Pesquisa de clima organizacional: como fazer e questionário

A pesquisa de clima organizacional é um mecanismo utilizado para medir o grau de satisfação dos colaboradores. Sendo uma ferramenta essencial para construir uma cultura de alta performance na empresa. Entretanto, o que fazer quando o turnover está elevado e os funcionários não tem mais motivação? Continue lendo e descubra as respostas para essas perguntas!

pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional: o que é?

O conceito de clima organizacional foi cunhado pelo campo da administração de empresas, em 1930. Tendo como objetivo mapear como as pessoas sentem o clima da empresa. Segundo o professor de recursos humanos, Idalberto Chiavenato, clima organizacional é:

O conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Desta forma, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta fundamental para construir equipes de alto desempenho. Além de contribuir para entender qual o sentimento dos colaboradores com relação a empresa.

Com isso, podemos definir como clima o agente organizacional que impacta na motivação e no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Sendo assim, um clima organizacional saudável tem o poder de reduzir o turnover – que gera custos de desligamento e recrutamento e seleção. Além de contribuir para deixar os clientes interno e externo felizes!

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Certamente, todos sabem que a motivação dos colaboradores é o segredo para o sucesso das empresas. Inclusive, estudos mostram que colaboradores engajados são 5x mais dispostos a indicar a empresa. Bem como, 5x mais comprometidos com entregas e 3x mais propensos à inovação.

Por isso, as empresas têm dado bastante foco em RH estratégico e suas ferramentas para reter os talentos da empresa. Algumas instituições como Hubspot, Facebook e Google são bastante conhecidas pela sua cultura e por promoverem um clima de trabalho agradável, priorizando a diversão e a liberdade.

Através da pesquisa de clima organizacional, a empresa e os gestores conseguem extrair dados sobre como estão os fatores que afetam o engajamento dos colaboradores.

Assim, comparando esses dados com os resultados de mercado ou entre as áreas, os profissionais de RH e os gestores conseguem ter insights de quais são os pontos fortes da empresa e quais são os pontos a melhorar.

Portanto, para ter colaboradores altamente engajados é extremamente importante monitorar o engajamento e aplicar pesquisas de clima organizacional contínuas.

 

Pesquisa de clima organizacional: como fazer?

Em resumo, antes de aplicar a pesquisa de clima organizacional é importante pensar em quatro fatores: a frequência com que será feita a pesquisa, o anonimato, compartilhamento de resultados e o plano de ação. Veja cada um deles a seguir:

Frequência

Assim como as estações do ano, o clima organizacional também varia com o tempo. Além de dar o pontapé inicial, é importante você já planejar com qual frequência será feita a pesquisa de clima.

Entretanto, é importante que você seja realista para garantir que haverá tempo de executar a pesquisa. E também, que os funcionários terão tempo para perceber as mudanças decorrentes dos insights tidos com as pesquisas.

Feedback anônimo

Fora isso, para que os colaboradores se sintam confortáveis em responder a pesquisa de clima organizacional é importante garantir que não haverá retaliação. A melhor maneira de assegurar isso é através do feedback anônimo.

Com isso, os funcionários se sentirão mais confortáveis em expor suas opiniões. Assim como, a adesão da pesquisa de clima organizacional será maior.

Compartilhar resultados

Após aplicar a pesquisa de clima organizacional, o RH deve compartilhar os resultados alcançados com todos da empresa. Até porque, a criação de um ambiente agradável na empresa acontece quando são compartilhadas as boas e más notícias.

Plano de ação de melhorias

Eventualmente, a pesquisa de clima dará um entendimento para os gestores da empresa sobre quais são as ações que funcionam. Bem como, se elas são bem-vindas pelos funcionários e quais precisam ser aprimoradas.

Porque assim, existirá a garantia de que as boas práticas serão perpetuadas. Enquanto as más práticas receberão a atenção necessária, com planejamento e implementação de melhorias.

Questionário de pesquisa de clima organizacional

Primeiramente, para melhor entendimento sobre a pesquisa de clima organizacional, vamos abordá-la em cinco diferentes dimensões. Sendo agrupadas em conjuntos que abrangem desde questões de condições de trabalho, como temperatura, até a identificação da função que exerce dentro da empresa.

Ademais, as perguntas tem como respostas “sim” e “não”. Além de que, é interessante deixar um espaço para que o colaborador coloque sua opinião e justifique a resposta.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Esta dimensão tem como propósito entender as condições de trabalho do colaborador, segurança, carga de trabalho e flexibilidade. Algumas perguntas utilizadas para mapear este sentimento são:

  1. O ambiente de trabalho te permite ter a concentração necessária para desempenhar as suas funções?
  2. A empresa se adequaria durante um período em que você tivesse um problema pessoal (por exemplo: saúde) para te ajudar a se recuperar?
  3. Nos últimos 30 dias você teve tempo suficiente para desempenhar as suas tarefas?

