Método people analytics: como analisar pessoas utilizando dados?

A análise de dados já é amplamente utilizada nas organizações para transformar e melhorar processos, e com o setor de RH não poderia ser diferente: o método people analytics chegou para ficar. Mas o que dados têm a ver com pessoas?

método people analytics

Método people analytics: o que é?

O método people analytics é a aplicação de business intelligence em Gente e Gestão. Ou seja, a organização, análise e interpretação de big data com o objetivo de entender o colaborador para gerir de forma mais eficiente.

Afinal, o mercado mudou e já não basta contar apenas com a intuição na tomada de decisões. Isso foi o que a Google notou ao se tornar a empresa pioneira na utilização de dados para recrutar e reter talentos, lançando o conceito de people analytics.

Então, com informações concretas, é possível transformar a forma de gerir pessoas, tornando o setor mais estratégico.

Por que implementar o método people analytics?

  • Otimização do processo de recrutamento e seleção
    O people analytics otimiza o processo de recrutamento e seleção, uma vez que pode, por exemplo, definir qual é o colaborador ideal para a vaga e analisar quais candidatos se encaixam nesse perfil antes de realizar a entrevista.
  • Melhora do desempenho
    O RH consegue analisar individualmente o comportamento de cada colaborador e entender quais atitudes tomar para melhorar o desempenho do grupo e aumentar seu desenvolvimento.
  • Aumento da retenção e diminuição de turnover
    A interpretação de dados também mostrará ao RH o que deixa os colaboradores satisfeitos e motivados. Assim, é possível pensar em quais esforços adotar e quais manter para que eles sejam felizes e engajados e se tornem promotores da marca.
  • Decisões estratégicas e redução de custos
    Dados precisos fundamentam decisões mais assertivas. Dessa forma, a organização aumenta a produtividade do RH e otimiza tempo, além de reduzir custos, garantindo que o investimento em pessoas tenha o melhor retorno.

Por onde começar: como analisar pessoas utilizando dados?

Prepare a empresa e os colaboradores

Antes de implementar o people analytics na sua organização, é necessário ter certeza de que ela está pronta para essa mudança. Certamente verificar pontos como cultura organizacional e valores ajudarão a definir se é o momento certo para investir nesse novo método. Além disso, também é importante que os colaboradores entendam o people analytics como um processo benéfico para o desenvolvimento deles dentro da empresa.

Defina um objetivo

Para iniciar a análise de dados, é importante que você saiba onde quer chegar. Defina um objetivo pensando em qual é o maior problema da sua empresa hoje e como o método people analytics pode mostrar as soluções.

Coleta de dados

O ponto de partida para people analytics é ter processos estruturados dentro do RH, contando com softwares para conseguir extrair dados.

Para fazer a coleta não tenha em mente apenas o resultado, mas sim o processo do colaborador para alcançá-lo. É aquela ideia de que o caminho também importa, e não só a chegada.

Aliás, é importante buscar a consistência nos dados para eliminar qualquer informação que venha de uma casualidade.

Construa métricas e indicadores

Enfim, com os dados brutos em mãos, é hora de analisá-los. Mas para não ter erro, é preciso construir métricas e indicadores para contextualizar e relativizar as informações para avaliá-las sob o mesmo parâmetro.

Correlacione os dados

Agora que você já tem métricas e indicadores, é possível encontrar a correlação entre os dados, ou seja, como o movimento de uma variável influencia em outra.

Mas cuidado para não confundir correlação com causalidade.

Preveja o futuro

Com dados suficientes e com uma modelagem elaborada corretamente, você poderá prever quais serão os próximos eventos, inclusive com a entrada de novos dados para colocar as estratégias certas em ação.

Com a implementação do método people analytics, em pouco tempo o RH perceberá um retorno positivo ao deixar de tomar decisões subjetivas para se basear em dados concretos.

People Analytics com a Vaipe

A Vaipe é uma plataforma de people analytics para gestão ativa de engajamento de colaboradores. Através de pesquisas digitais as empresas dão voz aos colaboradores, empoderam gestores e gestoras de pessoas com dados assertivos e estimulam a troca de reconhecimento e feedback.

Clique aqui e saiba como a Vaipe pode te ajudar a implementar o people analytics! Sua empresa pode testar a Vaipe por 14 dias grátis!

E na sua empresa, o RH já implementou o people analytics? Comente aqui embaixo a sua experiência!

(Visualizado 75 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.