Quais são as tendências de métodos de treinamento para o futuro?

No texto anterior, conhecemos as vantagens de  investir em treinamento. No post de hoje, vamos falar sobre tendências de métodos de treinamento do 12º Panorama do Treinamento no Brasil 2017 da ABTD em parceria com a Integração Escola de Negócios para te ajudar a identificar e implementar as melhores práticas do mercado no seu negócio.

métodos de treinamento

Quais são as tendências dos métodos de treinamento?

Teoria 70:20:10

No 12º Panorama do Treinamento no Brasil 2017, 61% dos gastos anuais das organizações foram destinados para treinamento formal, enquanto 26% foram para treinamento no ambiente de trabalho.

Em relação ao ano anterior, houve um aumento nesses gastos com treinamento no ambiente de trabalho. Esse número sustenta a teoria do 70:20:10, de que 70% do aprendizado se dá no local de trabalho, com seus desafios, rotinas e prática, 20% com as relações sociais e 10% com treinamentos formais.

Terceirização

Um outro ponto importante a se observar é que as empresas estão terceirizando cada vez mais o treinamento. Nos últimos quatro anos, houve um aumento de 11% no investimento na terceirização, enquanto os gastos com despesas internas diminuíram.

Elas também estão gastando menos com cursos curriculares, ou seja, com formação acadêmica. Isso devido à facilidade de contratar profissionais com maior formação pelo excesso de mão de obra disponível no mercado.

E-learning

O destaque maior dos métodos de treinamento é para o e-learning. Houve um aumento de 9% em detrimento do formato presencial, que diminuiu 11%. As organizações que utilizam EAD/e-learning já são 77% e a tendência é esse número aumentar ainda mais com as evoluções tecnológicas e culturais. Afinal, esse método é muito vantajoso por aumentar a escalabilidade e reduzir custos.

Além disso, o e-learning ao vivo foi o que mais cresceu (webinar ou webconferência) – 33% em relação ao ano anterior. Ele ainda representa 21% de todas as ações desse formato. Da mesma forma, o e-learning mobile também cresceu 38%, mas representa apenas 4% das ações.

Gamification storytelling também são tendências que têm relação com o e-learning. Inclusive, o treinamento blended, que mistura formatos presenciais e e-learning, está crescendo como uma metodologia complexa de treinamento. O coaching também é uma tendência para os projetos de treinamento.

Com essas análises, é perceptível a tendência de otimizar cada vez mais os investimentos e produtividade em treinamento e desenvolvimento.

E a sua empresa, já segue alguma dessas tendências? Então conta para a gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo