Checklist: perguntas essenciais em uma pesquisa de clima

O questionário de pesquisa de clima organizacional deve ser composto por perguntas essenciais. Ele é uma das melhores ferramentas para diagnosticar o ambiente de trabalho e mensurar a satisfação dos colaboradores.

Os benefícios gerados a partir da aplicação da pesquisa de clima organizacional são diversos. Ela promove mudanças assertivas que aumentam o engajamento e o aprimoramento de técnicas para obter uma equipe de alta performance. Além disso, verifica se os objetivos de todos estão alinhados, localiza falhas na comunicação, estabelece ações para eliminar pontos de tensão e cria planos de retenção de talentos.

Um estudo realizado na Universidade Warwick, no Reino Unido, demonstra a importância de uma pesquisa de clima. Afinal, calculou-se que a felicidade no ambiente de trabalho leva a um incremento de 12% na produtividade.

questionário de pesquisa de clima organizacional

E para ajudar sua empresa a garantir uma pesquisa eficaz, no post de hoje elaboramos um checklist na execução da questionário de pesquisa de clima organizacional. Confira a seguir!

O que considerar no questionário de pesquisa de clima organizacional

Primeiramente, ao elaborar uma pesquisa, é preciso levar em consideração algumas variáveis que influenciam o clima organizacional, como:

  • Equilíbrio entre vida pessoal, vida profissional e condições de trabalho
  • Desafio e nível de satisfação com emprego, remuneração e benefícios
  • Identificação com a empresa, entendimento do negócio e dos objetivos
  • Reconhecimento por gestores, pares e equipes
  • Relacionamento com líderes e colegas de equipe

Perguntas essenciais em uma pesquisa de clima

1. Você entende que a comunicação entre as áreas é eficiente?

Essa pergunta é fundamental para medir o nível de comunicação entre as áreas, evitando ruídos e falhas. Ainda que o colaborador esteja engajado no cumprimento de suas atividades, a comunicação entre as áreas precisa ocorrer. Afinal, é importante perceber o significado de seu trabalho, ou sentirá que a empresa não tem preocupação em informá-lo e integrá-lo aos resultados da organização.

Por meio de uma comunicação eficaz, o envolvimento das pessoas aumenta. Dessa forma, a sinergia para o alcance dos resultados desejados é estimulada.

2. Você conhece quais são as oportunidades de crescimento dentro da empresa?

As empresas exigem esforços do colaborador para o atingimento de metas, ele, por sua vez, precisa atuar em um ambiente estimulante que ofereça subsídios para seu crescimento e desenvolvimento.

Até porque, se ele não for capaz de enxergar um futuro dentro da empresa, logo buscará oportunidades na concorrência. Portanto, crie planos de carreira e certifique-se de que o seu time tome conhecimento!

3. A maneira como seu chefe avalia a sua performance é clara?

A relação deve ser sempre clara e transparente. Assim também, com as avaliações não pode ser diferente. Para que as ações não tenham caráter pessoal, a comunicação entre chefia e funcionário deve ser constante através de feedbacks.

4. O atual ambiente de trabalho te permite ter a concentração necessária para executar suas tarefas?

O melhor ambiente de trabalho é o que permite o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além de fornecer um bom clima e estrutura para o colaborador exercer suas funções adequadamente. Afinal, um ambiente de trabalho saudável leva a um aumento da produtividade, criatividade e felicidade do funcionário.

5. Você sente que sua opinião é levada em consideração nas tomadas de decisão?

Permitir que os colaboradores tenham liberdade para expressar suas opiniões faz com que eles se sintam agentes de mudança. Portanto, estimule sempre o diálogo e dedique-se a ouvir a todos. Cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias.

6. Você sente que seu chefe reconhece suas tarefas entregues?

Essa é uma das perguntas essenciais em uma pesquisa de clima. Um líder que centraliza as atividades é sinônimo de queda de produtividade e aumento da desmotivação. Assim, com a delegação de atividades, todos sentirão que são importantes e valorizados.

7. A empresa tem metas alinhadas aos objetivos?

Essa questão é importante para diagnosticar o nível de engajamento dos times – se todos operam com o mesmo objetivo ou se só estão cumprindo horário. Até porque o trabalho em equipe é uma das chaves para o sucesso organizacional.

8. Você acha que seu salário é justo para as funções que desempenha?

Sobretudo, conhecer as necessidades dos colaboradores e as práticas do mercado é essencial. Por isso, faça pesquisas e garanta que os salários sejam compatíveis.

9. A infraestrutura do seu trabalho é adequada para desempenhar suas funções?

Oferecer instalações bem equipadas, limpas e funcionais é fundamental para que os funcionários possam exercer suas atividades com motivação e sem queda de produtividade.

10. De 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar um amigo ou familiar qualificado para trabalhar na sua empresa?

Essa pergunta é o eNPS e serve para medir o nível de engajamento dos colaboradores e o índice de indicabilidade de seu negócio.

Em suma, o questionário de pesquisa de clima organizacional é um passo muito importante para a mudança organizacional.

Logo após a aplicação de um instrumento elaborado a partir do nosso checklist de perguntas essenciais em uma pesquisa de clima, sua empresa dará adeus ao climão, garantindo uma equipe engajada e motivada.

Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e, se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Vaipe!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo