E-training: como capacitar colaboradores pelo meio digital?

A educação sempre foi o melhor caminho para chegar mais perto de qualquer resultado positivo. Antigamente, o acesso a educação era muito tímido, quase restrito. Contudo, a tecnologia veio com tudo e trouxe consigo o acesso. Hoje, milhões de e-books, cursos à distância e e-training estão disponíveis para facilitar o aprendizado das pessoas.

 

Por isso, as empresas estão compreendendo cada vez mais a importância da capacitação de colaboradores para a melhora dos resultados, otimização de tempo e formação de equipes de alta performance.

Por que fazer treinamentos?

A rotina corrida, a pressão e o volume de trabalho muitas vezes são fatores impeditivos para os colaboradores na hora de buscar conhecimento.

e-training

Por isso, muitas pessoas não gostam de participar dos treinamentos corporativos disponibilizados, outros gostariam que a empresa oferecesse algum tipo de incentivo para capacitação profissional.

 

Os treinamentos são essenciais para qualificar os colaboradores, eles auxiliam na solução de gaps individuais e coletivos, são uma maneira de motivar os colaboradores, atualizá-los e incentivá-los na busca do conhecimento, e também uma forma de desenvolver o trabalho em equipe.

 

Fora os treinamentos, é possível trabalhar horas de estudos com os colaboradores, incentivá-los a ler algumas páginas de livros por dia, artigos, fazer cursos livres, assistir webinars, ou até mesmo acompanhar conteúdos no youtube. Estas podem ser soluções mais simples para encaixar a capacitação no dia a dia do colaborador.  

 

Um colaborador que está sempre se atualizando, que entende as tendências e demandas que surgem no mercado, não só é um profissional além da curva como também se preocupa em melhorar os processos e rotinas para gerar resultados para a empresa.

Benefícios do e-training

Os treinamentos podem ser presenciais – Realizados na própria empresa, em uma sala de treinamentos, ou em um espaço diferente do habitual (como em uma sala de jogos). Ou podem ser digitais, por meio do e-training – Feitos por uma plataforma digital, ao vivo via Skype, webinars; ou em aplicativos de treinamentos.

 

Além disso, a escolha do tipo de treinamento ideal dependerá do objetivo que a empresa quer atingir ao realizar esta ação. As plataformas digitais, tem sido a aposta de muitas empresas, isto porque:

1. Otimização do tempo

No e-training, os colaboradores podem escolher a forma de estudo que mais se encaixa em sua rotina. Isto é, no local e horário que optar, e também na plataforma de maior afinidade, como por exemplo celular, tablet ou computador.

 

Ou seja, os colaboradores não precisam parar o dia de trabalho, ou remarcar algum compromisso devido ao treinamento. Ao invés disso, eles podem fazer o e-training no trajeto para alguma reunião, ou até mesmo durante o caminho para casa.

2. Treinamento personalizado

O e-training permite que a empresa tenha uma plataforma personalizada com a sua marca e identidade visual, e insira no treinamento os próprios conteúdos.

 

Desta forma, a empresa pode construir conteúdos de onboarding para os novos colaboradores. Além de criar conteúdos segmentados por setores, por exemplo para o time de vendas, marketing, sucesso do cliente, etc.

3. Conteúdo Multimédia

O ensino digital precisa ser dinâmico para prender a atenção do aluno, pensando nisso, o e-training permite que os conteúdos tenham formatos diferentes. É possível adicionar imagens, artigos, e-books, vídeos, podcasts, quizzes, fóruns para tornar a aprendizagem interativa e atrativa durante o treinamento.

 

4. Gamificação

A gamificação é um recurso presente no e-training, e é a responsável por tornar o ensino mais dinâmico e divertido. Os recursos presentes na gamificação incentivam os alunos a ultrapassar limites, vencer barreiras, aumentam o senso de comunidade e colaboração.

Cada plataforma pode utilizar uma técnica de gamificação distinta, em algumas delas os alunos podem ganhar moedas, medalhas, troféus, destravar lições, participar do ranking de pontuação, entre outros.

5. Relatórios individuais de engajamento

Outro benefício do e-training são os relatórios personalizados. A partir deles é possível acompanhar os resultados individuais de cada colaborador através das plataformas digitais. Por exemplo, quantos cursos foram realizados, sua pontuação, certificados emitidos, etc.

6. Administração da plataforma

O responsável pelos treinamentos tem acesso a parte gerencial da plataforma, podendo inserir, editar ou remover os conteúdos. Além de realizar o cadastro, a edição e exclusão dos colaboradores que participarão do e-training.

Como fazer capacitação por e-training

Agora que você já sabe as vantagens de realizar um treinamento pelas plataformas digitais, é hora de colocar a mão na massa e escolher o treinamento ideal para o seu time.

1. Defina um objetivo

Qual gap você identificou que precisa ser tratado em sua empresa, ou em setores específicos? Onboarding para Integração de novos colaboradores, treinamento da equipe de marketing e vendas, capacitação da equipe de recursos humanos?

2. Escolha o tipo de plataforma

M-learning (mobile learning): É um sistema educacional que abrange dispositivos móveis. Fora isso, a plataforma faz uso de materiais curtos e objetivos, o que permite que os conteúdos sejam consumidos em um curto espaço de tempo.

 

E-learning: É um sistema de ensino/aprendizagem oferecido por meio do computador, mas com algumas sessões presenciais. Ademais, o e-learning possui salas virtuais, ou ambientes virtuais de aprendizagem, e permite a interação entre os alunos e os professores.

3. Produza conteúdos

O e-training ficará mais completo se você inserir conteúdos personalizados com informações sobre a sua empresa. Tal como, se você criar senso de comunidade ao sugerir que os colaboradores contribuam na elaboração do material. Juntos, a empresa pode produzir vídeos, infográficos, podcasts, e-books e artigos. Assim, o conteúdo do treinamento ficará muito mais rico e os colaboradores mais motivados.

4. Converse com especialistas

Especialistas em e-training poderão lhe orientar quanto à melhor tecnologia para a plataforma de treinamentos da sua empresa. Além disso, eles auxiliam a achar quais recursos fazem mais sentido ao seu objetivo, às boas práticas na produção de conteúdo, quais técnicas de gamificação poderão ser utilizadas e se será necessário a criação de novas features.

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