Modelos de feedback: saiba como otimizar esse processo

Mostrar aos colaboradores que o desenvolvimento deles importa, ajuda a promover uma gestão de alta performance. Assim, o melhor jeito de deixar essa preocupação clara é através do feedback, método que se alastrou por muitas empresas que apostaram em uma comunicação direta entre colaborador e gestor. E, ao longo dos anos, para otimizar esse processo, diversos modelos de feedback surgiram no mundo do RH.

Por isso, no post de hoje apresentaremos alguns modelos de feedback. Confira!

modelos de feedback

Modelos de feedback

Feedback 360º

Em primeiro lugar, é importante falar sobre o Feedback 360º, que é uma derivação da avaliação de desempenho 360º. Nesse modelo de avaliação, todas as pessoas que têm relação com o colaborador podem avaliá-lo. Assim, o feedback resultante dessa avaliação passa a ser tão diversificado quanto ela. O colaborador, portanto, recebe esse retorno através da junção de diferentes pontos de vista, além da perspectiva do gestor.

Feedback Kudos

feedback Kudos é especialmente utilizado para dar feedbacks positivos e consiste na entrega de cartões de reconhecimento aos colaboradores que tiveram um bom desempenho e ajudaram no desenvolvimento da empresa.  Com isso, torna-se uma ótima maneira de incentivo a resultados melhores.

Feedback Wall

Por outro lado, existe o Feedback Wall, que é o inverso dos feedbacks tradicionais. Afinal, nesse modelo, qRemover imagem destacadauem dá o feedback são os colaboradores, de forma muito dinâmica e simples. Basta fixar um quadro na parede e dar o espaço para que eles possam dar suas opiniões sobre a empresa.

Aliás, uma versão muito comum é a divisão de um quadro em duas colunas. Dessa forma, de um lado coloca-se uma carinha feliz para os feedbacks positivos e do outro, uma carinha triste para os feedbacks negativos.

Feedback Canvas

Esse modelo é ideal para quando o trabalho é feito em equipe. E nesse caso, a avaliação do indivíduo não importa. Até porque o desenvolvimento é coletivo e não individual.

Todos os membros participam desse processo. Em um quadro fixado na parede, a equipe aponta competências, pontos positivos e negativos e ações de melhoria de cada colega. Após essas observações, todos dão opiniões sobre o desempenho de cada um e há uma classificação de 1 a 7 – de novato (1) a mestre (7). Então, eles debatem e encontram soluções em conjunto para aumentar a produtividade do grupo.

Nesse tipo de feedback não há o anonimato, porque como o resultado é fruto do trabalho coletivo, é essencial ser algo totalmente claro e transparente.

Feedback sanduíche

O nome Feedback Sanduíche é uma referência ao lanche. Sim, ao lanche, porque ele é desenvolvido em três camadas. A primeira delas é o elogio, que serve como um quebra-gelo. O colaborador sente-se mais à vontade quando é recebido com elogios. Ele entende que o intuito do feedback é apontar melhorias e não dar bronca.

A segunda camada é a da pergunta. O gestor chama atenção do que deve ser mudado em tom de pergunta. Por exemplo, pergunta-se: “Se você mudasse esse ponto, o resultado não seria mais eficiente?” em vez de “Mude tudo isso!”. O profissional pode lidar melhor com um tom de sugestão do que com um autoritário.

A última camada é a da ação. É essencial fazer um compromisso com o seu colaborador visando o desenvolvimento futuro. Usar alguma estratégia para motivar o profissional a estar sempre em desenvolvimento também pode potencializar os resultados.

E aí, gostou desses modelos de feedback? Já utiliza algum deles? Conta para a gente nos comentários e até mais!

 

 

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