Conceito de liderança: qual é o seu?

Liderança: essa expressão tornou-se parte da rotina de todos, seja no âmbito pessoal, corporativo, acadêmico ou político, cada vez que ela é proferida, todos passam a ouvir com mais atenção. Mas você realmente já parou para pensar a respeito do conceito de liderança?

conceito de liderança

Nos anúncios de emprego, lá está a palavrinha mágica. Bem como nas reuniões da empresa e nas discussões a respeito de empreendedorismo, é claro que ela também aparece.

Mas será que existe um conceito de liderança universal com um único estilo? Ou seja, todos os líderes possuem as mesmas características? Isso é o que vamos responder!

Conceito de liderança

Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados.

Normalmente, o conceito de liderança é associado a cargos de autoridade, a pessoas que exercem uma liderança formal. Mas, na prática, um líder pode ser uma pessoa que se destaca de maneira informal, uma referência dentro de um grupo que motiva e que serve de exemplo para os demais.

Até porque dentro do ambiente organizacional, o líder deve ser capaz de engajar as equipes para que juntos possam alcançar os objetivos da empresa. E aliás, algumas pessoas possuem habilidades de liderança de forma mais natural, outras, precisam aperfeiçoá-las.

Além disso, o conceito de liderança evoluiu ao longo dos anos. Assim, fatores como o cenário econômico e o ritmo acelerado do mercado despertaram novas exigências, relacionadas ao lado humano dos profissionais.

Por isso, existem algumas características que um bom líder deve possuir (e exercitar constantemente). Então conheça algumas delas:

  • Saber ouvir
  • Ser transparente
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ter paixão pelo que faz
  • Ser humilde
  • Acompanhar as mudanças
  • Dar o exemplo
  • Saber delegar

Tipos de liderança

Embora muito se fale em liderança e na importância de ser um bom líder, esse conceito é utilizado de maneira universal, como se existisse um único modelo seguido por todos.

Acontece que somos diferentes e o perfil de cada um influencia diretamente no ambiente organizacional, no comportamento dos demais colaboradores e no ritmo das atividades.

Por isso, existem três estilos de liderança, cada um baseado nas características pessoais e comportamentais do líder. Assim, a liderança pode ser autocrática, democrática ou liberal, como veremos a seguir.

Liderança autocrática

Nesse conceito de liderança, o líder impõe as suas ideias e decisões, basicamente sem consultar a opinião dos liderados. Ele é também centralizador e autoritário.

Esse tipo de líder é dominador. Por isso, é bastante temido pelo grupo, que fica aliviado quando ele não está presente. Ele é bastante rígido e espera que todos acatem as suas ordens sem se opor ou questionar.

Liderança democrática

A liderança democrática, ou participativa, é aquela que estimula a participação do grupo na tomada de decisões.

Dessa forma, a profissional que possui as características desse conceito de liderança valoriza a contribuição dos seus liderados, aumentando a autoestima do grupo.

Esse líder encoraja a participação de todos, interage de forma satisfatória e atua como um facilitador, que ajuda na definição e na solução de problemas.

Liderança liberal

Já nesse modelo de liderança, o líder dá total liberdade ao seu grupo. Ele apenas participa das decisões quando é solicitado. Os membros da equipe possuem liberdade para conduzir seus projetos.

É claro que esse estilo só funciona com grupos bastante amadurecidos. Do contrário, as atividades poderão não ser realizadas e os colaboradores poderão não respeitar o líder.

Em cada conceito de liderança, as atitudes e o perfil do líder promovem uma cadeia de comportamentos no grupo. A equipe responde de acordo com o seu estilo de liderança.

E essas características são facilmente percebidas observando o clima organizacional, a cultura da empresa e a motivação do quadro de colaboradores.

As organizações que possuem bons líderes e que oferecem ferramentas para empoderá-los atingem metas e objetivos com mais facilidade. Afinal, o líder age como um espelho para a sua equipe. O seu conceito de liderança reflete em cada um dos membros do time.

