Gestão de recursos humanos: conheça o agente facilitador que pode impulsionar a sua empresa

Separar currículos, fazer o cálculo da folha de pagamento e realizar desligamentos. São essas as funções que vêm à sua mente quando você pensa em gestão de recursos humanos? Ao contrário da crença popular, as atividades do RH vão muito além da burocracia. O setor é responsável por decisões estratégicas, como o gerenciamento do capital humano. Também por decisões que garantem que tanto empresa quanto funcionários atinjam seus objetivos.

A gestão de recursos humanos engloba métodos e práticas que ajudam na atração, potencialização e retenção de talentos.

Ao longo dos anos, o conceito de gestão de recursos humanos precisou se adaptar. Essa realidade se deu devido às transformações dos modelos organizacionais e de liderança. Com o passar do tempo, a tecnologia evoluiu e os processos se automatizaram. Mas o motor por trás dos resultados do negócio não foi substituído: as pessoas! Afinal, como diria Confúcio, se você deseja semear e obter resultados duradouros deve cultivar pessoas e ensiná-las.

No post de hoje, falaremos sobre gestão de recursos humanos. Confira e conheça esse conceito que vai muito além das atribuições que são comumente atribuídas a essa área.

gestão de recursos humanos

O que é a gestão de recursos humanos?

Em linhas gerais, a gestão de recursos humanos é uma facilitadora responsável pelo relacionamento entre empresa e funcionários. Suas atribuições vão muito além de apenas selecionar candidatos e contratá-los. A área responde pela sua gestão e ações que visem o desenvolvimento pessoal e profissional.

A gestão de recursos humanos tem como objetivo criar políticas de convivência e adotar ações que transformem o ambiente de trabalho em um local que traga satisfação para todos. Além disso, cabe aos profissionais da área empregar estratégias para atrair, desenvolver e reter talentos. Afinal, equipes de alta performance convertem investimentos em resultados para a empresa.

Por que a gestão de recursos humanos é importante para a empresa?

Não importa o porte ou o segmento do negócio – a gestão de recursos humanos é fundamental! Afinal, são as suas estratégias que administram as emoções e os comportamentos dos membros da equipe. E isso resulta em engajamento, motivação e elevação dos índices de produtividade.

A gestão de recursos humanos atua de forma a manter uma relação trabalhista vantajosa e íntegra para que todos alcancem os seus objetivos. Para a empresa, os interesses maiores são o crescimento do negócio no mercado em que atua, lucratividade e visibilidade. Já para os colaboradores, eles estão mais associados à realização pessoal e ao reconhecimento profissional.

A área pode utilizar metodologias e ferramentas para fazer esse gerenciamento de forma assertiva. Um dos principais exemplos são as pesquisas de clima organizacional. Esses instrumentos medem a satisfação dos colaboradores e ajudam a assegurar um ambiente corporativo positivo e favorável ao desenvolvimento.

Além disso, contar com um software de recursos humanos é uma tendência que pode revolucionar o seu negócio e a maneira como é feita a gestão de recursos humanos.

A gestão de recursos humanos contempla as iniciativas adotadas para reter os talentos e mantê-los envolvidos com as atividades e com a organização, potencializando a employee experience.

Conscientização do capital humano

Nos últimos anos, houve um despertar a respeito da importância do capital humano nas organizações. Empresários, gestores e profissionais estão cada vez mais conscientes do papel fundamental que as pessoas exercem nos resultados do negócio, como diferencial competitivo e crescimento sustentável e duradouro.

O ambiente de trabalho exerce influência direta no desempenho dos colaboradores. Por esse motivo, a gestão de recursos humanos deve contemplar ferramentas que incentivem o aprendizado, a valorização e o bem-estar de todos.

Para que a gestão de recursos humanos cumpra os seus objetivos, ela deve ser ética e transparente. Assim, o ambiente organizacional oferecerá plenas condições para que os talentos produzam e coloquem seus conhecimentos em prática.

Ah, mas vale lembrar de que a gestão de recursos humanos não é exclusividade do dpto recursos humanos! As melhores empresas são aquelas que disseminam conhecimento e empoderam líderes para aplicar ações e adotar atitudes que estejam alinhadas às expectativas do negócio e à retenção de talentos.

E você, conhecia o conceito de gestão de recursos humanos? Como ela é feita na sua empresa? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo