Inclusão de pessoas com deficiência e a diversidade nas empresas

Embora a inclusão de pessoas com deficiência ainda seja discutida com alguma timidez no mercado de trabalho, empresas de diferentes setores estão colocando em prática ações para combater o prejulgamento e abraçar de vez a diversidade no ambiente organizacional.

Mesmo que a caminhada em busca de oportunidades e processos mais justos seja longa, esse tópico é cada vez mais relevante por trazer benefícios significativos em termos de diferencial competitivo, rentabilidade, performance das equipes, retenção de talentos, entre outros.

É preciso saber que contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência vai muito além de cumprir as legislações a respeito do tema. É importante ter empatia com as demandas, tornar o ambiente inclusivo, aliar o conhecimento da causa e ter disposição para transformar a realidade para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que o restante da população.

Por isso, no artigo de hoje, saiba mais sobre a importância de construir uma cultura organizacional e um ambiente de trabalho mais diversificados. Acompanhe a seguir.

Inclusão de pessoas com deficiência

 

O que é inclusão de pessoas com deficiência?

Sucintamente, pessoas com deficiência (PCDs) são aquelas que possuem algum tipo de limitação permanente ou que não tenha cura, seja ela de nascença ou adquirida ao longo da vida. Essas limitações podem ser de natureza física, sensorial, intelectual ou mental.

As pessoas com deficiência, assim como qualquer outro ser humano, precisam inserir-se na sociedade e no mercado de trabalho. Mesmo que as suas limitações demandem adaptação constante para lidar com as eventuais barreiras que possam surgir ao longo da sua trajetória.

De acordo com dados do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros (cerca de 23,9% da população) declaram ter algum tipo de deficiência.

Em contrapartida, pesquisas indicam que menos de 1% das vagas formais de emprego do país são ocupadas por PCDs. Parte disso ocorre porque algumas empresas criam barreiras que eventualmente não têm justificativa baseada em dados. Tais como a falta de qualificação, as dificuldades de acessibilidade, a necessidade de auxílio pessoal ou tecnologia específica e o despreparo dos gestores.

Lei para inclusão pessoas com deficiência nas empresas

No entanto, é importante ressaltar que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem respaldo legal para garantir os direitos sociais desses indivíduos. Um dos principais é a Lei nº 8213, de julho de 1991, conhecida como Lei das Cotas, que institui a reserva de vagas para a contratação de PCDs e as punições pelo não cumprimento dessa exigência.

As obrigações são aplicadas para as empresas com mais de 100 pessoas em seu quadro de colaboradores. Exigindo que de 2 a 5% das vagas sejam ocupadas por pessoas com deficiência, de acordo com o porte da empresa. Dessa forma:

  • 2% do quadro em empresas de 100 a 200 colaboradores;
  • 3% do quadro em empresas de 201 a 500 colaboradores;
  • 4% do quadro em empresas de 501 a 1000 colaboradores;
  • 5% do quadro em empresas a partir de 1001 colaboradores.

Além desta, há também a Lei nº 7853, de outubro de 1989, que defende os direitos de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Por sua vez, a Lei nº 13.146, de julho de 2015 promove a responsabilidade em garantir condições de igualdade para as PCDs, estabelecendo a não-discriminação, o acesso a direitos básicos e o atendimento prioritário.

Embora essas e outras ações do governo sejam pensadas para conscientizar e estipular que as pessoas com deficiência tenham qualidade de vida e sejam amparadas pela sociedade, essa não é uma função apenas de ordem pública.

Os programas de inclusão são válidos para incentivar as empresas, mas jamais devem ser implementados apenas por obrigação.

Abrir as portas da empresa para alguém que se encaixa como PCD torna o próprio indivíduo motivado para desempenhar suas atividades, cumprir as metas da organização e inspirar os demais com as suas experiências de vida. Essa é a essência da diversidade!

Por que é importante falarmos sobre diversidade nas empresas?

A construção de uma empresa que tem a diversidade como um de seus pilares é fundamental na hora de atrair e reter talentos. Afinal, os colaboradores estão propensos a priorizar ambientes diversos e que valorizem o potencial e a singularidade das pessoas que compõem o seu quadro.

Ainda, apoiar a luta das pessoas com deficiência é importante para que elas utilizem todo o potencial que elas têm a oferecer. Nesse sentido, a diversidade na empresa aumenta a criatividade e a empatia. Assim como, enriquece as perspectivas do negócio, permitindo que os colaboradores estejam em contatos com pessoas diferentes. Isso resulta em mais inovação e produtividade.

Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência na sua empresa?

Como vimos, contratar pessoas com deficiência deve ir muito além de preencher a Lei de Cotas para estar em dia com o governo. Gestores e colaboradores devem trabalhar ativamente pela inclusão de pessoas com deficiência, cuidando para que o ambiente seja respeitoso e inclusivo.

Além disso, como trata-se de pessoas, a responsabilidade do RH deve ser também a de garantir o bem-estar dos profissionais e o alinhamento das qualificações e objetivos deles com os da empresa.

Nesse sentido, é essencial construir um processo seletivo justo, possuir uma infraestrutura adequada e trabalhar para que haja respeito entre todos.

Como vimos, incluir pessoas com deficiência em sua empresa é uma oportunidade para construir um ambiente mais plural e que ofereça oportunidades para aproveitar o máximo potencial dos indivíduos, independentemente de quais sejam suas características.

E então, que tal promover a diversidade? Para gerar essa mudança em sua organização, confira também o e-book sobre empregabilidade de PCDs que preparamos, com muitas informações sobre o tema.

(Visualizado 14 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo