Pesquisa de clima organizacional: o que é, benefícios e como aplicar

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta estratégica indicadora da percepção das pessoas sobre o clima da empresa. Mas por que essa pesquisa é importante e como aplicá-la?

pesquisa de clima organizacional

O que é pesquisa de clima organizacional?

O conceito de clima organizacional foi estabelecido pelo campo da administração de empresas em 1930 com o objetivo de mapear como as pessoas sentem o clima da organização.

Segundo definição do professor de recursos humanos, Idalberto Chiavenato, o clima organizacional é “o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”.

Isto é, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta fundamental para entender a percepção sobre diversos fatores da empresa que influenciam diretamente na satisfação e engajamento das pessoas colaboradoras.

Por que a pesquisa de clima organizacional é importante?

De fato, o engajamento das pessoas é o segredo para o sucesso de uma empresa. Isso porque pessoas engajadas são 5 vezes mais propensas a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidas com entrega e 3 vezes mais propensas à inovação. (dados Vaipe)

Com efeito, a pesquisa de clima organizacional é essencial para identificar pontos fortes e de atenção para entender de que forma é possível impulsionar o engajamento através do reforço de práticas positivas e da elaboração de planos de ação de melhorias.

Ou seja, com a pesquisa de clima organizacional é possível empoderar liderança e RH com dados para tomada de decisões assertivas de gestão. O que contribui, por exemplo, para a retenção de talentos e diminuição do índice de turnover.

Além disso, há também o fortalecimento da marca empregadora. Certamente, quando a empresa dá voz às pessoas colaboradoras, elas se sentem ouvidas e enxergam a organização como um ótimo lugar para trabalhar.

Assim, essa percepção extrapola o ambiente interno e reflete no mercado, uma vez que elas indicam a empresa para outras pessoas trabalharem e para consumirem seus produtos ou serviços.

Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional

1. Frequência

Em primeiro lugar, determine a frequência da pesquisa de clima organizacional. Na metodologia da Vaipe, indicamos a aplicação de forma contínua.

Até porque o engajamento é volátil e a percepção das pessoas muda muito rápido. Logo, se a empresa aplica uma pesquisa pontual com um questionário extenso, o diagnóstico será de como as pessoas estão se sentindo apenas naquele momento.

Bem como se corre o risco de ter baixa adesão por ser cansativo responder tantas perguntas de uma só vez. 

Sobretudo, quando a pesquisa de clima é feita de maneira contínua, as ações sobre o clima e engajamento podem ser pensadas também de maneira contínua: trazer para a rotina das lideranças e do RH as ações de maneira constante também trará às pessoas colaboradoras a percepção de transparência e de que estão sendo ouvidas quando questionadas.

2. Questionário

Antes de elaborar o questionário, defina os aspectos a serem abordados na pesquisa de clima organizacional. Na Vaipe abordamos 5 diferentes dimensões em um questionário com 52 perguntas de respostas “sim” ou “não” e espaço para comentários anônimos.

 Confira exemplos de perguntas para pesquisa de clima organizacional em cada dimensão:

  • Desafio e satisfação profissional
    Você se sente uma pessoa estimulada a assumir novos desafios dentro da empresa?
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
    A empresa se adequaria durante um período em que você tivesse um problema pessoal (por exemplo: saúde) para que você possa se recuperar?
  • Identificação com a empresa e seu negócio
    Os princípios (missão, visão e valores) da empresa compartilhados durante o processo seletivo são similares ao seu entendimento atual?
  • Reconhecimento
    As tarefas que você entrega são reconhecidas pela liderança direta?
  • Relacionamento
    A comunicação entre as áreas é eficiente?

3. Comunicação

É indispensável sensibilizar a liderança da importância da pesquisa de clima organizacional para que ela esteja envolvida em todo processo com seus times.

Igualmente, é crucial comunicar as pessoas colaboradoras do objetivo da pesquisa, de como ela ajudará a implementar melhorias no dia a dia e da garantia do anonimato nas respostas para que não tenham medo de retaliação.

4. Aplicação e análise com o eNPS

Após aplicar a pesquisa de clima organizacional, é hora de analisar os resultados.

Para obter um panorama completo de clima e engajamento, é importante entender os resultados da pesquisa de clima juntamente com o resultado do eNPS (Employee Net Promoter Score), uma metodologia para medir o engajamento da organização.

Clique aqui para saber mais sobre eNPS e engajamento.

Com o eNPS em mãos, observe todos os comentários deixados em cada pergunta da pesquisa de clima para ter uma análise aprofundada de quais sentimentos levaram a cada resposta positiva ou negativa.Dessa forma, será possível identificar quais são as alavancas de destaque e as oportunidades de melhoria de clima e engajamento.

Com a plataforma da Vaipe você conta com a classificação automática do sentimento dos comentários por meio de Inteligência Artificial, podendo facilmente identificar quais comentários são urgentes e necessitam maior atenção na tratativa.

5. Planos de ação e comunicação de resultados

Portanto, o objetivo da pesquisa de clima organizacional é gerar mudanças. Por isso, com base nas priorizações identificadas na análise dos dados, crie os planos de ação.

E, mais do que isso, garanta que eles sejam implementados e colocados em execução dentro dos times.

É importante lembrar que a transparência faz parte das condições para manter um bom clima organizacional. Então compartilhe os resultados de clima tanto para a alta liderança e liderança direta quanto para as pessoas colaboradoras, se possível

Lembre-se também que se você utilizar a metodologia contínua, semanalmente terá um novo tema para discutir, tratar e melhorar junto com as lideranças e times. Crie uma rotina de análise desses resultados voltada para um plano de ação de curto, médio ou longo prazo.

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Automatize a sua pesquisa de clima organizacional

Já imaginou automatizar todo processo de pesquisa de clima organizacional e ainda ter acesso aos resultados em tempo real com comparativo de mercado? Com a Vaipe isso é possível!

A Pesquisa Pulse Contínua da Vaipe é composta por 52 perguntas com respostas de sim ou não e espaço para comentários, todas as respostas são anônimas.

Toda segunda-feira uma pergunta é enviada através de um link único e intransferível via e-mail, SMS, Slack ou Microsoft Teams e fica aberta por dois dias. Caso o colaborador não responda no primeiro dia, um lembrete é enviado no dia seguinte.

Não há como saber especificamente quem respondeu às perguntas, mas na plataforma da Vaipe é possível visualizar em tempo real os resultados da pesquisa com comparativo de mercado e taxa de adesão.

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