Os 4 estágios de desenvolvimento de um time de alta performance

Com a globalização, a agilidade e a flexibilidade se tornaram determinantes para o alcance de resultados positivos nas empresas. A partir desse novo cenário, portanto, o trabalho individual deu lugar à forma colaborativa de negócio:  a de equipes. Pensando na importância desses grupos para o sucesso das organizações, sintetizamos conceitos do artigo Creating Effective Teams: A Guide for Members and Leaders, de Susan Wheelan, sobre os estágios de desenvolvimento de times de alta performance!

estágios de desenvolvimento de times de alta performance

Grupos de trabalho x times de alta performance

A princípio, um grupo de trabalho é formado por membros que estão se esforçando para criar uma visão compartilhada de metas e desenvolver uma estrutura organizacional eficaz para atingi-las.

Assim, esse grupo só se torna um time quando essas metas compartilhadas já estão estabelecidas e métodos eficientes para alcançá-las já estão em vigor. Com essas definições, os colaboradores se sentem envolvidos, comprometidos e valorizados e possuem outra visão do trabalho.

Mas, qual seria o truque para criar esses times de alta performance? Wheelan afirma que o segredo é aprender sobre como os grupos funcionam! Por isso, ela listou os 4 estágios de desenvolvimento do grupo.

Os estágios de desenvolvimento do grupo

À medida que as pessoas se desenvolvem ao longo do tempo, o mesmo acontece com os grupos. Pesquisas mostram que grupos experimentam períodos de dependência, conflito, confiança e estruturação, trabalho e desligamento. Com isso, foram estabelecidas 4 estágios de desenvolvimento do grupo:

1- Dependência e inclusão

As características dos grupos neste estágio incluem a dependência do líder – eles esperam dele o comando e tomada de decisão. Além de preocupações com segurança e com o sentimento de inclusão e a improbabilidade que os membros expressem diferentes pontos de vista. Eles também costumam se envolver em “pseudotrabalhos”, como a troca de histórias que não são relevantes para a tarefa em questão. 

2- Contradependência e luta

O grupo começa a se libertar de sua dependência do líder e os membros lutam por metas e procedimentos do grupo. Dessa forma, a tarefa durante essa fase é desenvolver um conjunto unificado de metas, valores e procedimentos operacionais. Isso geralmente gera conflitos, necessários para o estabelecimento da confiança, mas prejudiciais ao se tornarem pessoais.

3- Confiança e estrutura

Se um grupo trabalha os conflitos no estágio 2, a confiança do membro, o comprometimento com o grupo e a disposição de participar aumentam. Já as características dos grupos nesse estágio incluem negociações mais maduras sobre papéis, organização e procedimentos. Os membros também trabalham para solidificar relações de trabalho positivas entre si.

4- Trabalho e produtividade

O estágio 4 é um momento de intensa produtividade e eficiência da equipe. Afinal, é quando os grupos se tornam times de alto desempenho. Aliás, a qualidade e a quantidade de trabalho aumentam significativamente durante este estágio.

Aplicando o conceito: exemplo Spotify

A missão do setor de Aprendizado e Desenvolvimento do Spotify é capacitar todos os membros da equipe a aprender mais rápido do que o mundo está mudando. Por isso, eles construíram uma seleção de suporte, treinamento e workshops para as equipes baseada nos estágios de desenvolvimento descritos por Wheelan. Cada oficina é específica para um determinado nível.

Primeiramente, o time pode começar fazendo um teste de Desenvolvimento de Equipe para ver em que estágio está. Assim, os resultados levam à seção certa na biblioteca de oficinas ligada ao nível atual do grupo.

Isso possibilita que todos encontrem o que precisam para pular para o próximo estágio. Dessa forma, todos têm a oportunidade de aprender sobre as fases de maturidade da equipe e o conhecimento é espalhado por toda a empresa no ritmo adequado a cada time.

E aí, que tal começar a construir um time de alta performance agora mesmo? Queremos saber das suas experiências com trabalho em equipe, deixe um comentário e até mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo