Inteligência artificial: conheça os benefícios do aprendizado de máquina aplicados em people analytics

O termo Inteligência artificial foi utilizado pela primeira vez em 1956 em uma conferência no campus da Dartmouth College. Apesar de não ser um conceito novo, a inteligência artificial vem se desenvolvendo e tomando cada vez mais espaço dentro das organizações para otimizar processos do dia a dia, inclusive em people analytics.

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O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência artificial, também conhecida pelas siglas IA ou AI, é definida como o estudo e aplicação da simulação de inteligência humana em máquinas. Ou seja, a utilização de sistemas para realizar tarefas de modo inteligente.

Aliás, a IA não consegue apenas realizar atividades repetitivas, mas também as que demandam análise, percepção de ambiente e tomada de decisão. Tudo isso graças ao processo cognitivo que proporciona a capacidade de aprender.

Aprendizado de máquina aplicado a People Analytics

O aprendizado de máquina (machine learning) é o ramo dentro da IA que usa dados para automatizar a construção de modelos analíticos, identificando padrões e tomando decisões de forma autônoma.

Essa capacidade é uma grande inovação para as organizações, principalmente para o RH. Uma vez que aumenta cada vez mais a necessidade do setor de se transformar em mais analítico e estratégico e menos operacional e manual.

Segundo a pesquisa Global Human Capital Trends da consultoria Deloitte, em 2017 33% dos entrevistados afirmaram que já utilizavam alguma ferramenta com inteligência artificial.

Além disso, a consultoria Bain & Company também apontou que até 2020, 57% das empresas aumentariam o seu orçamento para a aplicação da tecnologia no setor.

Assim, com soluções tecnológicas que usam a inteligência artificial, o RH potencializa suas estratégias de people analytics, se tornando mais ágil e assertivo para melhorar a experiência do colaborador.

Benefícios da inteligência artificial para People Analytics

A IA oferece diversas vantagens para as estratégias de people analytics, como:

  • Agilidade na análise de dados;
  • Assertividade na tomada de decisões;
  • Aprimoramento dos processos de atração, seleção e retenção de talentos;
  • Melhor gestão de custos;
  • Aumento do engajamento do colaborador.

Inteligência artificial na Vaipe

A Vaipe é uma plataforma de people analytics para gestão ativa de engajamento de colaboradores. Através de pesquisas digitais as empresas dão voz aos colaboradores, empoderam gestores e gestoras de pessoas com dados assertivos e estimulam a troca de reconhecimento e feedback.

Portanto, com o objetivo de aprofundar a análise de engajamento, utilizamos a análise de sentimento dos comentários com Inteligência Artificial! Dessa forma, o nosso algoritmo faz a análise textual que define em cinco categorias o sentimento dos comentários: positivo, neutro, negativo, misto e atenção.

Então com essa solução você pode:

  • Ter a classificação de forma automatizada da distribuição dos sentimentos de comentários em positivos, neutros, negativos, mistos ou atenção;
  • Comparar a distribuição de promotores, neutros e detratores com os sentimentos dos comentários mês a mês;
  • Analisar com maior agilidade os comentários que são pontos de atenção na empresa ou em grupos específicos.

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Afinal, o seu RH já usa inteligência artificial para otimizar processos de people analytics? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

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