Dinâmicas, treinamentos, cursos, palestras e pesquisas de clima. Certamente não faltam opções para quem deseja investir na motivação nas organizações.
Nos últimos anos, as empresas que desejam acompanhar as mudanças ditadas pela globalização, como a hipercompetitividade, passaram a valorizar seu bem mais precioso: o capital humano.
Afinal, para que uma organização alcance metas e tenha resultados cada vez mais favoráveis, é preciso estimular os colaboradores, eles são a chave para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é tão importante encontrar métodos para atraí-los e retê-los.
Ademais, não basta apenas encontrar talentos competentes e qualificados. Ou seja, é preciso ir além e criar uma cultura de motivação nas organizações. Isso garantirá que a equipe encontre a realização pessoal e profissional simultaneamente. Dessa forma, a empresa se tornará muito mais produtiva.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você entenda como criar uma cultura de motivação na sua empresa.
A importância da motivação nas organizações
No discurso e nos objetivos das empresas, a motivação é uma das pautas mais presentes.
Aliás, é um desejo comum entre executivos e líderes contar com funcionários motivados e engajados com os objetivos organizacionais.
Até porque a motivação nas organizações ajuda a alcançar índices elevados de produtividade e ganhos significativos.
O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é a motivação de sua equipe, um time motivado produz mais e melhor. Os membros da equipe tornam-se parceiros do negócio e fazem muito mais do que apenas cumprir sua jornada de trabalho. Assim, eles passam a se preocupar com o andamento da empresa e alinham os objetivos dela com os seus.
Então, para alcançar todos esses resultados, a empresa deve garantir o bem-estar de todos e oferecer um ambiente de trabalho saudável. Tudo isso sem esquecer que cada pessoa é diferente e possui fatores próprios de motivação.
Como elevar a motivação nas organizações
Mas investir em aumento salarial, rever o pacote de benefícios ou fazer melhorias no ambiente de trabalho? Como saber de que forma manter todos os times motivados na empresa?
Por muito tempo, empresários e profissionais de RH acreditaram que a satisfação dos profissionais dependesse unicamente de estímulos financeiros.
Hoje em dia, os colaboradores valorizam sim essa forma de retorno. Mas, muitas vezes, preferem a qualidade de vida. Afinal, de que adianta contar com um belo salário, mas ter de desempenhar suas funções em um ambiente prejudicial à sua saúde física e mental?
Dessa forma, qual é a melhor estratégia para obter a motivação nas organizações? Confira as nossas sugestões:
Conhecer os colaboradores
Para criar uma cultura de motivação é preciso ter em mente que as pessoas possuem diferentes fontes de motivação.
Isso quer dizer que o fator que motiva um, pode não ser o estopim do outro. A motivação nas organizações depende desse entendimento de que cada indivíduo possui sentimentos e necessidades de realizações próprias.
Os líderes devem ser capazes de identificar os fatores de motivação para poder criar uma equipe de alta performance e obter os melhores resultados.
Estimular a participação dos times
Uma excelente maneira de tornar a motivação nas organizações parte de sua cultura é estimular a participação.
Imagine o seguinte cenário: um novo projeto muito importante vai ser lançado. Você chega na sua equipe e diz: “precisamos lançar esse projeto porque o chefe disse que é importante”. Você acha que alguém vai realmente comprar essa ideia?
Que tal começar explicando a importância de cada atividade? Peça ideias e sugestões para solucionar problemas e envolver os talentos.
Uma empresa que está disposta a ouvir o que todos têm a dizer é bastante valorizada. Enquanto isso, os colaboradores se tornam muito mais comprometidos ao verem suas opiniões adotadas. Experimente!
Reconhecer para motivar
Quem disse que para elevar a motivação nas organizações é preciso fazer altos investimentos?
Uma forma simples e poderosa de gerar motivação e que deve fazer parte da cultura do seu negócio é o reconhecimento.
Um simples sincero elogio é muito poderoso! Ele dá aquela massageada no ego e a certeza de que um trabalho bem feito foi entregue. Certamente todos vão se dedicar ao máximo para obter esse estímulo.
Dissemine a prática do feedback contínuo para reconhecer os colaboradores, eles vão adorar!
Fazer todos se sentirem como parte de um grupo
Nada melhor do que um relacionamento saudável, não é mesmo? Aquela sensação de que você não está sozinho e que pode contar com outras pessoas é muito importante.
Que tal espalhar esse sentimento como parte da cultura da sua empresa? Deixe claro para todos os membros da equipe o quanto eles são importantes para o sucesso do negócio.
Essa é uma excelente estratégia para manter a motivação nas organizações.
Delegar funções
Essa é uma poderosa técnica para elevar a motivação nas organizações e ela deve ser parte da cultura da empresa.
Delegar funções é excelente para que todos percebam o impacto do seu esforço e o propósito do seu trabalho.
Desafie constantemente os colaboradores, mas certifique-se de que eles tenham autonomia e todas as ferramentas necessárias. Eles irão se sentir estimulados e darão o seu melhor!
Muito se fala sobre motivação nas organizações. Mas não basta pensar em estratégias pontuais, essas ações devem fazer parte da cultura da empresa.
É claro que não é nada fácil motivar pessoas! Cada uma possui diferentes ideias e desejos. Mas essas particularidades devem ser consideradas para conseguir os melhores resultados.
Por meio de pessoas motivadas, a empresa pode aumentar a sua produtividade e as suas chances de obter sucesso.
Uma empresa que deseja se manter forte no mercado e obter diferencial competitivo, não pode negligenciar seu capital humano.
E na sua empresa, a motivação já faz parte da cultura? Quais são as estratégias utilizadas para motivar as equipes? Deixe um comentário!
2 thoughts on “Como criar uma cultura de motivação nas organizações”