Desafio e satisfação profissional

A princípio as perguntas do grupo desafio e satisfação profissional abordam questões sobre adequação das funções, salários, benefícios e novas oportunidades. Confira a seguir:

  1. Você tem autonomia para decidir a melhor maneira de desempenhar as suas atividades?
  2. Os benefícios que você tem estão alinhados com o mercado?
  3. Você se sente estimulado a assumir novos desafios dentro da empresa?
  4. Você se sente preparado para assumir novas responsabilidades?

Identificação com a empresa e seu negócio

Em suma, nesse conjunto é levantado o entendimento do negócio, identificação com a empresa e alinhamento dos objetivos. Veja algumas perguntas:

  1. Os princípios (missão, visão e valores) da empresa compartilhados durante o processo seletivo são similares ao seu entendimento atual?
  2. Você se sente parte de uma equipe de alta performance?
  3. Você acredita no propósito do negócio pelo qual a empresa se destina?

Reconhecimento

Todavia, na dimensão Reconhecimento são mapeadas a avaliação de performance, reconhecimento por gestores, pares e equipes. Algumas perguntas usadas podem ser:

  1. As práticas de reconhecimento adotadas pela empresa são eficientes?
  2. Os procedimentos falados são colocados em prática pelos colaboradores da empresa no dia-a-dia?
  3. As tarefas que você entrega são reconhecidas por seus colegas?
  4. As tarefas que você entrega são reconhecidas por seu gestor(a)?

Relacionamento

Inegavelmente, o relacionamento é um dos principais pontos a serem analisados. Avaliando nichos como comunicação e relacionamento com gestores, equipes e áreas. Confira algumas perguntas que você pode utilizar no seu questionário de pesquisa de clima organizacional:

  1. A comunicação entre as áreas é eficiente?
  2. Os gestores da empresa se comunicam adequadamente com os colaboradores?
  3. A comunicação com o seu gestor(a) funciona de forma eficaz?

Pergunta de eNPS

Similarmente às demais perguntas, o eNPS é essencial para a sua pesquisa de clima organizacional. O eNPS (employee Net Promoter Score) pretende medir o engajamento dos funcionários da empresa.

A finalidade dessa pergunta é entender a satisfação dos colaboradores com a empresa, dizendo o seguinte:

De 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar um amigo ou familiar qualificado para trabalhar na sua empresa?

Desta forma, quem indica entre 9 e 10 são funcionários promotores, ou seja, estão felizes e engajados com a empresa. Assim, pode-se considerá-los colaboradores dos sonhos, porque eles tendem a dar aquele gás extra para resolver problemas. Além de serem quem deixa os clientes felizes.

Em contrapartida, os colaboradores que respondem 7 ou 8 são neutros. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que eles estão OK com a empresa, não estão infelizes, mas também não estão 100% engajados.

Já os funcionários que respondem de 6 para baixo são detratores. Nesse caso, os respondentes não estão engajados. Com isso, o grande desafio para empresa é descobrir porque eles se sentem assim e como torná-los promotores.

Como analisar os resultados da pesquisa de clima?

Após realizada a pesquisa de clima organizacional, o próximo passo é a análise dos resultados. Contudo, como podemos fazer isso? Simples!

Primeiramente, você deve se colocar no lugar no seu colaborador. Esse exercício é primordial para que se perceba qual o sentimento dele e como isso pode ser solucionado.

Não obstante, outro ponto fundamental é analisar os comentários deixados em cada pergunta – lembra que é importante deixar um espaço para o colaborador justificar a resposta?

Então, através desses depoimentos você consegue entender o que está acontecendo. Assim como, quais ações deve tomar para que hajam melhorias na empresa. Aumentando assim, o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

Qual a melhor metodologia para a sua empresa?

Você já pensou em ter acesso a uma metodologia elaborada especificamente para monitoramento contínuo de clima organizacional?

Pois então, a metodologia da Vaipe tem 53 perguntas com respostas de “sim” ou “não”. Assim, quando estas perguntas são aplicadas semanalmente, você terá feedbacks contínuos para entender melhor o clima do seu time.

Além disso, contamos com a metodologia eNPS – a mesma que comentamos lá em cima. Com ela você irá descobrir qual o grau de  satisfação e lealdade do colaborador em trabalhar na sua empresa.

E aí? Já está convencido que é preciso pensar no clima organizacional da sua empresa? Então não perca a chance de começar a estruturar sua pesquisa de clima. Baixe este e-book grátis e bote a mão na massa agora mesmo.

perguntas da pesquisa de clima organizacional

(Visualizado 591 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

2 thoughts on “Pesquisa de clima organizacional: como fazer e questionário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo