Liderança protagonista: 3 casos de sucesso para ajudar sua empresa na jornada de engajamento

Já passamos pela parte da teoria em que vimos que sim, é indispensável ter a liderança protagonista na jornada de engajamento. Mas será que na prática isso funciona mesmo?

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No blogpost de hoje separamos 3 casos de sucesso de empresas com liderança ativa na gestão de engajamento e as práticas que impactam diretamente nos seus excelentes resultados.

Caso 1: liderança protagonista do ATW Delivery Brands

O ATW Delivery Brands atua no setor de franchising e alimentício. Sobretudo a organização embarcou na jornada de engajamento da Vaipe com o desafio de criar uma cultura de feedback e reconhecimento entre os colaboradores.

De fato uma das iniciativas-chave do ATW para estimular as práticas de reconhecimento foi a campanha que o CEO fez para estimular a troca de feedback através da plataforma. Então a campanha começou com uma postagem no canal de comunicação da empresa, incentivando todos os colaboradores a enviarem feedbacks uns aos outros e criar uma corrente de gratidão e desafios.

Primeiramente a premissa interna foi: “como você pode contribuir com um início de 2021 ainda mais motivador para todos?”. Dessa forma, a liderança incentivou as pessoas a falarem sobre ações positivas que as outras fizeram em 2020, conquistas em que a participação foi relevante, além de pontuar o que poderia ser melhorado para 2021, seja por essa pessoa ou pelo setor que atua.

Ademais, o ATW entendeu que líderes precisam botar a mão na massa para manter seus times interessados na jornada de engajamento. De forma que cumpram os desafios propostos para que a jornada dê certo, tudo isso de forma espontânea, sem obrigar ninguém a nada. Assim, o papel da liderança é construir, tijolo por tijolo, a cultura do engajamento e feedback.

Resultados do ATW:

  • passou de uma média de 0,4 para 4,9 feedbacks por colaborador entre o primeiro e o segundo semestre de 2020, somando um total de 1.445 feedbacks trocados;
  • as indicações de Colega Inspirador tiveram um aumento de 48% no mesmo período: acumulando a média de mais de 70% de adesão, totalizando 325 indicações;
  • recebeu o selo de TOP Engajada da Vaipe por 11 meses em 2020;
  • obteve uma média total de engajamento no eNPS de 66 pontos (de uma escala de -100 a 100);
  • conquistou o prêmio GPTW como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo em 2020.

Clique aqui para ver o estudo de caso do ATW completo!

Caso 2: liderança protagonista da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (Hospital Sabará) 

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal atua no setor de saúde infantil e pesquisa em São Paulo.

Portanto, seu desafio era dar voz aos Cuidadores para refletir sua preocupação genuína com as pessoas. Com a Vaipe, conseguiram incluir esses Cuidadores no processo decisório e ter ações de melhoria em menor tempo com a metodologia contínua e resultados em tempo real.

Inicialmente o engajamento da alta liderança foi exemplo para que os demais gestores se comprometessem. Assim também com apoio da alta liderança em acompanhar os resultados com frequência, o Sabará conseguiu executar melhor as ações para mudanças de resultados.

Além disso, a liderança direta teve um papel crucial para a melhoria dos indicadores, pois o acompanhamento rotineiro permitiu mudança de processos, comportamento e ações mais rápidas, além da possibilidade de maior abertura para o diálogo das oportunidades de melhoria.

Sem dúvida, outra prática que ajudou o Sabará foram as reuniões periódicas com cada líder para discutir os resultados das equipes, bem como ajudá-los a elaborar projetos de melhoria. Até porque a organização incentiva líderes a acompanharem na plataforma os resultados mensalmente, apresentarem os resultados à equipe e pedir que todos contribuam com sugestões. Assim, o gestor deixa a pesquisa de clima mais transparente e o cuidador mais tranquilo de que pode dar sua opinião sem ser identificado.

Resultados do Sabará:

  • atingiu 66 pontos no eNPS (de uma escala de -100 a 100);
  • evoluiu mais de 15 pontos percentuais nos maiores desafios de engajamento;
  • proporcionou mais de 8.321 indicações de Colega Inspirador entre os colaboradores.

Clique aqui para ver o estudo de caso do Hospital Sabará completo!

Caso 3: liderança protagonista da Squid

A Squid é uma empresa líder em marketing de influência e comunidades do Brasil, especializada em conectar criadores de conteúdo às marcas.

A Squid pretendia criar um ambiente saudável com pessoas engajadas através da escuta ativa de colaboradores. Nesse sentido, a Vaipe ajudou a potencializar a voz interna como uma maneira eficaz de dar força às ações da área de People & Culture para apresentar melhorias e reconhecer colegas inspiradores.

Por certo o apoio da alta liderança foi essencial para a excelência dos resultados, que trabalha com a liderança direta focando no que pode ser feito e como cada área pode colaborar com a empresa para ter um ambiente cada vez melhor, com pessoas empenhadas e felizes.

O COO da Squid foca seu trabalho em como ajudar no dia a dia dos Squiders com base nos dados que recebem. Dentro da empresa, a liderança direta é ativa na gestão de engajamento, além de serem responsáveis por manter a alta adesão da plataforma, trabalham em conjunto com People para saber as possibilidades de melhorias e como podem auxiliar no cotidiano.

Resultados da Squid:

  • recebeu o selo de top engajada por 12 meses consecutivos;
  • teve uma adesão média de 85% na pergunta de eNPS entre julho de 2020 e junho de 2021;
  • teve 818 indicações de colega inspirador;
  • a dimensão de reconhecimento está 8pp acima do mercado.

Clique aqui para ver o estudo de caso da Squid completo!

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A Vaipe é uma plataforma de people analytics que ajuda as empresas a alcançarem uma cultura ágil e digital com o monitoramento contínuo de clima e engajamento e a troca de reconhecimento e feedbacks.

Dentro da plataforma, RH e liderança têm acesso a métricas em tempo real e podem acompanhar evolução comparada ao mercado, distribuir a empresa em promotores, neutros e detratores, entender o sentimento dos comentários e fazer recortes de engajamento por sexo, tempo de casa e gerações.

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Na sua empresa, a liderança direta é ativa na jornada de engajamento? Quais dessas práticas vocês já aplicaram? Comente aqui!

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