Aqueles que forem capazes de manter a sinergia, despertar talentos e influenciar positivamente, terão pessoas motivadas e engajadas ao seu lado e isso é sinônimo de estratégia e diferencial competitivo.

E você, percebe esses conceitos de liderança na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

(Visualizado 24.171 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

44 thoughts on “Conceito de liderança: qual é o seu?

  1. Um bom líder trabalhar junto com sua equipe delegando tarefas de forma respeitosa e motivadora . Para que a mesma seja executada com a maior dedicação e eficácia .

    1. Ser um líder é saber trabalhar coletivamente ,motivar os seus liderados ,delegar tarefas aos seus funcionários e ser proativo..

      1. Quem não lidera para servir, não serve para liderar!
        Liderar é se doar, perceber as necessidades e angústia dos liderados.
        Liderar não é ser paternalista!
        Liderar é saber usar a meritocracia.

      2. Sim na minha empresa tem a liderança autocrática e democrática que faz com que a empresa tenha excelentes resultados

  2. Além de tudo isso posto anteriormente, na minha opinião, o líder tem que está sempre disposto a ajudar a equipe em diversos fatores, auxiliando e incentivando o crescimento profissional e bem estar do colaborador, tendo uma visão geral onde ambos possam conviver em um ambiente amplo e satisfatório.

      1. É saber liderar começando pelo o exemplo, ser líder não é só saber mandar, e sim estä sempre pronto para servir juntos com o seu time de colaboradores.

        1. Olá, Marli! Tudo bem?

          Obrigada por compartilhar o seu ponto de vista conosco. 😉

          Abraços,
          Time Vaipe 💜

  3. Acredito que meus líderes exercem a liderança democrática ,e é exatamente o tipo de liderança que me move.
    Ainda que tenha que tomar uma decisão procuro conversar com todos ,pedir opiniões pois acredito que duas três cabeças pensam melhor que uma ,e Assim decido o que fazer .

  4. Esses conceitos foram excelente para o nosso conhecimento que enriquece mais ainda por exemplo eu já tinha conhecimento de 2 tipo a de liderança o autocrático e o Liberal , não tinha conhecimento do Líder democrático e achei essencial saber sobre este tipo de liderança que é um exemplo a ser seguido!

    1. Um lider poder ter varias características e influencia saber ouvir e tomar decisoes nas horas mais dificeis. Coragem

  5. Os líderes democráticos bem-sucedidos diferem dos líderes autocráticos. Porque Um dos principais pontos positivos sobre liderança democrática em comparação com outros estilos é que ela funciona bem em toda a organização.
    O estilo de liderança autocrático, por comparação, funciona dentro de certos departamentos, mas não necessariamente de cima para baixo. A liderança autoritária pode ser sufocante e desmoralizadora se existir em toda a organização,uma boa liderança reflete diretamente no crescimento da empresa.

      1. Um grande desafio do líder nos dias de hoje é caminhar ombro a ombro com o liderado e ao mesmo tempo saber se posicionar como líder.

        1. Ser líder é exercer o seu papel com excelência, mostrando a importância do trabalho em equipe, saber ouvir e acima de tudo mostra a paixão no que faz , se o exemplo para equipe e saber delegar.

          1. Ser líder é dar exemplo para sua equipe e ser motivador, saber ouvir e se doar, saber respeitar e ser respeitado, ser justo e não ser bom nas suas atitudes. Usar a empatia, mesmo que seja diferente da sua opinião.
            A liderança situacional é a melhor maneira de liderar.

