O papel do RH na comunicação: 1º Fórum Vaipe

O setor de recursos humanos tem a missão de cuidar de pessoas. Mas será que comunicação interna deve ser também uma preocupação desse setor? Aliás, qual é o papel do RH na comunicação? Esse foi o tema do 1º Fórum da Vaipe.

papel do RH na comunicação

Por que pensar em RH e comunicação?

No índice de engajamento da Vaipe eNPS (employee Net Promoter Score): “De 0 à 10, qual a probabilidade de você indicar a sua empresa para um amigo ou familiar”, 55% dos detratores (quem responde entre 0–6) identificaram a comunicação como ineficiente entre as áreas, enquanto 64% dos promotores avaliaram como eficiente.

Além disso, no mapeamento de clima organizacional da Vaipe 2018, 46% do total de colaboradores apontaram a comunicação como ineficiente. Esses colaboradores citaram, ainda, quais são as principais falhas em seus pontos de vista:

“Não vejo o senso de união ou de urgência em alguns colegas de equipe, isso transparece muito nas diversas cobranças dos clientes por respostas dos e-mails enviados, isso acaba queimando a imagem […].”

“[…] as áreas são muito distantes, divididas e também atarefadas, faltando espaço para poder discutir tópicos essenciais que a todos envolvem. Seria legal que existisse alguma forma de poder realizar a ponte entre as áreas sem que prejudicasse os trabalhos do dia-a-dia.”

Pela análise desses dados, portanto, a Vaipe percebeu o quanto o engajamento e o clima organizacional sofrem com as falhas na comunicação. Por isso, reuniu profissionais da área de Gente e Gestão para pensar estratégias e melhores práticas de comunicação interna.

O papel do RH na comunicação

Problemas

Primeiramente, foram listados alguns dos principais problemas de comunicação enfrentados pelas empresas. Dentre eles, a ausência de uma política de comunicação bem definida e a utilização de um único canal. Além do uso excessivo da comunicação digital e das falhas na comunicação do líder para equipes e entre as áreas.

Melhores práticas

Diante desses problemas, as melhores práticas do mercado foram elencadas para impulsionar uma comunicação eficiente e eficaz.

  • Experiências

Os protagonistas do fórum contaram um pouco sobre algumas experiências positivas que já tiveram. A criação de um guia de comunicação interna e de comitês de resolução de problemas foram algumas delas. Assim como a utilização da metodologia OKR e a possibilidade dos colaboradores terem suas perguntas respondidas mensalmente pelo CEO.

  • Ideias

Além disso, a comunidade também sugeriu algumas práticas para implementar nas organizações. Onborarding para integrar novos colaboradores, fóruns de liderança para identificar as dificuldades dos gestores e team choaching para treiná-los a assumirem a postura de coaching foram apontadas como soluções para melhorar a comunicação.

E aí, você tem alguma boa prática de comunicação que gostaria de compartilhar? Se sim, adoraríamos saber!

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