O feedback é um processo de extrema importância para o bom andamento da empresa. Por isso, após uma avaliação de desempenho, por exemplo, é interessante que ele seja feito frente a frente. Porém, em alguns casos de feedback, o gestor precisa reforçar o que foi conversado. Portanto, uma saída nessa situação é utilizar modelos de e-mails de feedback.
Então, no post de hoje trouxemos 5 diferentes modelos de e-mails de feedback para te ajudar nesse momento.
Modelos de e-mails de feedback
1. Informar uma demissão
Em primeiro lugar quando alguém é demitido, é conveniente informar a todos os colaboradores. Em seguida, para evitar boatos e suposições, rediga um e-mail em consideração ao time formalizando o processo.
Olá, (nome do destinatário)
Como já informado, infelizmente o (nome do colaborador demitido) teve que deixar nosso time.
Apesar de não ter sido uma decisão fácil, cheguei à conclusão de que ele não tinha mais condições de continuar conosco por algumas atitudes observadas.
Caso tenha alguma dúvida, me procure para esclarecermos qualquer questão.
Att.
2. Responder à uma reclamação anônima
Muitas pessoas têm medo do que pode acontecer a elas se fizerem uma reclamação sobre a empresa. Por esse motivo, muitas delas enviam feedbacks anônimos através de, por exemplo, bilhetes. Assim, ao tomar consciência de uma queixa desse tipo, é importante questionar toda a equipe. Se mesmo assim não receber retorno, aposte no e-mail, talvez seja um meio mais confortável para o colaborador se comunicar e partir para uma conversa aberta.
Olá, (nome do colaborador)
Recebi uma reclamação anônima e gostaria de reforçar que, se for você o autor, é importante que me procure para conversarmos.
Entenda que o objetivo da conversa é apenas entender a situação e encontrar a melhor solução possível, não se preocupe em ser prejudicado de nenhuma forma.
Até porque críticas construtivas e sugestões são sempre muito bem aceitas!
Obrigado.
3. Esclarecer uma crítica
Apesar de críticas construtivas serem fundamentais para o desenvolvimento do profissional, alguns deles podem não entender esse objetivo e interpretar como uma ofensa. Assim, se após o feedback você perceber colaboradores nessa situação, tente retomar o propósito da conversa.
Olá, (nome do colaborador)
Percebi que você ficou chateado com minha observação. Por isso, quero esclarecer que o objetivo das críticas é ajudá-lo no seu crescimento profissional para torná-lo um profissional ainda melhor.
Isso não quer dizer que não te valorize e que seu desempenho seja ruim.
Caso queira conversar, estou à disposição.
Att.
4. Questionar faltas
Além disso, é possível que algum dos seus colaboradores esteja tirando folga ou faltando demais. Logo, se vocês já conversaram sobre essa falha e não resolveu, envie um e-mail solicitando uma nova conversa.
Olá, (nome do colaborador)
Reparei que você continua com um número de faltas muito elevado. Essas ausências estão prejudicando o desempenho e o calendário da sua equipe.
Gostaria de entender o que está acontecendo e ser informado, caso esteja com problemas.
Espero seu retorno e gostaria de ter mais uma conversa com você para encontrarmos uma solução.
Att.
5. Chamar a atenção
Igualmente, alguns maus comportamentos podem surgir e, mesmo depois de já ter chamado a atenção presencialmente, o fato se repetir. Por isso, informe ao colaborador que você já está ciente e gostaria de ter uma conversa o mais rápido possível.
Olá, (nome do colaborador)
Estou ciente do seu comportamento de hoje pela manhã. Pensei que já havíamos resolvido o problema, mas pelo jeito precisaremos de uma nova conversa.
Espero você para esclarecermos o ocorrido.
Att.
E aí, curtiu os modelos de e-mails de feedback, ou já utilizou algum deles? Então não esqueça de deixar um comentário e até a próxima!
Bom dia, ótimas dicas.
Olá, Alvaro!
Que bom que gostou, é muito importante para nós sabermos que nossos conteúdos estão ajudando!
Obrigado por acompanhar o blog, sempre que tiver alguma dúvida ou sugestão, manda para a gente!
Time Vaipe 🙂