Para alguns, o home office pode parecer um sonho. Mas para aqueles que o vivem, às vezes pode ser um pesadelo! É muito difícil manter uma rotina quando você não tem restrições de tempo definidas e você não precisa se deslocar para um ambiente organizacional externo.
Para ajudá-lo nisso, compartilharemos neste post 7 dicas simples para ajudar você que trabalha em casa a organizar uma rotina e se manter motivado. Confira!
1. Crie uma rotina de home office
Decida qual será o seu horário de home office e seja fiel a ele! Configure o seu alarme para a mesma hora de segunda a sexta-feira e viva essa rotina, não importa onde você esteja. Em seguida, comece e termine o seu dia útil ao mesmo tempo todos os dias.
Para home office regularmente, você deve ser bem organizado e ter habilidades de gerenciamento de tempo.
2. Crie um espaço de trabalho
Home office não significa trabalhar na cama, embora muitas vezes a tentação seja grande! Crie um espaço em sua casa que possa ser seu próprio “espaço de trabalho” pessoal. Mesmo que seja a sua mesa da sala de estar ou uma mesa no seu quarto. Reserve esse espaço exclusivamente para o home office e nada mais.
Tenha todos os materiais que você precisar, coloque mensagens motivacionais, enfeite com plantas ou como você achar melhor e mais motivador.
3. “Arrume-se” para o trabalho
Embora possa ser tentador passar o dia vestindo seu pijama favorito, é recomendável você se vestir como se estivesse indo para um local de trabalho externo. No que diz respeito ao vestuário, você pode fugir de roupas formais e usar aquelas peças mais confortáveis.
4. Separe a vida profissional da vida doméstica
Acredite ou não, um erro comum que os adeptos do home office cometem é trabalhar demais. Sem a viagem de ida e volta ao trabalho, pode ser difícil sair do seu escritório em casa e viver um dia normal.
É por isso que é fundamental estabelecer limites. Por exemplo, você deve providenciar cuidados para as crianças se os seus filhos não estiverem na escola durante o dia.
Tentar prestar atenção aos seus filhos e ao seu trabalho ao mesmo tempo nunca é uma boa ideia, e ambos sofrerão como resultado. O melhor conselho é tratar do seu escritório em casa como se fosse um “escritório real” localizado em outro lugar.
É essencial impor regras para você e seus familiares, se você estiver trabalhando em casa. Estabeleça as diretrizes de “não ser perturbado”, horas definidas de trabalho, horas de intervalo e uma política de tratamento de assuntos pessoais. Por exemplo, não lave a louça ou a roupa ou tire o lixo durante o horário de trabalho.
5. Saia de casa
Não é saudável ficar em casa o dia todo e não sentir nenhum ar fresco. Então, levante-se a cada duas horas para fazer outro trabalho – faça um chá, leve seu pet para dar uma volta!
Trabalhe remotamente em uma cafeteria. Participe de um almoço e networking. Vá para um happy hour de negócios. Seja qual for a atividade, verifique se você está ao redor de outras pessoas, pelo menos, algumas vezes.
6. Utilize ferramentas digitais
Para os gestores, pode ficar difícil acompanhar a rotina dos funcionários e manter a equipe sincronizada – mas algumas ferramentas podem ser bem úteis neste processo.
Com o Google Hangouts, é possível fazer a conferência e, ao mesmo tempo, editar documentos colaborativamente no Google Docs.
O We Worked, por exemplo, permite que o usuário controle as horas de trabalho, além de dar aos gestores ferramentas para monitorar os horários dos funcionários.
Já o Kanbanize apresenta um método de gestão de tarefas criado em linhas de produção da indústria japonesa. Em um quadro, os funcionários conseguem acompanhar as tarefas por meio de uma tabela e post-its.
7. Se recompense
Pagar a você mesmo o dinheiro que você normalmente pagaria por despesas de deslocamento é uma boa forma de recompensa. Use-o para pagar as contas ou para ir ao cinema, por exemplo. Isso ajudará a manter a sua motivação pessoal elevada.
Você trabalha em home office? Quais são as suas principais dicas para criar uma rotina de trabalho em casa e permanecer motivado? Compartilhe conosco nos comentários e até a próxima!
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