10 cuidados que você/sua empresa deve ter ao escolher ferramentas de clima organizacional

Toda empresa precisa constantemente ter atenção ao seu clima organizacional. Afinal, promover frequentemente a pesquisa de clima organizacional automatizada é uma medida necessária para que providências possam ser tomadas rapidamente. Aliás, até antes mesmo de bons profissionais tomarem outro rumo e trocarem de emprego.

Assim, a ferramenta de pesquisa de clima organizacional automatizada é uma solução que permite conhecer expectativas e opiniões. Sobretudo, observar a avaliação dos colaboradores sobre seu trabalho, ambiente e relações laborais permite identificar como isso afeta no desempenho.

Por isso, obter essas informações e utilizá-las para promover melhorias e alinhamentos internos ajuda na retenção de talentos, redução de turnover, aumento da motivação de seu time e de sua produtividade.

Mas, para que seja possível colher esses benefícios, é preciso ter alguns cuidados que apresentaremos neste post!

pesquisa de clima organizacional automatizada

1. Preparação da pesquisa

Em primeiro lugar, para que a execução da pesquisa de clima organizacional automatizada traga bons resultados, é preciso investir em preparação. Uma vez que é necessário avaliar com cuidado seus objetivos, perguntas fundamentais e questões que demandam avaliação dos colaboradores. Além da atenção na fase de elaboração do instrumento de pesquisa, a fim de escolher metodologias e ferramentas de aplicação mais eficazes.

2. Público-alvo

Qual é o setor da organização que você quer alcançar com a pesquisa de clima organizacional automatizada? Ela será direcionada para determinado departamento, para estagiários, terceirizados? Definir o universo da pesquisa é essencial na etapa de preparar e escolher a ferramenta da pesquisa de clima. O número de participantes também poderá impactar no valor a ser pago pela realização da pesquisa, portanto defina-o com precisão.

3. Condução da pesquisa de clima organizacional automatizada

Outra decisão é quem aplicará a pesquisa: o próprio RH, uma consultoria especializada ou uma ferramenta automatizada. Entretanto, essa escolha dependerá do objetivo e do quão capacitado é o seu RH. Geralmente, a solução de ferramenta de pesquisa automatizada é recomendada para quem quer reduzir tempo e custos na aplicação. Afinal, elas são rápidas e práticas de serem aplicadas e apresentam resultados em tempo real.

4. Formato da pesquisa

Já na fase de planejamento, também é importante prever qual será o formato da aplicação de sua pesquisa de clima. Há a opção de realizar entrevistas, grupos focais e, o mais comum, pesquisas por meio do preenchimento de um questionário. Isso ajuda a manter o sigilo e a dar mais liberdade para seu colaborador se expressar com sinceridade.

No caso de questionário, há métodos para aplicação offline e online. A Vaipe possui um processo de pesquisa de clima automatizada completamente online, desde o cadastramento da empresa até a realização da pesquisa e do feedback para a companhia contratante. Além disso, o uso da ferramenta da pesquisa de clima no primeiro mês é gratuito.

5. Anonimato

Ao saber que terão de responder a uma pesquisa de clima, muitos funcionários podem ficar um pouco apreensivos. Por isso, avalie parceiros e soluções para assegurar o anonimato de seus colaboradores. Isso trará credibilidade à ação e fará com que seu time fique mais a vontade para expressar tanto suas insatisfações com as políticas empregadas quanto para dar sugestões de melhorias sem receio de retaliações ou punições.

6. Praticidade na aplicação

Para que todos os funcionários possam participar, é preciso que a participação na pesquisa seja descomplicada, simples e prática. Avalie opções que facilitem todo o processo para você e seus funcionários.

7. Funcionalidades da ferramenta de pesquisa de clima organizacional automatizada

Outro fator fundamental na hora de escolher esse tipo de ferramenta é avaliar quais são os recursos da solução com questionamentos como: ela permite perguntas abertas e fechadas? Ela gera relatórios facilmente? Não esqueça de realizar essa análise.

8. Limitações da ferramenta

Além disso, também é fundamental avaliar se a ferramenta para aplicação da pesquisa de clima possui limitações que possam impactar em sua realização. Por exemplo, há soluções que limitam o número possível de funcionários a serem cadastrados para participação.

9. Modo como os resultados são entregues

Em processos com tabulação manual, a obtenção dos resultados da pesquisa pode ser bastante lenta. Já em soluções de pesquisa de clima automatizada, há mais segurança e agilidade em todo o processo. Assim, a etapa de tabulação é realizada com muita rapidez e de modo prático e fácil, por meio de download de relatórios no sistema ou até mesmo visualização rápida de gráficos e respostas no próprio painel.

10. Suporte

Outro cuidado fundamental é priorizar soluções com suporte para a sua companhia sempre que necessário, ajudando a resolver dúvidas que possam surgir no decorrer da execução da pesquisa.

O principal objetivo de uma pesquisa de clima é fornecer dados que ajudem a organização a motivar e engajar seus colaboradores, garantindo sua satisfação e eliminando empecilhos que estejam reduzindo sua produtividade.

Portanto, lembre-se que de nada adianta realizar a pesquisa se ela não for utilizada em seu processo de tomada de decisões, gerando melhorias.

Para ajudá-lo nisso, confira nossas dicas de como analisar sua pesquisa de clima e, se ficou com alguma dúvida, compartilhe-a nos comentários!

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