenvolvimento do grupo

É importante compreender que todas as equipes passam por estágios previsíveis de desenvolvimento para se tornarem melhores, esse é um ciclo natural.

• Seja paciente

Os grupos se desenvolvem com o tempo. Uma vez que eles não são funcionam com alta performance desde o início. Normalmente, nenhuma equipe atinge esse estágio em menos de seis meses.

• Espere que as coisas sejam obscuras

Nada é claro no começo de um grupo, tudo se encaixa ao longo do tempo.

• Espere o conflito e trate-o como um sinal de progresso

O conflito dentro dos grupos é natural e necessário, mas apenas aqueles sobre tarefas, funções, estruturas e afins. Assim, não devem existir disputas pessoais ou conflitos de personalidade.

•  Promova o uso de resoluções de problemas e de procedimentos de tomada de decisão eficientes

Comprometer-se com os problemas quando possível e ajudar os outros a resolverem as diferenças é essencial para a produtividade.

Afinal, nem todos são capazes de contribuir para solucionar problemas e tomar decisões. Já que é necessário confiança, interesse em participar, habilidade, conhecimento, especialização e experiência no problema.

• Não culpe os outros por problemas do grupo

Os membros devem assumir a responsabilidade pelo que está acontecendo, mesmo que isso não os envolva diretamente. Muitas equipes entram em um padrão de culpar e isso tem resultados negativos para o grupo.

Como por exemplo, conflitos gerados por tentativas de encontrar culpados. Por isso, compartilhar a responsabilidade ajuda no bom funcionamento do grupo.

• Apoie os outros membros e o líder

De acordo com Wheelan entre 15 a 20 de cada 100 declarações feitas em grupos que estão indo bem são de apoio. Ainda mais, membros eficientes também fazem perguntas para esclarecimento, oferecem conselhos ao líder quando apropriado e participam ativamente da função de liderança.

• Conclua as tarefas em tempo hábil

O não cumprimento das tarefas de maneira oportuna atrasa o progresso de um grupo mais do que qualquer outra coisa.

• Acolha subgrupos

Subgrupos e coalizões são naturais e geralmente bons, mas podem deixar algumas pessoas chateadas.

• Apareça

A participação instável diminui o desenvolvimento do grupo.

Comportamentos de colaboradores de alta performance

• Incentive o processo de esclarecimento de objetivos, papéis e tarefas

Quando os membros não sabem o que está acontecendo, eles devem fazer perguntas até que as dúvidas sejam esclarecidas.

• Incentive a adoção de uma estrutura de comunicação aberta na qual os membros sejam ouvidos

Padrões de comunicação são estabelecidos rapidamente, mas quem fala com quem e o quanto se fala é, geralmente, determinado por posições. O problema é que a performance do grupo sofre quando as funções designadas aos membros são inadequadas ou quando suas contribuições são ignoradas.

Por isso, para Wheelan, as pessoas não devem simplesmente aceitar a posição atribuída a elas, mas sim agir coletivamente e demonstrar suas competências e habilidades para o grupo.

• Promova uma proporção adequada de tarefas e uma comunicação de apoio

Colaboradores de alta performance de equipes eficientes gastam entre 70 e 80% do tempo falando sobre metas e tarefas. Declarações de apoio são o segundo tópico mais falado e o restante expressa discordância, alguma forma de dependência ou assuntos não relacionados a tarefas.

• Incentive o estabelecimento de normas que apoiem produtividade, inovação e liberdade de expressão

Os grupos precisam concordar em fazer o melhor trabalho possível e superar tantos obstáculos quanto puderem. Por outro lado, os membros precisam se sentir livres para dar suas ideias. 

• Siga as normas que promovem a eficiência do grupo e a produtividade

Normas que apoiam qualidade, serviço, inovação e atenção aos detalhes devem ser seguidas.

• Promova a coesão e a cooperação do grupo

Quando as metas e os métodos para alcançá-las são claros, a coesão aumenta. Além disso, a resolução eficiente de conflitos reduz os medos individuais de rejeição, aumenta a confiança entre os membros e melhora a comunicação.

• Interaja com pessoas de fora para promover a integração da equipe dentro do contexto organizacional

Os times devem interagir regularmente com o resto da organização para serem bem-sucedidos. Como fazer negociações para garantir os recursos necessários ou diante de conflitos, coletar fatos para determinar as condições atuais e futuras e seu impacto potencial no grupo e protegê-lo de informação externa excessiva ou pressão.

E aí, aprendeu como ser um colaborador eficiente em times de alta performance? Deixe seu comentário e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo