Matriz Einsenhower: como priorizar suas tarefas do dia a dia

Você é aquele tipo de pessoa que sempre fica atolada de tarefas? Você não sabe por onde começar quando chega no trabalho? Além disso, tem o sentimento de que tudo é para ontem? Então você precisa conhece a Matriz Eisenhower!

Se você quer aprender como priorizar seus afazeres, não perca esse post!

O que é Matriz Eisenhower?

Bom, pelo nome da matriz, você já deve ter chegado à conclusão de que a Matriz Eisenhower foi pensada por Dwight Eisenhower, general vencedor da Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, 34º presidente dos Estados Unidos. Ele dizia que “what is important is seldom urgent and what is urgent is seldom important”. Ou seja, o que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.

Mas o que isso quer dizer na prática? Em seguida, veja um exemplo da matriz para te ajudar a entender!

Matriz Eisenhower

Fazer, programar, delegar, eliminar!

As tarefas do primeiro quadrante são importantes e urgentes. Por isso, elas devem ser colocadas como prioridade e realizadas imediatamente. Mas quais seriam essas tarefas? Esse tipo de tarefa é aquela que, se você não realizar rapidamente, pode prejudicar o andamento dos processos organizacionais ou seu próprio desenvolvimento.

Por exemplo, finalizar um projeto com data de apresentação próxima que é o decisor para que você ganhe uma promoção ou não. Certamente, a prioridade dessa tarefa é 1!

Já no segundo quadrante, tarefas que são importantes, mas não urgentes, podem esperar. Então, programe outra ocasião para fazê-las.

Um exemplo desse tipo de tarefa é fazer uma revisão do texto da descrição da empresa no site institucional, que já está antigo. É importante, mas não é uma questão de vida ou morte. Com certeza pode esperar!

Da mesma forma, também há os afazeres urgentes, mas não importantes, que podem ser delegados para outras pessoas. Aliás, você sabia que pode pedir ajuda? Um problema comum de muitos profissionais é achar que conseguem fazer tudo sozinhos. Mude seu pensamento e confie no trabalho dos seus colegas!

Por fim, as atividades que não são urgentes, nem importantes, podem simplesmente ser excluídas da sua lista. Excluídas? Sim! Muitas tarefas que insistimos em realizar, na realidade, não possuem impacto algum sobre os processos da empresa ou sobre seu crescimento profissional. Descarte o que está apenas te atrasando e foque no urgente e importante!

Ao utilizar a Matriz Eisenhower, você organiza suas prioridades, otimiza seu tempo e, consequentemente, aumenta sua produtividade!

E você, já conhecia essa matriz? Conta para a gente nos comentários e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo