Quais são os benefícios da comunicação interna para as empresas?

A comunicação interna é a responsável pelo alinhamento das informações entre organização e colaborador. Entretanto, com as mudanças no mercado, essa função foi ampliada. Agora, a área não só tem a missão de comunicar, como também a de formar os colaboradores e oferecer a eles conteúdos relevantes que agreguem no cotidiano.

Essa nova atribuição nasceu com a introdução nas empresas de uma nova geração que prioriza a valorização do trabalho e o sentimento de bem-estar, e não mais apenas a estabilidade na carreira e a conquista de cargos e salários altos.

Por isso, no post de hoje, você vai conhecer todos os benefícios da comunicação interna para seu negócio!

comunicação interna

Benefícios da Comunicação Interna

Engajamento

A comunicação interna é benéfica, primeiramente, porque aumenta o engajamento do colaborador. Afinal, é ela quem possibilita a compreensão dos objetivos organizacionais e do papel essencial que ele tem para o alcance de bons resultados.

Cultura organizacional

A comunicação também deixa claro os valores da empresa e fortalece a cultura organizacional. Até porque, cada um toma consciência do significado do seu trabalho e executa suas tarefas em sintonia com as crenças empresariais.

Clima organizacional

Mais do que conhecer o valor do trabalho, ela promove também fluxos de comunicação multidirecionais. Ou seja, a troca de informação é feita entre todos, sem distinção de setor ou nível hierárquico. Com isso, cria-se um ambiente de transparência e confiança e melhora-se o clima organizacional.

Integração

Essa fluidez de informação é fundamental para conectar as equipes à liderança e possibilitar o compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências. E o resultado de tudo isso? Colaboração e, principalmente, integração!

E não só isso, em empresas de grande porte, essa forma de transmissão também permite que a informação chegue a todos. Isso diminui os ruídos e especulações sobre acontecimentos e processos, produzidos pela falta de conhecimento.

Imagem

A comunicação interna também ajuda a manter a imagem positiva da empresa. Afinal, tudo que acontece dentro dela, tem reflexo em sua imagem externa. Se algo não está bem internamente, os colaboradores compartilharão com seu círculo de convivência. Por isso, uma comunicação eficiente evita a propagação de um retrato negativo da organização.

Efeitos da crise

Em tempos de crise, uma comunicação efetiva pode ser um grande diferencial para reduzir as consequências negativas. Afinal, o modo pelo qual é comunicado o que está acontecendo, define como toda corporação lida com o problema e o quanto essa crise afeta os processos.

Assim, ao adotar boas práticas de comunicação interna, você desfruta de todas essas vantagens e ainda evita inúmeros problemas. Dentre eles baixa produtividade, falhas em projetos, dificuldades diante de mudanças organizacionais e altas taxas de turnover.

E aí, como está a comunicação interna no seu negócio? Já sabia de todos esses benefícios? Deixe um comentário e até a próxima!

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