5 perguntas essenciais em uma avaliação de desempenho

Seja na vida pessoal ou profissional, sentimos a necessidade de receber informações a respeito de nossas performances. Às vezes, avaliamos ou somos avaliados quase de maneira instintiva, sem sequer perceber! No entanto, no ambiente organizacional, esse processo ocorre de maneira mais formal e estratégica, por meio de  algumas perguntas de avaliação de desempenho.

O questionário é utilizado para analisar a performance e contribuir para o crescimento dos colaboradores – sem deixar os objetivos do negócio de lado, é claro!

As perguntas de avaliação de desempenho permitem mensurar diversas dimensões, que vão desde a performance até os valores de cada profissional. Com os dados obtidos, é possível gerar insights a respeito dos pontos de melhoria e ajudar os colaboradores a perceberem que desempenham um papel estratégico para os resultados da empresa.

Entretanto, é preciso aplicar as perguntas de avaliação de desempenho com a frequência certa e seguindo uma boa metodologia.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentaremos 5 perguntas de avaliação de desempenho que não podem ficar de fora. Quer conhecê-las e otimizar os resultados obtidos por meio dessa estratégia? Então, vamos lá!

perguntas de avaliação de desempenho

Metodologia Vaipe de avaliação de desempenho

A Vaipe ajuda empresas a criar uma cultura de alta performance por meio do desenvolvimento humano. Por isso, nossa metodologia foi desenvolvida com o objetivo de ajudar a identificar lacunas de aprendizado e comportamento e ressaltar as boas práticas.

Nossa plataforma permite a automação de todo o ciclo de aplicação. A cada 3 meses, a avaliação com 19 perguntas de escolha única e 2 perguntas abertas é enviada. Isso ajuda a reduzir a burocracia e a tornar os resultados mais assertivos.

Além disso, nossa metodologia incentiva a avaliação espontânea, ou seja, todos estão convidados a avaliar os colegas! Isso ajuda a reduzir o viés pessoal das respostas e permite um exercício de autoavaliação por meio dos feedbacks recebidos.

Legal, não é mesmo? A seguir, conheça algumas perguntas essenciais em uma avaliação de desempenho.

Perguntas de avaliação de desempenho

1. O(a) avaliado(a) busca novas maneiras/ferramentas/abordagens para conseguir uma entrega de alta qualidade?

Essa pergunta está na esfera que analisa a performance do colaborador. Uma organização de alta qualidade é composta por colaboradores que são protagonistas da carreira, e não meros coadjuvantes. Esses profissionais atuam com autonomia e de maneira criativa. Assim, utilizam maneiras e abordagens “fora da caixa” para lidar com os desafios do dia a dia.

2. O(a) avaliado(a) envolve as pessoas corretas na resolução das atividades?

A esfera de trabalho em equipe contempla questões que avaliam como o profissional interage com pares, clientes e líderes. Essa pergunta faz parte da avaliação de desempenho e analisa se o colaborador consegue trabalhar em colaboração para atingir objetivos e resolver problemas.

Os colaboradores que envolvem as pessoas corretas buscam parcerias e encorajam outros profissionais a participar da resolução das atividades, além de incentivar no compartilhamento de informações.

Essa habilidade envolve a capacidade de trabalhar com outros departamentos, aceitar sugestões e ideias de colegas de qualquer posição.

3. O(a) avaliado(a) tem atitudes positivas em relação a mudanças?

Essa questão faz parte da dimensão que engloba as habilidades interpessoais. As mudanças fazem parte da vida de todos. Quem nunca mudou de escola, de casa, de carro ou até mesmo de relacionamento e precisou se adaptar? Períodos de mudança organizacional fazem parte do desenvolvimento e é preciso ser capaz de abraçar as transformações.

Os colaboradores devem ser receptivos às mudanças e demonstrar habilidades de relacionamento que apoiem o rumo que a empresa segue. Isso serve para novos processos, melhorias de desempenho, redução de orçamentos, reestruturação, entre outros.

Alguns colaboradores são verdadeiros agentes de mudança e devem ser reconhecidos como tal. Afinal, eles ajudam na comunicação da mudança e no gerenciamento do impacto emocional dos colegas.

4. A conduta do(a) avaliado(a) está alinhada aos valores da empresa?

A dimensão que contempla valores analisa se há compatibilidade entre a conduta do profissional e os valores organizacionais.

Os valores da empresa não devem se limitar a frases impactantes inseridas nos rodapés dos e-mails ou espalhadas em quadros na recepção! Eles devem ficar claros desde o momento do processo seletivo para garantir que estejam alinhados aos valores pessoais do profissional.

Essa pergunta é essencial em uma avaliação de desempenho, já que ajuda a diagnosticar se existe falta de comunicação ou se o colaborador não tem sentimento de pertença e está apenas “engolindo sapos”.

5. O que o(a) avaliado(a) deveria começar e parar de fazer nos próximos 3 meses?

Muita gente teme a avaliação de desempenho pois se sente vulnerável ao ser analisada. A esfera que contempla questões que avaliam o desenvolvimento individual colabora com o desenvolvimento dos profissionais.

Um profissional de alta performance busca constantemente por oportunidades de melhoria. Por isso, deve conhecer quais atitudes são positivas e quais precisam de cuidado. Afinal, alguns aspectos podem passar despercebidos. Por isso, essa pergunta ajuda o colaborador a perceber hábitos e comportamentos que precisam ser eliminados, pois prejudicam processos e, até mesmo, o clima organizacional.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que ajuda a identificar pontos positivos e pontos de melhoria. Além disso, ela incentiva o desenvolvimento e a melhora constante, por meio de feedbacks e do estabelecimento de metas individuais.

A metodologia Vaipe de avaliação de desempenho aborda diferentes dimensões e incentiva a participação de todos. Isso significa que além da autoavaliação e daquela tradicional feita pelo gestor, a colaboração espontânea de outros profissionais é incentivada.

Perguntas essenciais + metodologia dinâmica = avaliação de desempenho que realmente traz resultados para o negócio!

E a sua empresa, já utiliza a avaliação de desempenho? O seu questionário já inclui essas perguntas essenciais? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo