Conceito de liderança: qual é o seu?

Liderança: essa expressão tornou-se parte da rotina de todos, seja no âmbito pessoal, corporativo, acadêmico ou político, cada vez que ela é proferida, todos passam a ouvir com mais atenção. Mas você realmente já parou para pensar a respeito do conceito de liderança?

conceito de liderança

Nos anúncios de emprego, lá está a palavrinha mágica. Bem como nas reuniões da empresa e nas discussões a respeito de empreendedorismo, é claro que ela também aparece.

Mas será que existe um conceito de liderança universal com um único estilo? Ou seja, todos os líderes possuem as mesmas características? Isso é o que vamos responder!

Conceito de liderança

Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados.

Normalmente, o conceito de liderança é associado a cargos de autoridade, a pessoas que exercem uma liderança formal. Mas, na prática, um líder pode ser uma pessoa que se destaca de maneira informal, uma referência dentro de um grupo que motiva e que serve de exemplo para os demais.

Até porque dentro do ambiente organizacional, o líder deve ser capaz de engajar as equipes para que juntos possam alcançar os objetivos da empresa. E aliás, algumas pessoas possuem habilidades de liderança de forma mais natural, outras, precisam aperfeiçoá-las.

Além disso, o conceito de liderança evoluiu ao longo dos anos. Assim, fatores como o cenário econômico e o ritmo acelerado do mercado despertaram novas exigências, relacionadas ao lado humano dos profissionais.

Por isso, existem algumas características que um bom líder deve possuir (e exercitar constantemente). Então conheça algumas delas:

  • Saber ouvir
  • Ser transparente
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ter paixão pelo que faz
  • Ser humilde
  • Acompanhar as mudanças
  • Dar o exemplo
  • Saber delegar

Tipos de liderança

Embora muito se fale em liderança e na importância de ser um bom líder, esse conceito é utilizado de maneira universal, como se existisse um único modelo seguido por todos.

Acontece que somos diferentes e o perfil de cada um influencia diretamente no ambiente organizacional, no comportamento dos demais colaboradores e no ritmo das atividades.

Por isso, existem três estilos de liderança, cada um baseado nas características pessoais e comportamentais do líder. Assim, a liderança pode ser autocrática, democrática ou liberal, como veremos a seguir.

Liderança autocrática

Nesse conceito de liderança, o líder impõe as suas ideias e decisões, basicamente sem consultar a opinião dos liderados. Ele é também centralizador e autoritário.

Esse tipo de líder é dominador. Por isso, é bastante temido pelo grupo, que fica aliviado quando ele não está presente. Ele é bastante rígido e espera que todos acatem as suas ordens sem se opor ou questionar.

Liderança democrática

A liderança democrática, ou participativa, é aquela que estimula a participação do grupo na tomada de decisões.

Dessa forma, a profissional que possui as características desse conceito de liderança valoriza a contribuição dos seus liderados, aumentando a autoestima do grupo.

Esse líder encoraja a participação de todos, interage de forma satisfatória e atua como um facilitador, que ajuda na definição e na solução de problemas.

Liderança liberal

Já nesse modelo de liderança, o líder dá total liberdade ao seu grupo. Ele apenas participa das decisões quando é solicitado. Os membros da equipe possuem liberdade para conduzir seus projetos.

É claro que esse estilo só funciona com grupos bastante amadurecidos. Do contrário, as atividades poderão não ser realizadas e os colaboradores poderão não respeitar o líder.

Em cada conceito de liderança, as atitudes e o perfil do líder promovem uma cadeia de comportamentos no grupo. A equipe responde de acordo com o seu estilo de liderança.

E essas características são facilmente percebidas observando o clima organizacional, a cultura da empresa e a motivação do quadro de colaboradores.

As organizações que possuem bons líderes e que oferecem ferramentas para empoderá-los atingem metas e objetivos com mais facilidade. Afinal, o líder age como um espelho para a sua equipe. O seu conceito de liderança reflete em cada um dos membros do time.

Aqueles que forem capazes de manter a sinergia, despertar talentos e influenciar positivamente, terão pessoas motivadas e engajadas ao seu lado e isso é sinônimo de estratégia e diferencial competitivo.

E você, percebe esses conceitos de liderança na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

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15 thoughts on “Conceito de liderança: qual é o seu?

  1. Um bom líder trabalhar junto com sua equipe delegando tarefas de forma respeitosa e motivadora . Para que a mesma seja executada com a maior dedicação e eficácia .

  2. Além de tudo isso posto anteriormente, na minha opinião, o líder tem que está sempre disposto a ajudar a equipe em diversos fatores, auxiliando e incentivando o crescimento profissional e bem estar do colaborador, tendo uma visão geral onde ambos possam conviver em um ambiente amplo e satisfatório.

  3. Acredito que meus líderes exercem a liderança democrática ,e é exatamente o tipo de liderança que me move.
    Ainda que tenha que tomar uma decisão procuro conversar com todos ,pedir opiniões pois acredito que duas três cabeças pensam melhor que uma ,e Assim decido o que fazer .

  4. Esses conceitos foram excelente para o nosso conhecimento que enriquece mais ainda por exemplo eu já tinha conhecimento de 2 tipo a de liderança o autocrático e o Liberal , não tinha conhecimento do Líder democrático e achei essencial saber sobre este tipo de liderança que é um exemplo a ser seguido!

  5. Os líderes democráticos bem-sucedidos diferem dos líderes autocráticos. Porque Um dos principais pontos positivos sobre liderança democrática em comparação com outros estilos é que ela funciona bem em toda a organização.
    O estilo de liderança autocrático, por comparação, funciona dentro de certos departamentos, mas não necessariamente de cima para baixo. A liderança autoritária pode ser sufocante e desmoralizadora se existir em toda a organização,uma boa liderança reflete diretamente no crescimento da empresa.

  6. Um bom líder é ferramenta de mudança, serve de parâmetro e exemplo para as demais pessoas da equipe,quando existe uma boa comunicação o resultado é alcançado da melhor forma possível, ouço bem mais do que falo, falo de forma objetiva, por muitas vezes sou criticado, por ter essa característica.

    1. Olá, Leandro! Tudo bem?

      Sim, um bom líder precisa saber ouvir seus liderados. Porém, ele também precisa orientar a equipe, e, para isso, a comunicação é essencial. 😉

      Obrigada por acompanhar o blog Vaipe,
      Time Vaipe 💜

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