Dados para engajamento: como engajar colaboradores nas empresas em 2022

Cada vez mais empresas têm apostado em dados para engajamento para tomada de decisões. Inegavelmente isso é refletido na quantidade de pessoas desengajadas, que passou de 47% em 2017 para 31% em 2021, uma variação de 16 pontos percentuais em 5 anos.

Isso significa que contar com dados concretos para direcionar liderança e RH garante mais assertividade nas práticas de gestão para impulsionar o engajamento das pessoas.

Por isso, a Vaipe elaborou o Mapa de Engajamento 2021-2022. Um material que une dados e melhores práticas do mercado para alavancar o engajamento na sua empresa em 2022.

dados para engajamento

Por que dados para engajamento importam?

Em suma, engajamento é a ligação afetiva da pessoa com a empresa, resultado de experiências passadas que ela teve dentro da organização, seja com pares, liderança direta ou pessoas de outras áreas, como ela se projeta em relação ao futuro e como se sente com o papel que exerce hoje.

Mas por que dados de engajamento importam? Porque pessoas engajadas vendem 20% mais, são 17% mais produtivas e apresentam 40% a menos de absenteísmo. (pesquisa Gallup)

Além disso, dados da Vaipe também apontam que pessoas engajadas são 5 vezes mais propensas a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidas com entrega e 3 vezes mais propensas à inovação.

Isto é, pessoas engajadas são pessoas embaixadoras da marca. Ou seja, indicam a empresa para outras pessoas trabalharem e para consumirem os seus produtos e serviços.

Dados para engajamento da Vaipe

Além do principal pilar eNPS, que indica o índice de engajamento das empresas e divide as pessoas em promotoras, neutras e detratoras, a metodologia Vaipe de gestão de engajamento conta com 52 perguntas de clima organizacional sim ou não que mapeiam as causas do engajamento das pessoas.

Assim, essas perguntas de fatores-chave de engajamento permitem que as empresas tenham insights em tempo real.

Elas são distribuídas entre as dimensões de desafio e satisfação profissional, equilíbrio vida pessoal e profissional, identificação com a empresa e seu negócio, reconhecimento e relacionamento.

Desse modo, a partir dos dados das respostas de mais de 27.500 colaboradores em 2021, mais de 1.300.000 interações com usuários únicos, 77.900 comentários anônimos e 80.700 indicações e feedbacks, identificamos quais são os 5 fatores-chave que mais influenciam positivamente no engajamento das pessoas. Ou seja, as grandes alavancas de engajamento que são tendência em 2022.

TOP 5 alavancas de clima para engajamento 2021 – 2022

  1. As práticas de reconhecimento adotadas pela empresa são eficientes?
  2. Os princípios (missão, visão e valores) da empresa compartilhados durante o processo seletivo são parecidos com o seu entendimento atual?
  3. A empresa reconhece as pessoas com base em méritos alinhados à cultura da empresa?
  4. A empresa aprende com os erros/falhas do time ao tomar novas decisões?
  5. As lideranças da empresa se comunicam adequadamente com as equipes?

Dados para engajamento com alavanca de reconhecimento

Reconhecimento foi o fator-chave que mais impactou o engajamento das pessoas em 2021. Por isso, é importante entender como a liderança, comunicação e alinhamento dos critérios podem auxiliar na percepção das pessoas colaboradoras sobre reconhecimento dentro da organização.

Liderança

Em primeiro lugar, é papel da liderança direta levar para o dia a dia das pessoas colaboradoras as iniciativas de reconhecimento e facilitar suas práticas entre todos. Além do notório impacto no time das práticas de reconhecimento (ou a ausência delas) praticadas pela liderança.

Comunicação

Utilizar a comunicação como ferramenta para impulsionar as ações de reconhecimento dentro da organização é uma forma de garantir que todas as pessoas colaboradoras visualizem e celebrem juntas a evolução individual ou do time.

Isso pode ocorrer a partir de reuniões mensais com vários times ao mesmo tempo ou até mesmo anúncios específicos nos canais de comunicação da empresa.

Ferramentas de reconhecimento

O feedback é uma forma de trabalhar o reconhecimento dentro da empresa, seja entre as próprias pessoas colaboradoras ou entre liderança e liderados. Utilizar recursos que facilitam essa troca pode ajudar a aumentar o engajamento e adesão dessa forma de reconhecimento. Por exemplo, com as ferramentas Feedbacks Ilimitados e Colega Inspirador da Vaipe, pela qual cada pessoa indica um colega que mais foi inspirador no mês.

Estruturação de metas e critérios

Se a organização utiliza, por exemplo, a meritocracia para aplicar as práticas de reconhecimento, é importante pontuar quais são os critérios utilizados e assim mitigar o sentimento de viés e favoritismo. Quanto mais claro for para as pessoas colaboradoras quais são os comportamentos e entregas que resultam em um bom reconhecimento, mais justo e transparente o processo será.

Alinhamento das práticas de reconhecimento

Apesar da liderança ser um dos pilares do reconhecimento dentro da empresa, é necessário alinhar as práticas, critérios e comunicação entre todos para que ela funcione. Isso garantirá a disseminação das práticas em todos os níveis e setores da organização, unificando os critérios e evitando que cada liderança utilize um método próprio e enviesado.

Mapa de engajamento 2021-2022 da Vaipe

Se você quer saber quais são todas as 5 alavancas de engajamento para 2022 e as melhores práticas para cada uma delas, baixe o Mapa de engajamento 2021-2022 da Vaipe.

No mapa de engajamento você encontra:

  • Entendendo o engajamento: o que é, por que ele importa e como medir engajamento com o eNPS;
  • Papel da liderança na gestão de engajamento dos seus times;
  • Fatores-chave que mais impactam o engajamento das pessoas nas empresas;
  • Análise de sentimentos das respostas;
  • Melhores práticas do mercado para alavancar o engajamento.

mapa de engajamento

Dados para engajamento com a Vaipe

A Vaipe é uma plataforma de people analytics para gestão ativa de engajamento que, através de pesquisas digitais, dá voz às pessoas, empodera liderança e RH com dados assertivos e estimula a troca de reconhecimento e feedbacks. Inicie uma demonstração de 14 dias grátis!

 

(Visualizado 21 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.