Modelo de pesquisa de clima organizacional: pontos importantes

Você está percebendo um clima negativo na empresa? Os colaboradores estão faltando, reclamando nos corredores e parecendo cansados e sem paciência? Esses sintomas indicam que o clima organizacional não está bom. Então, você precisa de um modelo de pesquisa de clima organizacional.

modelo de pesquisa de clima organizacional

Até porque a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que ajuda a tornar o ambiente mais agradável e aumentar os índices de satisfação. Assim, por meio da sua aplicação, ocorre uma otimização de processos, retenção de talentos, aumento da produtividade, da motivação, da recomendabilidade e da saúde.

Parece um sonho, não é mesmo? Mas sabe de uma coisa? Você pode ter tudo isso no seu negócio de maneira bastante simples. Quer saber como? Por meio de um modelo de pesquisa de clima organizacional!

Pensando nisso, no post de hoje, falaremos a respeito da importância do modelo de pesquisa de clima organizacional.

Importância pesquisa de clima organizacional

Certamente, oferecer bons salários já não é o único diferencial na hora de atrair e reter talentos. Os colaboradores valorizam cada vez mais questões relacionadas à qualidade de vida, à satisfação e ao equilíbrio pessoal e profissional.

Afinal, esperam contar com um ambiente amistoso e que estimule a sua criatividade para poderem dar o seu melhor e alcançar resultados.

Quando as organizações falham na missão de prover um clima organizacional favorável, os conflitos são constantes, a produtividade cai e os resultados são subestimados.

Mas existem algumas ferramentas que ajudam gestores e profissionais de recursos humanos nesse processo. Entre elas, está o modelo de pesquisa de clima organizacional.

Ele consiste em um questionário que é aplicado com os colaboradores e tem como objetivo analisar os aspectos positivos e os pontos de melhoria em todas as áreas do ambiente de trabalho.

Por mais que as necessidades variem de empresa para empresa, alguns pontos são apontados com frequência pelos respondentes. Existem alguns pontos que não podem faltar nessa pesquisa, pois eles trazem informações importantes sobre alguns fatores fundamentais para o bom andamento da empresa.

Pontos importantes do modelo de pesquisa de clima organizacional

  • Desafio e satisfação profissional

Primeiramente, é importante entender se os profissionais sentem que estão se desenvolvendo e crescendo profissionalmente dentro da empresa e se se sentem realizados. Por isso, aborde tópicos como autonomia, desafio, função, oportunidades, satisfação, salário, treinamento e benefícios.

  • Equilíbrio vida pessoal e profissional

Entenda nesse tópico se as condições de trabalho estão contribuindo para uma vida equilibrada e para a saúde mental e física do colaborador. Então, faça perguntas sobre carga de trabalho, equipamento, espaço, infraestrutura, limpeza, saúde, segurança, temperatura, tempo e princípios de vida.

  • Identificação com a empresa e seu negócio

Será que a cultura está clara e que os interesses dos colaboradores estão alinhados com os da empresa? Isso você descobre tratando de assuntos como aderência, alta performance, engajamento, preparação da equipe e gestor, imagem da empresa, melhorias, metas e protagonismo.

  • Reconhecimento

Ter reconhecimento nas tarefas que executa é essencial para o incentivo de uma performance cada vez melhor. Assim, questione sobre forma de avaliação, empoderamento, reconhecimento da equipe e gestor e meritocracia.

  • Relacionamento

É essencial mensurar a integração entre áreas, empresa, equipe e gestor. Isso para garantir que todos estejam cientes da importância de cada um para o bom funcionamento do negócio e tenham uma consciência coletiva.

Os resultados obtidos mostram o que os membros das equipes estão pensando e como eles se sentem dentro da empresa. Assim, é possível utilizar esses dados para tomar ações assertivas e atitudes estratégicas.

E na sua empresa, já são feitas pesquisas de clima? Você tem alguma experiência, dúvida ou dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários! E conheça a plataforma de pesquisa de clima e engajamento da Vaipe!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo