Por que identificar os fluxos de comunicação na sua empresa?

A comunicação é um fator inerente a qualquer ambiente humano, inclusive dentro das empresas. Ou seja, independente de haver qualquer tipo de regularização, ela continua existindo na esfera organizacional. O perigo desses fluxos de comunicação não formalizados está, entretanto, nas graves falhas que podem ocorrer na transmissão das mensagens ao deixar esse processo ser conduzido naturalmente.

Por isso, no post de hoje falaremos sobre quais são os fluxos de comunicação e por que é tão importante atentar-se a eles.

fluxos de comunicação

Principais fluxos de comunicação

Os fluxos de comunicação foram definidos a partir do caminho da comunicação: emissor > meio > receptor, sendo que o emissor é quem produz a mensagem e manda para o receptor através dos meios. São eles:

  • Fluxo descendente: do líder para os liderados. É a transmissão de normas, metas e práticas organizacionais para alinhar e orientar a equipe;
  • Fluxo ascendente: feedback dado pelos colaboradores aos gestores sobre o método de gestão. Assim, propicia um ambiente aberto à opiniões;
  • Fluxo horizontal: diálogo entre colaboradores do mesmo nível hierárquico. Possibilita o entendimento entre colegas e fomenta o sentimento de grupo e o trabalho colaborativo;
  • Fluxo circular: circulação livre das informações por todos os departamentos e níveis da organização. É comum em empresas de pequeno porte com relações mais próximas;
  • Fluxo transversal: o fluxo comunicacional aponta para todas as direções, sem distinção de nível hierárquico e setor. Incentiva a integração e a troca entre todos os colaboradores.

Por que é importante prestar atenção aos fluxos de comunicação?

A comunicação é um processo no qual enquanto um se expressa, o outro ouve. Entretanto, para que essa troca seja efetiva, é necessário garantir que a mensagem seja retida. Isso levando em conta as experiências e pontos de vista do comunicador e do destinatário. Ao observar os fluxos, portanto, o setor de comunicação interna pode perceber em quais deles estão as principais falhas ao comunicar.

Com isso, todos os setores estarão alinhados e o desenvolvimento da organização em todos os âmbitos será efetivo. Afinal, ter acesso à informação e ter consciência de tudo que está acontecendo é o ponto-chave para ações pontuais.

E na sua empresa, os fluxos de comunicação são eficientes? Conta pra gente nos comentários!

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