A etapa de pesquisa de clima análise é o momento em que as informações coletadas são interpretadas. Essa análise gera insights de ações de melhoria a serem executadas. Insights são as informações descobertas que nos permitem compreender melhor como se dá o clima organizacional da empresa, além de mostrar como os colaboradores acreditam que ele possa melhorar.
Desse clima fazem parte os sentimentos principais da satisfação dos funcionários em relação a diferentes aspectos da cultura da empresa. RH, supervisão, tomada de decisões, objetivo e missão, entre outros.
Como resultado da pesquisa de clima análise, gestores podem tomar decisões mais precisas. Assim, o clima organizacional interno pode ser otimizado. Além disso, também auxilia no engajamento e no bom desempenho dos colaboradores. Quer saber como? Então continue acompanhando o post de hoje!
Pesquisa de clima análise em relação ao eNPS
O eNPS (employee Net Promoter Score) cumpre bem o seu papel em medir um fator abstrato que é o engajamento dos funcionários da empresa. Ademais, auxilia na classificação dos colaboradores da equipe e permite estratégias bem definidas de comunicação interna.
Portanto, é importante levar em conta alguns aspectos durante a análise incluindo a metodologia eNPS:
Avaliação da nota
É importante analisar a nota tanto para definir os diferentes perfis (detratores, neutros e promotores) quanto para uma avaliação da média geral do eNPS.
Funcionários detratores e neutros, por exemplo, podem gerar insights em relação ao desenvolvimento profissional de cada colaborador. Também podem apresentar uma reavaliação da própria liderança da empresa. O que não está sendo feito para engajar esses funcionários? Quais são os pontos de interação com esses funcionários que precisam ser revistos?
O mesmo se aplica aos colaboradores com alto índice na escala eNPS. Eles estão recebendo espaço e atenção para que tenham mais força ao promover a empresa? Quais ações estão sendo realizadas para destacar e recompensar esses perfis que vestem a camisa da organização?
Identificação de problemas críticos
A pesquisa de clima análise precisa considerar e elencar a prioridade de algumas respostas abertas. Caso seja uma questão urgente e altamente requisitada pelos funcionários da empresa, é preciso colocá-la como prioridade. É importante investir os esforços e recursos necessários para essa questão não prejudicar o clima organizacional. Ou até, quem sabe, influenciar no desempenho de seus funcionários.
Já críticas ou elogios isolados podem ter menor prioridade durante a análise. Sendo ações a serem implementadas futuramente caso realmente seja necessário.
Organização de palavras-chave
As respostas abertas da pesquisa de clima realizada, provavelmente seguirão um padrão e poderão gerar informações dispersas. Para uma melhor organização, é recomendado utilizar um sistema fácil de ser aplicado e compartilhado. Como é o caso da nuvem de palavras (word clouds), que elenca as palavras-chave mais utilizadas.
Ferramentas online gratuitas podem realizar essa nuvem de palavras tornando seus insights mais organizados. Uma vez que são visualmente atrativos durante o compartilhamento e a análise dos resultados.
Compreensão dos ganhos rápidos
Assim como as questões críticas a serem reparadas, é importante notar se a análise gera oportunidades para soluções de ganho rápido. Ou seja, decisões que possam melhorar o clima organizacional e o humor de seus colaboradores rapidamente.
Presentear sua equipe com uma pequena lembrança ou comemorar um resultado recém-atingido. Essas são soluções de ganho rápido que podem ser implementadas de forma ágil.
Planejamento estratégico sobre as mudanças
A pesquisa de clima organizacional e o uso da metodologia do eNPS partem do desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa. Portanto, ao realizar a análise e organizar os insights obtidos, é necessário considerar qualquer mudança implementada em relação ao planejamento, fazendo com que a ação seja bem estruturada e alinhada com o planejamento e os objetivos da empresa.
Transparência em relação à tomada de decisão
Não alimente falsas esperanças ou propague informações falsas em relação às mudanças que serão realizadas no ambiente interno de sua empresa. Os resultados dos dados e os próximos passos da estratégia empresarial devem ser informados aos funcionários com clareza e transparência, sem expor os dados eNPS dos funcionários entrevistados ou gerar falsas expectativas.
Análise diferenciada para perguntas específicas
Diferentemente dos perfis de funcionários da escala eNPS e das diversas interpretações que podem ser tomadas por respostas abertas, pesquisas com resposta “Sim” ou “Não” permitem a implementação mais facilitada de uma solução, por tratarem-se de perguntas específicas, tornando mais objetiva a análise de seu resultado.
Por isso, sempre que possível, inclua questões assim em sua pesquisa. Por exemplo, ao invés de perguntar “Qual é sua percepção sobre como seu gestor avalia seu desempenho” prefira “A maneira como seu gestor avalia sua performance é clara?”.
Considerações finais sobre a pesquisa de clima análise
A pesquisa de clima análise permite conhecer a percepção dos colaboradores quanto ao ambiente, às políticas internas e às condições de trabalho e enxergar o que gera satisfação e insatisfação. Por isso, essa é uma ferramenta altamente estratégica para as organizações por ajudar a garantir engajamento e produtividade.
É essencial também solicitar um critério de avaliação claro e justo por parte dos gestores ao analisarem a pesquisa de clima. Sobretudo, a performance exigida deve ser sempre clara e alcançável pelos colaboradores que desejam se desenvolver profissionalmente de forma saudável.
Trabalhar a retenção e o engajamento de seus colaboradores é uma etapa importante para criar uma base forte no clima organizacional de sua empresa. Devido a isso, é preciso que as ações de melhorias no ambiente, nas relações e nos processos de trabalho tenham uma constância durante sua execução. Assim, a aplicação regular da pesquisa de clima organizacional e da pesquisa eNPS é fundamental.
Estimular seus funcionários a se desenvolverem e trabalharem em um ambiente interno sadio é um fator que impacta, não só na estrutura interna, como também nos processos externos. Como resultado, a empresa inspirará tanto funcionários quanto clientes e parceiros.
Você ficou com alguma dúvida sobre a pesquisa de clima análise? Sua empresa já utiliza a eNPS? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas!