Hoje faz um mês que celebramos o Dia da Mulher! E para relembrar essa data tão especial viemos compartilhar com vocês uma ação super bacana que a ClickBus, empresa que utiliza a plataforma da Vaipe, realizou com os colaboradores dia 8 de março.
PS.: todas as informações desse post foram fornecidas pela Angela Brasil, Coordenadora de Gente e Gestão da ClickBus.
Descubra onde tudo começou
Há algum tempo a ClickBus conversou com os colaboradores sobre Diversidade, e em março deste ano a COO, Marina Proença, teve a brilhante ideia de criar um Comitê de Mulheres para ouvir, trocar e co-criar com base nas necessidades das mulheres na empresa.
A partir disso, para fugir do clichê de entregar flores no Dia da Mulher, o Comitê presenteou os homens com um mimo um tanto quanto inusitado: um Bingo de Respeito!
Nesse bingo haviam diversas frases/atitudes cotidianas dos homens com relação às mulheres. Junto ao bingo, foi entregue também um cartão com um texto de reflexão e o questionamento principal foi: os comportamentos da cartela parecem normais?
O objetivo foi promover um momento de reflexão vinculado à hashtag da empresa #NãoÉSóUmaBrincadeira.
Assim como os homens, as mulheres também ganharam presentes. Contudo, o delas era um “calendário” com sugestões de ações de empatia para fazer umas com as outras.
Impacto da iniciativa da ClickBus
Quando receberam os presentes, alguns homens ficaram curiosos e outros mais pensativos. Alguns até expuseram vídeos relacionados ao tema e comentários positivos no canal corporativo da ClickBus.
A iniciativa também gerou uma mudança no posicionamento das mulheres em relação a esse assunto:
As mulheres se sentem mais encorajadas para conversar a respeito e compartilhar suas superações. Proporcionar um ambiente acolhedor faz com que as meninas se sintam empoderadas e encorajadas a assumir um posicionamento de protagonistas.
– Angela Brasil, Coordenadora de Gente e Gestão da ClickBus.
Sendo assim, podemos tirar diversas lições com a iniciativa da ClickBus, mas a principal delas é sobre a importância da transparência e do respeito no ambiente de trabalho. Essa ação fortalece o fato de que as pessoas podem ser o que quiserem. Porém, mais que isso: elas devem se sentir pertencentes ao espaço em que trabalham independente da sua essência.
E aí, o que você achou da iniciativa da ClickBus? Conta pra gente nos comentários e não esqueça de compartilhar com os amigos!