Resultados da pesquisa de clima: como analisar e compartilhar

A pesquisa de clima é uma ferramenta valiosa. Ela permite às empresas identificarem seus pontos fortes e aqueles carentes de ajustes. Além disso, é uma oportunidade das organizações captarem sugestões para melhorar o dia a dia dos colaboradores e o andamento das atividades. No entanto, essa estratégia só funciona quando são disponibilizados pesquisa de clima resultados .

pesquisa de clima resultados

Por que compartilhar pesquisa de clima resultados?

Para que as empresas prosperem em meio à competitividade do mercado atual, é preciso atenção aos problemas referentes ao clima organizacional. Uma vez que a competição não se dá apenas por clientes, mas também por talentos, é necessário um RH estratégico para reter profissionais engajados. Assim, é indispensável mensurar e monitorar constantemente o grau de satisfação dos colaboradores.

No entanto, para fazer uma pesquisa de clima eficaz, de nada adianta apenas investir em tecnologia ou realizar o processo só para seguir protocolo. Quem participa de uma pesquisa espera saber quais foram os seus resultados e quais ações serão desenvolvidas a seguir. É fundamental, portanto, que a organização aposte na divulgação da pesquisa de clima resultados.

No post de hoje, falaremos sobre como compartilhar com o seu time pesquisa de clima resultados. Confira!

Faça uma reunião levantando os melhores e piores pontos

Após realizar a análise de pesquisa de clima, os resultados específicos devem ser informados por meio de reuniões presenciais. Pode ser feito com os grupos referentes a cada uma das áreas envolvidas, por exemplo. Por meio da pesquisa, será possível saber quais ações devem ser priorizadas e implementadas.

Compartilhe os resultados utilizando ferramentas de comunicação corporativa. Como cartazes, e-mail, banners, folders, intranet, mural, etc.

Seja transparente e não mascare os resultados, apresente os melhores e piores pontos. Proponha sugestões  de melhoria do que está deixando a desejar e enfatize a potencialização do que já está bom. Abra também espaço para feedback da equipe, insights muito ricos podem surgir a partir disso.

Enfatize o anonimato

O anonimato é um dos cuidados que você deve ter ao escolher ferramentas de clima organizacional. Os colaboradores precisam ser ouvidos. No entanto, muitas vezes, eles sentem medo de falar o que realmente pensam sobre o trabalho.

Perguntar diretamente aos funcionários pode não ser a melhor abordagem. Afinal, eles podem se sentir apreensivos, com receio de retaliações ou punições. A garantia do anonimato, além de conferir maior credibilidade ao processo, permite um maior conforto ao seu time. Portanto, do início ao fim do processo, ressalte a preservação do anonimato dos colaboradores. Isso deixará os funcionários mais seguros e abertos a novas participações.

Mostrar apenas os números?

Os números são importantes para entender o quanto determinados pontos foram levantados na pesquisa. Eles ajudam a identificar as questões mais relevantes para o grupo. Entretanto, mostrar apenas elementos mais quantitativos pode não ser uma boa opção.

Para que se veja os resultados de modo mais amplo e completo, é preciso também apresentar qualitativamente o que será realizado a partir da análise da pesquisa. Por isso, junto com o resultado da pesquisa, apresente as decisões por parte da empresa. Além de melhorar os pontos críticos detectados, gera ainda mais credibilidade à gestão da organização.

É natural que as pessoas estejam muito interessadas nos resultados, mas não priorize apenas números. Informe a respeito das iniciativas que serão aplicadas em decorrência dos resultados obtidos na pesquisa. Mostre que a empresa valoriza a contribuição dos funcionários.

Apresente as decisões tomadas

Após a análise qualitativa dos dados obtidos na pesquisa de clima organizacional, você deve criar um plano de ação. Também é preciso comunicar ao seu time todos os estágios desse processo. Há iniciativas mais simples ou urgentes, que poderão ser implementadas de modo mais imediato.

Aquelas mais complexas, que exigem um investimento maior, poderão ser realizadas a médio ou longo prazo. Deixe claro para os funcionários qual é o prazo de cada uma. Assim, não haverá quebra de expectativa nem boatos organizacionais.

Mostre para a equipe que ela está sendo ouvida

Com base nos resultados obtidos na pesquisa, é preciso rever iniciativas para que seus colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e atendidos. Ao perceberem que, de fato, sua opinião foi levada a sério, terão mais motivação para participar das pesquisas futuras, pois saberão que realmente faz diferença.

Periodicidade da pesquisa de clima

Sendo realista: por melhor que sejam as suas intenções, você não conseguirá mudar o mundo de uma única vez. Por isso, uma pesquisa de clima contínua é indicada para quem quer constantemente melhorar. O clima não deve ser cuidado pontualmente. Ele deve estar presente no dia a dia e o feedback contínuo deve ser rotina.

O compartilhamento dos resultados gerais representa o fechamento de um ciclo e demonstra o empenho da empresa em escutar seus funcionários e garantir o alinhamento dos objetivos organizacionais, aumentando o engajamento e colocando todos no mesmo nível de entendimento. Quando os resultados são compartilhados de forma contínua, é mais fácil estabelecer planos de ação e novas medidas a serem tomadas.

É por meio da análise da pesquisa de clima resultados que os gestores poderão tomar decisões mais precisas que permitam a otimização do clima interno e o aumento do nível de engajamento, motivação, produção e desempenho dos colaboradores.

Com esse compartilhamento, os colaboradores irão se sentir ouvidos e inclinados a participar das próximas pesquisas e ações propostas pela empresa. Isso garante melhorias contínuas à organização, retenção de talentos, visibilidade e diferencial competitivo.

A aplicação de uma pesquisa de clima sem compartilhamento dos resultados pode prejudicar o engajamento dos funcionários e criar climão, colocando em risco o sucesso de sua organização. Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e, se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Vaipe!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo