Comunicação interna digital: como pode ajudar seu negócio?

É claro que as facilidades do mundo tecnológico não ficariam de fora das empresas por muito tempo. Assim, para acompanhar as inovações e não ficar para trás, diversos setores já empregaram recursos para transformar seus processos em digitais. É dentro desse contexto, portanto, que nasce um novo jeito de comunicar: a comunicação interna digital.

Mas, de que forma a comunicação interna digital poderia ajudar a sua empresa? É isso que vamos abordar no post de hoje!

comunicação interna digital

O que muda com a comunicação interna digital?

O advento da tecnologia gerou mudanças, principalmente, na noção de tempo e espaço. Com essas modificações da globalização, houve a necessidade de agilizar e simplificar, inclusive, a transmissão de informação.

Diante disso, a gestão da comunicação interna encontrou a solução na digitalização dos meios, o que facilitou – e muito – o ato de informar. Assim, a grande aposta é em plataformas e ferramentas digitais, como por exemplo:

Slack:  facilita o compartilhamento de informações com um tipo de chat. Ele pode ser dividido em grupos, como departamentos ou projetos, suas principais funções são gratuitas;

Skype: além da versão comum do Skype gratuita, há também o Skype for Business pago. A vantagem é a integração com o Pacote Office e a possibilidade de conversar com até 250 pessoas simultaneamente e de gravar as conversas;

Trello: é gratuito e permite o acompanhamento do fluxo de trabalho através do registro em quadros de atividades que podem ser descritas, datadas, designadas a um colaborador e receberem check list;

Appear-in: plataforma gratuita com salas online para videoconferências e reuniões;

Whatsapp: é gratuito e permite a criação também de grupos. Além de ser o mais utilizado e todos já possuírem o aplicativo instalado em seus celulares.

Quais são as vantagens desses canais?

Esses canais rompem, primeiramente, com as barreiras geográficas. Afinal, acaba-se com a dificuldade de interação entre unidades de uma organização. Principalmente com gestores que ocasionalmente precisam ficar fora do escritório e colaboradores home office. É possível, até mesmo, conversar em tempo real por videoconferências e garantir que qualquer um tenha acesso aos comunicados da organização de qualquer lugar do mundo.

Há também a garantia da flexibilização de acesso à informação. Uma vez que não é necessário, por exemplo, a mesma disponibilidade de horário de todos os profissionais para o recebimento de informação em uma reunião, e a passagem indispensável por um local específico para visualizar os avisos do mural.

Além disso, o ponto mais importante de transformação é a rapidez da comunicação. Com os meios digitais, há a possibilidade de agilizar os fluxos de comunicação. Assim, pode-se inteirar toda uma corporação sobre um comunicado urgente em apenas segundos. Isso acelera muitos procedimentos, inclusive, diante de uma crise.

O caráter ágil que esses canais reivindicam também permite uma forma mais clara e direta de apresentar a informação. Uma vez que exercita a capacidade de resumir uma mensagem e assegurar a retenção da informação de imediato.

Desafios da comunicação interna digital

Apesar de vantajosa para o negócio, essa digitalização também requer alguns cuidados. Afinal, é importante ressaltar que, em casos em que a comunicação presencial não é possível, deve-se tomar cuidado e reforçar a digital. Inclusive por meio de videoconferências. Isso para garantir uma interação face a face e passar uma mensagem humana que fomenta o sentimento de pertencimento à empresa.

E aí, você já utiliza meios digitais na comunicação da sua empresa? Deixe um comentário e até mais!

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