O que é feedback contínuo?

A prática do feedback contínuo pode ser considerada uma das principais ferramentas para o gerenciamento de equipes. Ele pode ser resumido como o processo de repassar ao outro informações sobre seu desempenho, alinhado às expectativas de sua função. Além disso, estimula o colaborador quanto à sua importância dentro da organização.

feedback contínuo

Assim, para os colaboradores, principalmente os novatos ou aqueles que estão começando algum trabalho diferente do que estavam acostumados, o feedback contínuo serve para minimizar o sentimento de insegurança. Dessa forma, eles têm consciência de que receberão regularmente uma orientação e um retorno sobre o que está indo bem e o que precisa ser ajustado.

Por isso, muitas empresas já adotam o feedback contínuo como parte da avaliação de desempenho regular, com foco nos processos de promoções, aumentos salariais e reestruturação de equipes.

Apesar de ser uma prática positiva, a formalidade e a periodicidade muito longa torna o processo pouco efetivo. Afinal, o colaborador pode ter um comportamento adequado durante todo o ano e só ser avaliado pelas ocorrências positivas e negativas mais recentes que estão na memória dos gestores.

Em vista disso, é importante criar uma cultura de feedback contínuo em sua empresa. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

O feedback contínuo como uma cultura na empresa

A princípio, a eNPS (Net Promoter Score) é uma metodologia muito utilizada como forma de mensurar o grau de satisfação e lealdade dos funcionários de uma empresa. Entretanto, ela não pode ser a única ferramenta para melhorar a performance e a satisfação da equipe.

Em vez de uma única medição de eNPS por ano, a organização pode adotar o feedback contínuo, iniciativa que ajuda a enxergar melhor os ganhos práticos da pesquisa de clima organizacional.

Até porque, ao reduzir o período de avaliação dos resultados, os colaboradores passam a se sentir mais motivados para alcançar os objetivos, e esses, por sua vez, passam a ser mais claros e mensuráveis.

Ademais, quando a responsabilidade do feedback contínuo é transferida para o gestor e o colaborador, o processo torna-se mais natural e informal. Ambos são incentivados a solicitar um feedback sempre que acharem necessário, inclusive há a possibilidade do colaborador avaliar seu gestor.

Portanto, um bom feedback ocorre quando existe uma conversa sincera, construtiva e de via dupla. É importante destacar o que foi bom e o que pode ser melhorado. Os colaboradores devem ser incentivados a compartilharem suas aspirações. Os gestores precisam dar direcionamento para que se alcance os objetivos propostos.

Dessa forma, previne-se situações extremas e de risco no clima da empresa. Desentendimentos e ressentimentos, que, em vez de trazerem estímulos positivos para a equipe, podem acarretar em perda de tempo e de dinheiro para a organização.

Feedbacks semanais Vaipe

A Vaipe acredita na prática do feedback contínuo e adota a metodologia de feedbacks semanais. Uma vez por semana, você pode mandar um feedback positivo ou um ponto de melhoria para um colega da empresa. Ele é enviado diretamente por e-mail para a pessoa escolhida e o mesmo acontece caso alguém envie um feedback para você.

Além disso, essas interações não são anônimas. Afinal, a Vaipe incentiva a troca de feedbacks justamente para ajudar no desempenho individual e do time como um todo! Essa troca de feedbacks e o desenvolvimento de pessoas caminham juntos!

Você quer saber mais detalhes sobre como funciona a plataforma da Vaipe e o canal de feedback semanal? Entre em contato com nosso consultor!

Como implementar a cultura de feedback contínuo

Nem sempre um processo desses é visto com naturalidade. Alguns profissionais podem até mesmo não ter maturidade para aceitar uma avaliação de sua performance. Assim, algumas ações são importantes antes de implantar essa prática.

Treinamento

Se a empresa ainda não tem a cultura do feedback, faça treinamentos com colaboradores e lideranças. Simule a aplicação de feedback e torne essa prática mais natural e efetiva.

Defina metas

O colaborador precisa entender o que se espera das tarefas que desempenha no dia a dia. É essencial deixar claro quais são as metas globais da empresa, do grupo e também dos indivíduos. Demonstre confiar na capacidade de cada colaborador para atingir esses objetivos.

Sinceridade

Os feedbacks devem ocorrer próximos de situações boas ou ruins. Aliás, lembre-se de fazer uma avaliação sincera com pesos iguais nos aspectos positivos e negativos. Deixe claro que as atitudes individuais das pessoas, boas ou ruins, influenciam no clima da equipe e da organização como um todo.

Feedbacks negativos

Quando são vários pontos negativos a serem melhorados, experimente apontar um por vez. Dê exemplos que ajudem a tangibilizar a questão. Afinal, indicar vários pontos negativos de uma só vez pode gerar desmotivação.

Coloque-se à disposição para ajudar a montar um plano de ação de melhoria e acompanhe a evolução. Quando o feedback negativo for superado, não esqueça de dar o feedback positivo. Assim, o ciclo do feedback contínuo estará funcionando em sua organização.

Sua empresa já adota a cultura de feedback contínuo? Como anda o clima organizacional da sua empresa? Não esqueça de deixar um comentário!

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