Um dos blocos de construção mais importantes para uma organização é a chamada cultura organizacional. Afinal, ela é um dos maiores temas quando se trata de gestão de pessoas.
Até porque sem ela qualquer outra ação em gestão de pessoas provavelmente será ineficaz. Já que não adianta trazer o melhor profissional para a sua empresa se você não souber se ele estará alinhado com a cultura.
Por isso, no post de hoje, saiba mais sobre a definição e a importância da cultura organizacional, seus benefícios, sua implementação e suas categorias.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional é uma expressão comum no contexto empresarial. Ou seja, significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. O termo foi criado em 1982 por um cientista PhD em Harvard e professor do MIT, Edgard Schein.
Aliás, a cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido. Também responsável pelas características únicas de cada empresa.
Além disso, a cultura organizacional contribui para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva. Revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento.
Assim, a formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas mensagens e percepções relativas à empresa e sua identidade, por meio de canais formais e informais.
Benefícios da cultura organizacional para as empresas
Primeiramente, com uma boa cultura organizacional estabelecida, os benefícios mais comuns são:
- Time engajado: pessoas que se identificam com uma missão tendem a ser mais participativas do que outras que permanecem na organização motivadas apenas por benefícios materiais.
- Colaboradores mais satisfeitos: se você trabalha em um ambiente com os mesmos valores que os seus pessoais, logo isso o tornará muito mais feliz e satisfeito, o que favorece um clima organizacional saudável.
- Equipe mais produtiva: funcionários mais engajados e felizes acabam produzindo mais. E uma boa cultura e um clima organizacional saudável acabarão resultando em um aumento do ROI (retorno sobre o investimento) de uma empresa.
- Diminuição no turnover: alinhar os valores culturais com as habilidades técnicas das pessoas faz com que o índice de colaboradores que se desligam da empresa seja menor. Isso porque a cultura faz você alinhar corretamente desde o processo de recrutamento e seleção até o de avaliação individual dos funcionários.
Cultura organizacional: como implementar?
Portanto, para você poder implementar cultura organizacional, o primeiro passo é começar entendendo quem é a sua empresa. Para isso, é preciso diagnosticar os seguintes itens:
- Missão
- Visão
- Valores
- Meios
- Medidas.
Então aqui, é muito importante ser honesto ao se acessar esses temas.
Tipos de cultura organizacional
A cultura organizacional se divide em categorias, baseando-se basicamente em dois fatores: primeiro, o grau em que o ambiente competitivo exige flexibilidade ou estabilidade. Segundo, o grau em que a força e o foco estratégicos são internos ou externos.
Dessa forma, entre os tipos de cultura organizacional destacam-se:
Culturas fortes
Nas organizações que adotam a cultura forte, os seus valores são compartilhados fortemente pela maioria dos funcionários. Além disso, influencia comportamentos e expectativas.
Culturas fracas
As organizações com cultura fraca são as que possuem uma cultura que permite e aceita mudanças com maior facilidade. Por exemplo, seria uma empresa pequena e jovem que, como estaria no início de suas operações, facilitaria que a administração comunicasse os novos valores.
Culturas conservadoras
Essa cultura se caracteriza pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem enraizados na organização e que não mudam ao longo do tempo. Geralmente é adotada por organizações conservadoras que se mantêm inalteradas independentemente das mudanças do cenário externo.
E na sua empresa, como foi construída a cultura organizacional? Como ela influencia no cotidiano da organização? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima!
Ola. Obrigado…Estou gostando :).
Olá!
Obrigado por acompanhar o blog, ficamos muito felizes por estar gostando dos textos!
Nosso objetivo é produzir cada vez mais conteúdos que ajudem a entender e melhorar os processos de Gente e Gestão.
Qualquer dúvida ou sugestão de tema, só entrar em contato com a gente!
Time Vaipe 🙂
Hoje em dia, o fator cultural é um dos pontos mais importantes de uma empresa. Ele é capaz de influenciar na atração e retenção de talentos, na forma de trabalho e até mesmo nos resultados da companhia.
O site e óptimo, gostei por visitar e vi muitas coisas úteis pra minha defesa
Que bom que gostou, obrigada por acompanhar nosso conteúdo!