Pesquisa de clima organizacional e satisfação de funcionários [eBook gratuito]

Pesquisa de clima organizacional: primeiro passo para mapear o engajamento dos funcionários!

Logo, a pesquisa de clima organizacional é essencial para construir a cultura da sua empresa.

Você está sentindo um ambiente pesado na empresa? A rádio peão anda dizendo que os funcionários estão desmotivados? A rotatividade de colaboradores está alta na sua empresa? Você quer ter colaboradores engajados para melhorar a produtividade? Você quer planejar quais ações de RH estratégico irá priorizar mas não sabe o que os funcionários estão precisando? Então, não fique de fora. Aproveite dicas incríveis tiradas do eBook da Vaipe de pesquisa de clima organizacional.

pesquisa de clima organizacional

O que é clima organizacional?

Sabe quando o climatempo diz que está sol mas na verdade está chovendo? Pois então, o clima organizacional é similar a isso: por mais que os números da empresa digam que tudo está certo, o clima organizacional pode estar pesado. Quem nunca percebeu uma certa tensão no ambiente de trabalho? Ou até mesmo uma sensação de motivação generalizada mas que não se sabe bem quais são os motivos desse clima?

O conceito de clima organizacional foi cunhado pelo campo da administração de empresas em 1930. O objetivo é mapear como as pessoas sentem o clima da empresa. Além disso, é especialmente relevante lembrar que  entre as principais definições de clima organização, percebe-se que:

  • Clima é algo subjetivo: a maneira como cada pessoa da organização percebe o clima é diferente e é impactada pelo seu contexto fora do trabalho;
  • Clima é um agente que impacta a motivação e o comportamento das pessoas no trabalho.

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Pesquisas apontam que colaboradores engajados tendem a ser mais pró-ativos. Além disso, propõem soluções inovadoras para as empresas e ficam mais tempo nas empresas. Sendo assim, para se ter colaboradores altamente engajados, é extremamente importante monitorar com frequência o engajamento dos colaboradores e fazer a pesquisa de clima organizacional.

Através da pesquisa de clima organizacional, a empresa e gestores conseguem extrair dados sobre como estão os fatores que afetam o engajamento dos colaboradores. Assim, esses dados ao serem comparados aos resultados de mercado ou entre as áreas, permitem que profissionais de RH e gestores tenham insights de quais são os pontos fortes da empresa e quais são os pontos a se trabalhar.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Neste material gratuito, a Vaipe compartilha as melhores práticas de pesquisa de clima organizacional contínua e monitoramento de engajamento com toda a comunidade. Além de ter mapeado quais são os pontos-chave para se definir antes de aplicar uma pesquisa de clima organizacional, tenha acesso a modelo de pesquisa de clima e modelo de questionário de satisfação de funcionários para aplicar na sua empresa.

Aprenda qual a frequência aplicar a pesquisa de clima organizacional. Além de, como compartilhar os resultados com os funcionários e priorizar as melhorias. Tudo isso irá te ajudar a desenvolver uma cultura empresarial campeã!

Qual a melhor metodologia para a sua empresa?

Você já pensou em ter acesso à uma metodologia elaborada especificamente para monitoramento contínuo de clima organizacional? Pois então, a metodologia da Vaipe tem 53 perguntas com resposta sim ou não. Assim, quando essas perguntas são aplicadas semanalmente, você terá continuamente feedback para entender melhor o clima do seu time.

Além disso, contamos com a metodologia eNPS, você já ouviu falar? Ao ser questionado se indicaria algum parente ou familiar para trabalhar na empresa, é possível medir o eNPS. Isso quer dizer que você irá descobrir qual o grau de  satisfação e lealdade do colaborador em trabalhar na sua empresa.

E aí? Já está convencido que é preciso pensar no clima organizacional da sua empresa? Então não perca a chance de começar a estruturar sua pesquisa de clima. Baixe grátis o eBook e bote a mão na massa agora mesmo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo