Engajamento de colaboradores: 4 tendências de Gente & Gestão para atrair e reter talentos em 2020

O mundo do trabalho mudou. Assim, para construir um caminho de alta performance é preciso mudar junto com ele. Por isso, as empresas estão começando a trabalhar para os seus talentos. Reconhecendo que as pessoas e seus comportamentos são fundamentais para se alcançar resultados no mundo corporativo. Desse modo, as novas tendências de recrutamento têm algo em comum: o engajamento de colaboradores.

De acordo com o relatório sobre Tendências Globais de Talento do LinkedIn, a empatia passa a redesenhar a forma como as organizações contratam e retêm seus talentos. A pesquisa feita com milhares de profissionais ao redor de 35 países evidencia a necessidade de tornar o trabalho mais humano e transformar nossa maneira de trabalhar.

Confira a seguir detalhes a respeito de cada tendência de Gente & Gestão que farão a diferença no engajamento de colaboradores.

feedback importancia

 

O que é o Estudo do LinkedIn Talent Solutions sobre as Tendências para 2020?

Analisando uma estrutura organizacional, é simples perceber que são os empregadores quem detêm o poder, determinando onde as pessoas trabalham, a que custo e a quais informações elas terão acesso. Entretanto, essa dinâmica mudou e a relação empregador-funcionário está evoluindo.

Em um cenário altamente competitivo, a busca pelos melhores profissionais segue crescendo. Portanto, as organizações precisam empregar esforços para melhorar suas condições laborais e o engajamento de colaboradores. Considerando a atração e retenção de talentos como parte essencial da estratégia do negócio para reduzir o turnover e prosperar.

Nesse ínterim, o LinkedIn realiza um estudo na tentativa de estabelecer uma “fórmula” de tendências de Gente e Gestão para essa realidade cada vez mais desafiadora. Contudo, todas giram em torno da empatia, como veremos a seguir.

Engajamento de colaboradores: as 4 tendências de Gente e Gestão para 2020

Já que o engajamento de colaboradores é um tema que deve estar presente em todas as empresas, trouxemos aqui tendências ligadas a esse assunto. Nos próximos tópicos, você irá conhecer a importância de se colocar no lugar do colaborador e otimizar a experiência humana.

1. Employee Experience: como a experiência interfere no engajamento de colaboradores

Você já parou para pensar que um dos principais objetivos de um negócio é melhorar a experiência com os consumidores? Mas e a experiência do funcionário, como fica? Por esse motivo, a employee experience é fundamental para entender tudo que o colaborador sente e observa. Além das suas interações como parte da empresa.

Assim, o objetivo passa a ser criar uma vivência significativa de trabalho, pois isso influencia no engajamento de colaboradores.

Além de implementar estratégias como o feedback e estabelecer métricas de avaliação de performance, é preciso encontrar maneiras de colaborar ativamente com os times para criar experiências que funcionem para todos.

2. People Analytics: mensure o engajamento com o eNPS

Nos últimos anos, o setor de Gente e Gestão deixou de ser feeling para se tornar analytical. Por meio do mapeamento de dados, é possível estabelecer insights precisos e tomar decisões mais assertivas no que tange ao recrutamento, desenvolvimento, gerenciamento e retenção de talentos.

3. Recrutamento interno: como as oportunidades e desafios influenciam no engajamento

Entre as principais formas de alavancar o engajamento de colaboradores está a busca de candidatos para suprir vagas na própria empresa a partir de promoção ou recrutamento interno.

Bem como oferecer as ferramentas necessárias para que as equipes alcancem resultados e cresçam é uma forma de empoderá-las e fazê-las sentirem-se responsáveis pelas oportunidades e desafios vencidos.

4. Diversidade de Gerações: tenha uma empresa bem-sucedida

A diversidade de gerações deve ser um pilar sólido e consistente nas organizações que buscam oferecer um ambiente de trabalho mais integrado para as equipes.

Além disso, uma empresa que tenha a inclusão como uma de suas preocupações deve proporcionar a oportunidade para que os cargos sejam preenchidos por profissionais de qualquer idade.

Dessa forma, é sempre importante lembrar de que o talento vai além da data de nascimento e que idade não é documento. Ou seja, times multigeracionais e heterogêneos possibilitam a troca de experiências e de conhecimentos, enriquecendo o ambiente de trabalho e a vivência de cada indivíduo.

Analisando as 4 tendências de Gente e Gestão para atrair e reter talentos em 2020, podemos constatar que as empresas precisarão aumentar o vínculo entre elas e os funcionários. E que o segredo para o engajamento de colaboradores é colocar as pessoas em primeiro lugar.

Como a sua empresa está se dedicando ao engajamento de colaboradores? Deixe sua mensagem nos comentários.

(Visualizado 91 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.