Gamificação de processos seletivos: vale a pena o investimento?

Com o objetivo de alcançar jovens talentos, muitas empresas já estão apostando em novas metodologias nos processos de recrutamento. Assim, a ideia de implantar atividades desafiadoras para a geração Y fez surgir uma nova tendência: a gamificação de processos seletivos.

Até porque o modelo tradicional já não se sustenta mais e a proposta de incorporar os jogos ao mundo empresarial ganha força. De acordo com pesquisa feita pela M2 Intelligence, os jogos corporativos movimentarão 5,5 bilhões de dólares em 2018. Já os dados do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) mostram que, até 2020, 85% das atividades diárias envolverão algum elemento de jogo.

a gamificação de processos seletivos

O que é gamificação de processos seletivos?

A gamificação de processos seletivos é a utilização dos conceitos de jogos digitais para o recrutamento. Seja através de um quiz virtual ou de jogos de competência com diferentes fases, são utilizados as regras dos games para avaliar os candidatos.

Mas, quais seriam os benefícios do investimento nesse novo método? No post de hoje, trouxemos alguns resultados que a gamificação de processos seletivos pode trazer para sua empresa.

Vantagens da gamificação de processos seletivos

Melhora na reputação

Primeiramente, a vantagem da gamificação de processos seletivos é a maior visibilidade da organização. Afinal, os profissionais de hoje estão interessados em um ambiente desafiador e inovador, onde possam se desenvolver. Com isso, ao adotar um processo de recrutamento com jogos, um grande número de candidatos se identifica com a proposta interativa e adquire interesse em participar.

Além disso, a companhia se alinha ao mercado de trabalho atual. Continuar com técnicas antigas de seleção transforma seu negócio em ultrapassado. Ele passa a ser mal visto quando comparado ao andamento dinâmico do mundo globalizado.

Garantia de candidatos engajados

Fazer a gamificação de processos seletivos também evita que candidatos desatualizados, que não se adequam ao modelo tecnológico, façam parte do corpo de funcionários. Com isso, é possível ter apenas colaboradores engajados que contribuirão para uma cultura de alta performance.

Facilidade em analisar perfis

Também há a possibilidade de explorar diversas características dos candidatos, os recrutadores podem avaliar raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e resiliência. Além disso, mapear conhecimentos e comportamentos permite analisar a personalidade e as habilidades de cada um. E essas informações são essenciais para medir o nível de adequação dos perfis às vagas.

Rapidez na avaliação e na comunicação

Aliás, essas informações são apuradas muito mais rapidamente com os games. Já que tudo é feito por meio de algoritmos. Dessa forma, a assertividade é garantida e os relatórios gerados são precisos.

A comunicação com os candidatos também torna-se mais eficiente. Até porque, em processos seletivos de grandes companhias, há muita dificuldade em dar feedback para todos por demandar muito tempo. Esse problema é resolvido na gamificação de processos seletivos, já que é possível acompanhar o desempenho dos candidatos em tempo real.

Naturalidade do processo

Um último ponto é a naturalidade do procedimento. Como ele é moderno e foge do tradicional, os candidatos se sentem mais a vontade e conseguem se envolver mais. O resultado acaba sendo mais fiel ao que a pessoa realmente é, e não ao estado que se encontra no momento da avaliação.

Todas esses tópicos demonstram que a gamificação de processos seletivos é um investimento que vale a pena. Basta definir um perfil específico para sua vaga e aproveitar essa nova estratégia de RH para obter o resultado da melhor maneira possível.

Você já conhecia a gamificação de processos seletivos? Se não, entendeu as vantagens e está pensando em implementar na sua empresa? Conta para a gente nos comentários e até mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo