O setor de recursos humanos tem a missão de cuidar de pessoas. Mas será que comunicação interna deve ser também uma preocupação desse setor? Aliás, qual é o papel do RH na comunicação? Esse foi o tema do 1º Fórum da Vaipe. Por que pensar em RH e comunicação? No índice de engajamento da Vaipe […]
Comunicação interna e neurociência: entenda essa perspectiva
No mapeamento de clima organizacional da Vaipe 2018, 46% do total de colaboradores apontaram a comunicação nas empresas como ineficiente. Essa é a segunda maior lacuna do mercado, de acordo com nossos indicadores. Pensando, então, nesse cenário, promovemos um Webinar com a Ana Souza, doutora em neurociência e sócia da Nêmesis, sobre comunicação interna e neurociência. […]
Qualidade de vida no trabalho traz benefícios para as empresas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois em cada dez brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental. E os mais prevalentes são os transtornos de ansiedade e a depressão. Da mesma forma, no ambiente corporativo, estes percentuais não são diferentes. Em função da falta de qualidade de vida no trabalho, estima-se […]
Por que identificar os fluxos de comunicação na sua empresa?
A comunicação é um fator inerente a qualquer ambiente humano, inclusive dentro das empresas. Ou seja, independente de haver qualquer tipo de regularização, ela continua existindo na esfera organizacional. O perigo desses fluxos de comunicação não formalizados está, entretanto, nas graves falhas que podem ocorrer na transmissão das mensagens ao deixar esse processo ser conduzido […]
Comunicação interna digital: como pode ajudar seu negócio?
É claro que as facilidades do mundo tecnológico não ficariam de fora das empresas por muito tempo. Assim, para acompanhar as inovações e não ficar para trás, diversos setores já empregaram recursos para transformar seus processos em digitais. É dentro desse contexto, portanto, que nasce um novo jeito de comunicar: a comunicação interna digital. Mas, […]
Quais são os benefícios da comunicação interna para as empresas?
A comunicação interna é a responsável pelo alinhamento das informações entre organização e colaborador. Entretanto, com as mudanças no mercado, essa função foi ampliada. Agora, a área não só tem a missão de comunicar, como também a de formar os colaboradores e oferecer a eles conteúdos relevantes que agreguem no cotidiano. Essa nova atribuição nasceu […]
Quais são as diferenças entre cultura tradicional e cultura startup?
As startups são um novo modelo de negócio repetível e escalável e trabalham sempre mediante um cenário de incerteza. Muitos empreendedores estão apostando nessa forma de empreendimento que chegou para adequar o modelo tradicional a um mundo tecnológico. É a partir dessa visão moderna que define-se a diferença entre cultura tradicional e cultura startup. No post de hoje, […]
9 perguntas para autoavaliação de desempenho profissional
Fazer uma autoavaliação de desempenho profissional não é tarefa fácil. Afinal, é natural para o ser humano julgar características e atitudes de outras pessoas, mas não as suas próprias. Uma vez que é desafiador olhar para dentro e fazer uma avaliação imparcial. Dessa forma, a análise feita é tendenciosa, tanto para se exaltar quanto para se […]
Como definir cultura organizacional em startups?
Diferente do que muita gente pensa, a cultura organizacional não deve ser uma preocupação apenas de grandes corporações. As crenças e valores de uma empresa são um ponto chave no alcance de bons resultados. Até porque, são elas que guiam a execução de todos os processos. Por isso, a importância da cultura organizacional em startups é […]
Gestão de desempenho x gestão de competência: qual implementar?
Com as mudanças tecnológicas advindas de um mundo globalizado, o setor de Gente e Gestão teve que mudar para se adaptar às novas demandas organizacionais. Ele passou a compreender que o engajamento do colaborador era parte essencial para o sucesso da empresa. Por isso, começou a pensar em como tornar os processos mais estratégicos e […]