Quais são as vantagens do investimento em treinamento?

Em 2017, as empresas brasileiras destinaram 0,63% do faturamento anual bruto para o investimento em treinamento e desenvolvimento.  Número que cresceu 37% em relação ao ano anterior, mesmo com a contenção de despesas diante do cenário de crise político-econômica.

Esses dados apurados pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) em parceria com a Integração Escola de Negócios no 12º Panorama do Treinamento no Brasil 2017, portanto, nos permitem enxergar uma tendência de crescimento surgida de uma nova visão das empresas: a de total correlação entre desenvolvimento e performance.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos sobre por que você deve aproveitar esse momento estratégico para o investimento em treinamento!

investimento em treinamento

Por que aumentar o investimento em treinamento?

A vantagem para os colaboradores é clara: eles desenvolvem suas habilidades e crescem profissionalmente. Mas, os ganhos para a empresa são igualmente benéficos!

Aumento da produtividade

O treinamento tem influência direta no alcance de melhores resultados. Afinal, o colaborador tem conhecimento aprofundado da sua função e não utiliza apenas a sua experiência para a execução de tarefas. Além disso, ele pode sanar alguma lacuna técnica ou comportamental que atrapalhe no seu desempenho. Então, com a menor possibilidade de erro, a produtividade aumenta.

Maior competitividade

A prática do treinamento também prepara o time para o mercado competitivo. Quanto mais capacidade, mais criatividade. Por isso, eles estarão preparados quando surgirem ameaças dos concorrentes. Uma vez que serão capazes de inovar e perceber tendências.

Baixo turnover

Ao investir em treinamento, a organização demonstra a preocupação com o desenvolvimento do time. Dessa forma, colaboradores qualificados em busca de crescimento profissional enxergarão a organização como um local que oferece oportunidades alinhadas aos seus objetivos de carreira.

Compreensão da cultura

O treinamento ajuda a fazer o alinhamento entre objetivos organizacional e interesses dos colaboradores. Assim, forma-se profissionais mais identificados com as necessidades da empresa e, consequentemente, mais engajados. Afinal, eles têm consciência de para qual propósito estão realizando suas atividades.

Ambiente colaborativo

Os programas de treinamento, inclusive, favorecem o sentimento de colaboração e cooperação entre os membros das equipes. Até porque a troca de informações é elevada e a comunicação fica mais eficiente entre time e gestor.

Redução de custos

Apesar de parecer um gasto a mais para a empresa, a redução do turnover e o aumento da produtividade causados pela realização dos treinamentos reduz muitos custos e compensa o investimento com alta performance e qualidade.

E aí, entendeu por que é tão importante investir em treinamento na sua empresa? Deixe um comentário e até mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo