Modelo home office: é vantajoso ou não voltar ao escritório?

Muitas empresas aderiram ao modelo home office com a pandemia do Covid-19. Mas, agora que a vacinação está avançando, será que o melhor caminho seria voltar ao escritório?

 

modelo home office


Retornar ou não ao modelo de trabalho presencial é uma discussão que está em pauta em muitas organizações que optaram pelo trabalho remoto durante a pandemia.

Uma pesquisa da KPMG mostrou que 52% das empresas desejam que a operação presencial retorne ainda neste ano e 15% já descartaram completamente o home office e querem voltar ao modelo presencial.

Porém, será que diante do novo cenário pós-pandemia, isso funcionaria?

Um novo olhar para o home office

Certamente, as pessoas que experimentaram o modelo home office, aprovaram. Conforme mostra um levantamento da Talenses Group com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Nele, 86,3% das pessoas relatam que a produtividade é alta ou muito alta no home office. Para 49,4%, ficar mais tempo em casa possibilitou que se dedicassem mais a projetos pessoais, o que impactou positivamente na saúde mental.

Ademais, outra pesquisa da Korn Ferry demonstra que:

  • 70% dos entrevistados afirmam que trabalhar remotamente é o novo “normal” e voltar à rotina do escritório será difícil/estranho;
  • 55% afirmam que a ideia de voltar ao escritório em vez de trabalhar em casa os deixa estressados;
  • 74% afirmam que têm mais energia/foco trabalhando em casa.

Entretanto, os benefícios do home office não são apenas para colaboradores. Principalmente a empresa tende a ganhar com o trabalho remoto! Confira alguns:

Benefícios do home office

  • Maior flexibilidade;
  • Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Mais qualidade de vida;
  • Menos gasto de tempo com transporte;
  • Menor desgaste físico e mental;
  • Diminuição do estresse;
  • Menor gasto com a estrutura do local de trabalho;
  • Redução de gasto em transporte;
  • Aumento da produtividade;
  • Retenção de talentos;
  • Maior empoderamento e autonomia de colaboradores.

Mas e se minha empresa ainda não estiver preparada para o home office?

Primeiramente, antes de constatar que sua empresa não está preparada para um modelo de trabalho 100% remoto, é preciso fazer algumas análises. Além de observar os resultados durante o período de trabalho nesse formato, você pode aplicar uma pesquisa para ouvir e entender como as pessoas se sentem em relação ao modelo home office.

A Vaipe oferece a Pesquisa Pulse Novo normal, pela qual é possível descobrir a visão dos seus colaboradores numa possível volta ao escritório e entender a perspectiva sobre o futuro do home office nas organizações com dados assertivos. Você pode acessar o questionário clicando aqui!

É claro que também é necessário considerar que esse modelo pode apresentar alguns riscos, como:

  • Sensação de isolamento;
  • Dificuldade para estabelecer uma rotina de trabalho;
  • Grande quantidade de distrações;
  • Falta de horários fixos para as refeições ou para encerrar a jornada de trabalho.

Mas, é inegável que o home office é o futuro do trabalho. Por isso, em breve sua empresa pode ficar para trás se não acompanhar o mercado. Até porque, ainda segundo pesquisa da Korn Ferry, quase metade das pessoas (49%) já recusaria uma oferta de emprego se a empresa exigisse que trabalhasse no escritório em tempo integral.

Modelo híbrido

Uma alternativa que pode ser a solução entre trabalho presencial e remoto é o modelo híbrido. Assim, você conta com todos os benefícios do home office e ainda evita uma das principais desvantagens dele, a falta de convívio entre as pessoas.

Dessa forma, aderir ao modelo híbrido é uma tendência de grande parte das empresas. Segundo a pesquisa da Talenses com a FDC, 52% das organizações já decidiram adotar esse formato.

Sobretudo, isso parece deixar os colaboradores satisfeitos: 72,7% das pessoas acreditam que o regime misto é o que mais se adapta às funções que realizam.

E se minha empresa não tem mais escritório?

Por outro lado, algumas pessoas também podem querer retornar ao escritório, seja por qualquer tipo de empecilho como barulho, muitas distrações por conta dos filhos, necessidade de interação com colegas, etc.

Porém, o que fazer no caso de empresas que já não têm mais um espaço físico?

Nesse sentido, uma ideia é fazer uma parceria com um coworking que opera em várias cidades e ter um espaço reservado para as pessoas da sua empresa que queiram trabalhar presencialmente ou de forma híbrida. 

Outra possibilidade é oferecer como benefício um valor semanal para que a pessoa trabalhe em um coworking de sua escolha.

Desse modo, a empresa também pode fornecer o modelo híbrido ou presencial sem necessariamente ter um escritório físico.

Melhores práticas de trabalho remoto

Minha empresa já optou pelo modelo híbrido ou 100% home office, mas como garantir que eles funcionem?

Pesquisa Pulse Home Office

Antes de tudo, você pode aplicar a pesquisa Home Office para entender a necessidade da sua empresa. Logo, através de perguntas sobre produtividade, experiências com o trabalho remoto, infraestrutura e comunicação, empresas monitoram a performance dos times. Você pode acessar o questionário clicando aqui!

pulse home office

Rotina

Defina uma rotina de trabalho remoto e ajuste os horários de entrada (online) e saída (offline); crie regras, como por exemplo: utilizar o principal canal de comunicação da empresa para os colaboradores avisarem quando começam a trabalhar, fazem uma pausa e encerram o expediente. Caso existam rituais e reuniões presenciais, mantenha-os como reuniões por vídeo.

Comunicação

Sem dúvidas, os canais de comunicação e a clareza nas mensagens são fundamentais para que não existam ruídos durante a troca de informações.

Então, para tornar a comunicação nas organizações assertiva, esclareça para que serve cada canal de comunicação online. Por exemplo: emails para assuntos importantes, chamadas de vídeo para reuniões, etc.

Além disso, alinhe com o time sobre os dias e horários das reuniões. Também é interessante enviar convites para cada membro que irá participar da reunião online e avisar qual canal de comunicação será utilizado.

Semelhantemente, para que exista sintonia entre os membros da empresa, é relevante que cada time crie seus próprios códigos para que a comunicação flua da melhor forma possível.

Ferramentas

Mensagem:

  • Slack: as conversas são organizadas e em vez de uma única caixa de entrada, todas acontecem em espaços dedicados chamados de “canais”.
  • Hangouts: plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP.
  • Microsoft Teams: plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.
  • Skype for Business: permite que você adicione até 250 pessoas para reuniões online e gerencie contas de colaboradores. Além de estar integrado aos aplicativos do Office.

Vídeo:

  • Whereby: plataforma com videoconferências fáceis, sem necessidade de login ou downloads. Também é possível fazer o compartilhamento de tela, gravação, etc.
  • Chamadas do Slack: com as Chamadas do Slack, você pode fazer chamadas de voz ou vídeo com qualquer membro do seu workspace.
  • Hangouts;
  • Skype for Business.

Tarefas:

  • Trello: sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método Kanban, muito usado no desenvolvimento com Scrum.
  • Notion: ferramenta que une recursos para organizar, gerenciar e acompanhar suas tarefas e projetos.

Engajamento

Assim como presencialmente, o modelo de trabalho home office também precisa ter momentos de distração e conversas casuais.

Por isso, tente reunir pelo menos alguns minutos durante a semana para o time se reunir em uma chamada de vídeo para conversar sobre assuntos fora do trabalho.

De fato, uma boa ideia é convidar a todos para jogar um jogo online juntos, ações como essa podem aproximar as pessoas.

Como sua empresa está lidando com essa questão de retorno ou não ao escritório? Me conta aqui nos comentários!

(Visualizado 58 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.