          2. Um bom líder ele cuida, incentiva e valoriza.
            Ele trás não só para si a ideia de juntos somos mais fortes.empresa e colaborador tem que estar sempre em harmonia.
            Porém,apesar de o tema ser liderança,como ser liderança qd a empresa não se da o exemplo de liderança. Liderança ,”lider” e ser sempre empresa? Sempre colaboradores?.
            Pois é isso, as empresas ao qual não valorizam os seus colaboradores reflete na liderança para com os seus liderados.
            É a hora que entra a liderança democrática ouvir para poder solucionar,fazer com que as coisas andem em tempos de crise .
            Essa é a hora da demonstração de um bom líder seja ele Autocrático,democrático e liberal.oi seja ,não acho que um líder ele é só um dos três, tem que ser os três.

  6. Um bom líder é ferramenta de mudança, serve de parâmetro e exemplo para as demais pessoas da equipe,quando existe uma boa comunicação o resultado é alcançado da melhor forma possível, ouço bem mais do que falo, falo de forma objetiva, por muitas vezes sou criticado, por ter essa característica.

    1. Olá, Leandro! Tudo bem?

      Sim, um bom líder precisa saber ouvir seus liderados. Porém, ele também precisa orientar a equipe, e, para isso, a comunicação é essencial. 😉

      Obrigada por acompanhar o blog Vaipe,
      Time Vaipe 💜

  7. É isso, o líder funciona como uma espécie de luz a ser seguido, desde que toda sua equipe esteja seguindo essa luz, de forma sensata, conciliadora, justa, democrática e principalmente; harmoniosa para um único objetivo : o sucesso de toda equipe.

  8. Meu conceito, sem dúvidas é o democrático, sinto que fazer cada pessoa da equipe se sentir importante, e estimular é extremamente positivo, assim formo uma equipe unida , e com o mesmo objetivo .

  9. Líder uma equipe que todos fiquem satisfeitos com o trabalho,ser confiante,acessível a todos os colaboradores e motivar a equipe em qual vc orienta.

  10. Democrático!! Um modelo eficaz de liderança é quando mesmo em sua ausência, os comandados executam suas tarefas com eficiência e eficácia!

    1. Boa noite!
      Amo quando o assunto é Liderança, pois tenho uma grande habilidade em lidar com equipe, cliente interno e externo.
      As organizações que fazem Gestão de Pessoas, engajando, atraindo seguidores, treinando, desenvolvendo pessoas, dará muito mais resultado na loja e sem falar da satisfação dos colaboradores.
      Mas para isso acontecer é muito importante treinar os Líderes a fazer Gestão de pessoas, pois a Gestão é uma pirâmide, e se do topo não funcionar não terá o resultado esperado.

  11. O conceito democrático é o que me identifico. O exercício de uma boa liderança depende mais da motivação que os liderados recebem, do que o cargo de autoridade do líder.

    1. Gosto de ser um líder democrático, de ouvir as pessoas compartilhar ideias também trabalhando em equipe sendo transparente sempre também influenciando comportamentos para obter resultados.

    1. Ser um bom líder é ter a habilidade de trabalhar em equipe,saber ouvir e acima de tudo dar o exemplo.

  12. A liderança assume um papel importante neste processo pois, é através do envolvimento e do comprometimento dos gestores com a disseminação da informação, que a melhoria da comunicação interna ocorre de fato . A liderança além de informar , tem também o papel de ouvir e identificar necessidades dos seus colaboradores.

    O gestor de hoje necessita ter uma visão ampla, deve saber filtrar a informação a ser repassada de acordo com os interesses da empresa.

    1. Olá, Daniele! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar o seu ponto de vista conosco. 😉

      Abraços,
      Time Vaipe 💜

  13. Liderar é motivar, identificar possíveis talentos, mas acima de tudo é dar conhecimento e ferramentas para que esse talento se desenvolva.

  14. o bom lider lidera pelo exemplo e incentiva a equipe no seu desenvolvimento acompanhando e dando feedback .

  15. Um bom líder é delegar é acompanhár saber ouvir aceitar opiniões , motivar a equipe a todo momento .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.