O que é eNPS: entenda como medir a satisfação dos colaboradores!

O maior desafio das empresas hoje é manter os profissionais engajados e felizes. Afinal, o colaborador é o ponto-chave para o crescimento e sucesso da organização. Mas como medir a satisfação dos colaboradores? É por isso que você precisa saber o que é eNPS (employee Net Promoter Score)!

o que é eNPS

O que é eNPS?

Em primeiro lugar, para você entender o que é eNPS, precisamos falar sobre NPS (Net Promoter Score). Essa metodologia foi criada nos Estados Unidos por Fred Reichheld para medir a satisfação dos clientes e foi amplamente aceita por sua fácil, simples e confiável aplicação. A partir da pergunta “De 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo ou familiar?”, o nível de contentamento é definido entre detratores, neutros e promotores.

É desse conceito, portanto, que deriva o eNPS. Para medir a satisfação dos colaboradores, o eNPS funciona da mesma forma que o NPS. “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar um amigo ou familiar qualificado para uma vaga na sua empresa?”  é a pergunta que define os detratores (respostas de 0-6), neutros (respostas 7 ou 8) e promotores (respostas 9 ou 10).

Mas, o que essas atribuições significam? Detratores são considerados os colaboradores que não estão engajados e felizes com a empresa. Já os neutros são aqueles que não estão nem desmotivados, nem felizes. Por fim, os promotores são os colaboradores realmente satisfeitos com a empresa.

Como calcular o eNPS?

O cálculo do eNPS é simples. Basta calcular o total de colaboradores promotores menos o total de colaboradores detratores e dividir pelo total de respondentes. Depois é só fazer tudo isso vezes 100. A métrica vai de -100 até 100.

O que fazer se meu eNPS está baixo?

Se o seu índice de eNPS está baixo, quer dizer que a maioria dos seus colaboradores são detratores. Mas calma, não se desespere! Esse é um dado importante para você entender que algo está errado e começar um plano de ação para mudar. Primeiramente, é importante identificar onde está o problema e trabalhar para que ele seja resolvido antes que isso prejudique a produtividade, integração e imagem da organização.

Como manter o eNPS alto?

Se o eNPS da sua empresa está alto, não quer dizer que você pode relaxar. Pelo contrário, é preciso reforçar ainda mais os pontos positivos e ficar atento para garantir que as boas práticas continuem. Até porque colaboradores engajados são mais produtivos, ajudam a construir uma boa imagem da empresa e ainda auxiliam em inovação com ideias e feedbacks.

Mensurar e entender a satisfação dos colaboradores, portanto, é essencial para o sucesso e bom posicionamento da organização no mercado.

E você, já utilizou o eNPS? Deixe seu comentário sobre essa metodologia!

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