Métodos de avaliação de desempenho: conheça os mais utilizados

A avaliação de desempenho é uma estratégia essencial de recursos humanos para avaliar o comportamento dos colaboradores de uma empresa. Com essa ferramenta, é possível averiguar os pontos fortes e os pontos de melhoria deles. Assim, para chegar a esses resultados, são utilizados diversos métodos de avaliação de desempenho.

No post de hoje, trouxemos os principais e modelos e métodos de avaliação de desempenho para você encontrar a melhor para sua empresa.

métodos de avaliação de desempenho

Principais métodos de avaliação de desempenho

Autoavaliação

A autoavaliação é um dos métodos de avaliação de desempenho. Nela, o próprio funcionário avalia seu desempenho baseado em critérios pré-determinados. Isso ajuda em seu autoconhecimento e na percepção das atitudes que devem ser mudadas para desenvolver sua carreira. São apresentadas questões sobre comportamento e realização de atividades cotidianas solicitadas pelo gestor.

O risco dessa autoavaliação é contar com a sinceridade dos funcionários. Muitas vezes eles nem mesmo conseguem reconhecer suas falhas. É preciso ter a certeza de que os profissionais têm um nível de maturidade suficiente para lidar com essa situação.

Avaliação por objetivos

A avaliação por objetivos ocorre a partir de objetivos pré-definidos alinhados às metas organizacionais. Nesse caso, os objetivos são traçados juntamente ao gestor e ligados ao departamento como um todo. O desempenho é medido a partir do cumprimento ou não do papel que o colaborador deveria exercer para atingi-los.

Essas metas, entretanto, devem ser possíveis de se alcançar. Se elas forem fora da realidade, a equipe se sentirá pressionada e sobrecarregada. Isso pode prejudicar o resultado da avaliação de desempenho.

Avaliação por competências

Nesse método de avaliação de desempenho, são estabelecidos parâmetros de competências necessárias em determinado cargo e departamento. A partir dessas competências pré-determinadas, o desempenho do profissional é medido. Tanto habilidades técnicas quanto conhecimentos teóricos e competências comportamentais são levadas em conta.

Principais modelos de avaliação de desempenho

Avaliação 90º

A avaliação 90º é muito tradicional dentro das organizações. É também a mais direta: o gestor de uma determinada área avalia cada subordinado a ele. Ele é o responsável por analisar e comunicar todos os resultados.

Por ser feito pela liderança da equipe, esse modelo pode ser considerado eficiente. Entretanto, quando outros parâmetros são observados, percebe-se um ponto negativo: a visão única da avaliação.

Quando ela é realizada por apenas uma pessoa, há o risco de um olhar enviesado. Afinal, a proximidade do avaliador e do avaliado pode influenciar muito nessa análise e não expressar a realidade. Por exemplo, se há uma relação conturbada entre os dois, é provável que o gestor não o avaliará positivamente.

Avaliação 180º

Nesse modelo, o avaliador realiza a avaliação de desempenho junto com o avaliado. A análise e a discussão do resultado são feitas em conjunto. Dessa forma, é possível entender e esclarecer todos os tópicos levantados.

Mas, ainda que seja uma maneira de se ter uma troca maior, a avaliação continua sendo feita por apenas uma pessoa. Além disso, é necessário ter um sistema maduro de avaliação de desempenho e uma ótima comunicação entre liderança e subordinado.

Ainda assim, a produtividade desse modelo não é garantida. Afinal, a análise sempre é feita de cima para baixo na hierarquia e o gestor não é avaliado.

Avaliação 360º

Esse é um dos modelos de avaliação de desempenho mais utilizados pelas companhias que desejam uma análise mais completa por permitir que o colaborador seja avaliado por qualquer pessoa ligada a ele, tanto gestores quanto colegas. Ele tem por objetivo oferecer um resultado mais equilibrado por ser a junção de diversas opiniões.

O julgamento na avaliação 360º pode ser mais balanceado, mas ele também tem seus contras. Os avaliadores são as pessoas diretamente ligadas ao avaliado. Ou seja, elas possuem uma relação com ele – positiva ou negativa – que pode influenciar no parecer final.

Além disso, quando os avaliadores tomam conhecimento da finalidade da avaliação, que pode ser para um fim de tomada de decisões e não apenas para desenvolvimento, eles podem querer beneficiar ou prejudicar alguém.

Todos esses métodos e modelos de avaliação de desempenho podem ser utilizados na sua empresa e ajudar na implementação de uma cultura de alta performance!

Avaliação espontânea Vaipe

A Vaipe aposta em uma metodologia de avaliação de desempenho diferenciada: a avaliação espontânea. Ela vai além da avaliação 360º e permite que qualquer colaborador de qualquer departamento avalie qualquer outro colega. Ou seja, você pode escolher qualquer membro da empresa que você queira avaliar.

E aí, depois de conhecer todos esses métodos e modelos, você já decidiu qual se encaixa melhor na sua organização? Quer conhecer nossa avaliação de desempenho? Entre em contato e deixe seu comentário. Até mais!

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo