Plano de carreira x PDI: qual é a relação entre os dois?

Reter talentos e ajudar a desenvolvê-los pessoal e profissionalmente é tão importante quanto atraí-los. Contar com um time composto por profissionais de alta performance é fundamental para os resultados do negócio. Entretanto, é preciso apresentar um plano bem estruturado para que todos conheçam as possibilidade de progressão profissional. Nesse cenário, entra o plano de carreira e o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Ao longo dos anos, as empresas perceberam que seus resultados dependem do apoio dos colaboradores. Afinal, funcionários engajados dedicam 100% do seu potencial e produzem muito mais. E isso é sinônimo de lucratividade e de diferencial competitivo.

Entretanto, para que as competências necessárias estejam de acordo com as expectativas da empresa, é essencial conhecer alguns conceitos antes de colocá-los em prática.

Nesse contexto, é preciso entender a relação plano de carreira x PDI. E é sobre isso que falaremos no post de hoje! Confira, a seguir, como desenvolver talentos por meio dessas estratégias de gestão!

PDI

Qual é a diferença entre plano de carreira e PDI?

O plano de carreira é um instrumento que define as possíveis trajetórias de crescimento na organização. Esse planejamento também indica as políticas de desenvolvimento e as competências e habilidades necessárias para cada cargo. Esse mapeamento e estruturação de plano de carreira costumam ser responsabilidades da empresa.

Já o PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é construído com o auxílio da empresa e depende muito mais do colaborador. Ele é uma estratégia utilizada para garantir o desenvolvimento dos colaboradores. Um plano de ações é desenvolvido para nortear a carreira de cada profissional. Com isso, estabelece-se quais passos devem ser traçados. O foco desse instrumento é garantir a motivação e o comprometimento. Isso é feito apontando-se quais são as competências necessárias para o seu desenvolvimento e quais habilidades precisam ser aprimoradas.

O PDI deve ser desenvolvido em conjunto com os funcionários, já que trata dos objetivos pessoais e profissionais de cada indivíduo. Entretanto, para manter o foco e garantir que os interesses também serão compatíveis com as necessidades e metas do negócio, os gestores também devem se envolver no processo.

Plano de carreira x PDI: qual é o melhor caminho para o seu negócio?

Um plano de carreira bem estruturado é uma estratégia utilizada por empresas consolidadas. Ele possibilita desenvolvimento de equipes por meio da definição de objetivos para a melhoria contínua dos profissionais. O plano de carreira ajuda a preparar os colaboradores para assumirem responsabilidades compatíveis com a complexidade dos novos desafios a serem encarados.

Já para empresas em fase de expansão ou de alto crescimento, fica mais difícil projetar como a organização estará em um período de 5 anos, por exemplo. Assim, traçar um plano seguro para os funcionários fica quase impossível, não é mesmo?

Nesse caso, o PDI é a melhor estratégia. Mas, para ter os resultados desejados, é preciso mostrar para os colaboradores que o crescimento do negócio depende do desenvolvimento individual. E que a soma dos esforços funcionário + empresa é que resulta em um negócio de impacto.

Você pode estar pensando “se eu não posso mostrar para o colaborador qual é o plano de carreira, como vou mantê-lo engajado?”. O sucesso do PDI está condicionado a processos e ferramentas capazes de aumentarem o foco, a produtividade e o crescimento. É o caso de cursos, coaching e feedbacks contínuos.

Uma política estruturada de plano de carreira ou PDI ajuda na retenção de talentos e no desenvolvimento dos profissionais. Além disso, existe ganho em produtividade, já que o colaborador conhece com antecedência tudo que é necessário para atingir os próximos níveis.

Implantar um plano de carreira ou um PDI exige dedicação. Mas todo o tempo e esforço valem a pena. Afinal, com isso, você aumentará a motivação e o engajamento dos profissionais. Ainda, melhorará a employee experience e a imagem do seu negócio, tornando-o ainda mais valorizado!

E na sua empresa, qual é a estratégia utilizada: plano de carreira ou PDI? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo