Qual é o papel da organização dentro das equipes em desenvolvimento?

No último post, falamos sobre como colaboradores de alta performance devem agir em grupos em desenvolvimento. Mas não só líderes e membros são responsáveis pelo sucesso dos times. Já que, segundo Susan Wheelan em Creating Effective Teams: A Guide for Members and Leaders, o papel da organização é fundamental para que os grupos se tornem eficientes.

Por isso, trouxemos alguns princípios elencados por Wheelan que a estrutura organizacional deve seguir!

papel da organização

O papel da organização: 8 princípios para seguir

1- Defina a missão claramente

Primeiramente, para prosperar, os grupos precisam ter clareza sobre o que é o negócio. Além disso, eles precisam entender e acreditar na missão definida.

2- Apoie a inovação

As empresas precisam encorajar novas ideias e maneiras de realizar os processos para os membros dos grupos se sentirem estimulados e apoiados.

3- Espere sucesso

Se membros do grupo acreditarem que se doar 100% não é encorajado ou valorizado, eles não se esforçarão para dar seu melhor.

4- Valorize a melhora de qualidade e serviço

Se os colaboradores perceberem que a organização dá mais importância para o lucro do que para a qualidade, eles se se tornarão cínicos e desanimados.

5- Preste atenção aos detalhes

As organizações precisam dar a definição clara das tarefas do grupo para o líder. Assim como todos os recursos necessários e conhecimento e planejamento de integrantes, cronogramas, horários de reunião, potenciais membros, etc.

6- Valorize as opiniões do time

Se membros do time acreditarem que qualquer coisa que eles apresentarem será rejeitado ou mudado, as chances de sucesso do grupo será reduzida.

7- Defina expectativas claras de produtividade, qualidade, tempo e ritmo

Os grupos precisam de diretrizes e metas realistas para aumentar suas chances de sucesso.

8- Recompense o grupo e não individualmente

Organizações precisam recompensar o trabalho em equipe em vez da performance individual, mesmo que seja difícil.

Atitudes para assumir

• Metas e tarefas

Muitas tarefas são rotineiras, mas precisam ser feitas. Esses tipos de tarefas podem não ser as melhores para um formato de time. Por isso, o papel da organização é estabelecer metas significativas e tarefas variadas que requerem habilidades, interdependência e aprendizado contínuo.

Afinal, nesses times, os colaboradores aprendem um com o outro e buscam informações de fora para aprender cada vez mais.

Recursos humanos

É importante dar acesso aos recursos humanos necessários para atingir as metas do grupo. Até porque os membros precisam de ajuda para ter sucesso.

• Recursos técnicos

Mais do que recursos humanos, também são necessários recursos técnicos. Os grupos precisam de computadores, programas, entre outros para realizar seu trabalho.

• Área de trabalho

Enquanto algumas pesquisas sugerem que videoconferências e grupos de discussão online podem funcionar, Wheelan recomenda que haja reuniões presenciais periodicamente. Já para grupos que atuam no mesmo local, é melhor definir uma área de trabalho comum.

• Escolha de membros

Os membros do time devem ser escolhidos com base em suas habilidades para realizar tarefas e contribuir para o sucesso do time. As pessoas precisam ser treinadas em aspectos técnicos do trabalho. Uma vez que personalidade ou compatibilidade de estilo dos membros não têm grande impacto. 

• Estratégias de intervenção

Uma análise de 330 estratégias constatou que intervenções como definição de metas e feedback tiveram os efeitos mais positivos na produtividade das equipes. Intervenções que levam em consideração o desenvolvimento dos grupos também são úteis.

• Autonomia

As organizações precisam evitar ajudar demais os grupos. Afinal, isso aumenta a dependência e reduz a capacidade da equipe de ter sucesso sozinha. Ela precisa ter autonomia suficiente para fazer seu trabalho. Mas, ao mesmo tempo, também precisa ficar em contato com outros membros e grupos da organização.

Para garantir a eficácia do papel da organização, é essencial realizar análises para determinar o nível de suporte organizacional que a equipe está recebendo e fazer melhorias conforme necessário.

E na sua empresa, como é o suporte aos grupos? Deixe seu comentário! 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo