Liderança e RH parceiros nos desafios de Gente & Gestão

A liderança e RH devem trabalhar juntos e ser parceiros no desenvolvimento de pessoas. Porém, em muitas empresas essa não é a realidade e a liderança direta pode se sentir solitária na gestão de seus times.

liderança e RH

Mas como garantir que liderança e RH efetivamente se apoiem para gerir e desenvolver pessoas? 

Liderança e RH na gestão de pessoas com a Vaipe

A liderança é a protagonista na gestão de engajamento, mas o time de People deve ser um grande parceiro, com acompanhamento frequente para ajudá-los nessa jornada. Afinal, o RH é o grande especialista em Gente & Gestão. O time que domina com maior aprofundamento as hipóteses, melhores ferramentas e planos de ação em relação a pessoas. Isso porque é o RH quem tem uma visão ampla, com comparação de resultados tanto em relação a outras equipes da própria empresa quanto do mercado. 

Além de sensibilizar a liderança da importância de dar voz aos colaboradores e dar acesso em tempo real ao people analytics, o RH deve sempre instigar e estar disponível para ajudar a liderança.

A maneira como as empresas praticam o estar disponível para a liderança é através de sessões rápidas de acompanhamento frequente com a liderança. Empresas que têm a figura de Business Partner, é a Business Partner quem tem em sua rotina encontros individuais a cada 3 meses com a liderança para ajudá-las a interpretar os insights da plataforma. Além de entender qual é o contexto que está sendo vivenciado na empresa e naquele time. Também entender como tem sido a evolução dos resultados e se as ações mais adequadas estão sendo colocadas em prática. 

Esses encontros entre RH e liderança são fundamentais para que fique vivo o ritual de gerir pessoas com insights em people analytics. Já que podem discutir e reforçar os planos de ação de melhorias com a liderança de maneira contínua.

Liderança e RH: comunicação frequente dos resultados

Um ponto indispensável na jornada de engajamento é a comunicação frequente de resultados dos times para toda liderança. Uma vez que gera maior valorização e entendimento desse processo de análise e implementação de ações de melhoria.

Para maior valorização e entendimento desse processo, é interessante que o time de People use exemplos de melhorias que já foram percebidas a partir de planos de ação implementados com base nos insights trazidos da plataforma.

Também é uma oportunidade de alinhar quais resultados serão compartilhados com colaboradores e como eles serão comunicados.

Usualmente as empresas além de comunicarem os resultados para toda liderança, o RH realiza encontros com a liderança em grupo para que possam trocar melhores práticas que cada um individualmente faz com o seu time. Isso contribui para a disseminação de boas práticas para outras equipes, que podem escolher adicionar em seu plano de ação.

Líderes são responsáveis por pessoas dentro das organizações

Em suma, é função da liderança fazer a gestão de engajamento da sua própria equipe e até mesmo além das suas fronteiras.

Isso não significa que a área de People e RH perdem sua relevância no que diz respeito ao engajamento de pessoas. Ou seja, levantar ferramentas, facilitar a troca de vivências e fornecer os recursos necessários para munir e estimular as lideranças a tomar decisões mais assertivas em relação às pessoas. 

Aliás, as melhores práticas são voltadas para o processo de people analytics, que envolve a coleta e análise de dados relacionado a pessoas dentro das organizações.

Podemos dizer então que a área de People e RH hoje têm papel fundamental na formação de lideranças preparadas para a gestão de pessoas por meio do people analytics.

Inicie uma jornada de engajamento com a Vaipe

A Vaipe é uma plataforma de people analytics que ajuda as empresas a alcançarem uma cultura ágil e digital. Isso com o monitoramento contínuo de clima e engajamento e a troca de reconhecimento e feedbacks.

Dentro da plataforma, RH e liderança têm acesso a métricas em tempo real e podem acompanhar evolução comparada ao mercado, distribuir a empresa em promotores, neutros e detratores. Entender o sentimento dos comentários e fazer recortes de engajamento por sexo, tempo de casa e gerações.

Em outras palavras, a Vaipe possibilita que RH e liderança passem a tomar decisões assertivas baseadas em dados. Isto é, faz com que deixem de contar apenas com o “feeling” para criar um time com alto engajamento.

Teste a plataforma grátis por 14 dias clicando aqui!

(Visualizado 41 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.