Pesquisa de Engajamento: o que é, como aplicar e a sua importância

A pesquisa de engajamento é uma ferramenta poderosa utilizada para mensurar o engajamento de colaboradores. Decerto você já deve ter se deparado com esse tipo de questionário durante a sua jornada de Gente & Gestão. Até mesmo porque a pesquisa de engajamento tem sido amplamente adotada pelas organizações nos últimos tempos. Contudo, nem sempre encontrar as perguntas certas para sua pesquisa é uma tarefa fácil. Por isso, separamos neste artigo os principais pontos que você deve saber para implementar essa metodologia na sua empresa!

 

Aqui você vai descobrir:

    • O que é pesquisa de engajamento?
    • Benefícios da pesquisa de engajamento
    • Como aplicar a pesquisa de engajamento de colaboradores?
    • Dicas para implementar a pesquisa de engajamento na sua empresa

Pronto para começar? Então vamos nessa!

O que é pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento é um questionário com perguntas que mensuram a satisfação do colaborador com a organização. Dessa forma, a partir das respostas dos funcionários é possível mapear quais são pontos fortes que tornam os colaboradores engajados e as oportunidades de melhoria da empresa.

Além disso, através dos resultados da pesquisa de engajamento o RH e a liderança são capazes de tomar decisões baseadas em dados e construir um plano de ação efetivo para alavancar o engajamento de colaboradores.

Significado de engajamento de colaboradores

O engajamento é a ligação afetiva de valores e objetivos do colaborador com o negócio. Essa ligação é o resultado das experiências passadas que a pessoa teve com a empresa, líderes e colegas de trabalho. Ou seja, é uma relação emocional resultante de micro comportamentos diários dos seres humanos. Segundo Ben Horowitz, as empresas, assim como exércitos, gangues e nações podem se romper ou ascender dependendo desses micro comportamentos humanos.

Para que serve a pesquisa de engajamento?

Conforme explicado anteriormente, a pesquisa de engajamento é uma ferramenta que auxilia os profissionais de Gente & Gestão, líderes e gestores a monitorar o engajamento de colaboradores. Sendo assim, essa avaliação serve para mensurar a satisfação e a felicidade dos funcionários com a empresa.

Além disso, a pesquisa de engajamento pode ajudar na descoberta das razões do baixo engajamento, e, consequentemente, na identificação das possíveis causas de um alto turnover . Ajudando assim, a reduzir a taxa de rotatividade e elevar o engajamento.

Dessa forma, quando aplicada continuamente, a pesquisa pode se tornar um indicador fundamental para acompanhar a ligação afetiva das pessoas com a organização. Até porque, de acordo com os dados da Vaipe, colaboradores engajados são 5 vezes mais propensos a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidos com entrega e 3 vezes mais propensos à inovação. Por essa razão, é essencial engajar os funcionários para que eles se tornem embaixadores da marca.

Benefícios da pesquisa de engajamento

Ao implementar a pesquisa de engajamento contínua as organizações podem experimentar diferentes benefícios tanto a longo prazo quanto no seu dia a dia. Acompanhe cada um deles nos tópicos a seguir:

Incluir os colaboradores na tomada de decisão

Não é mais segredo que o principal ativo de uma empresa são as pessoas. Por isso, incluir os colaboradores na tomada de decisão é uma forma de fazer com que eles se sintam ouvidos e expressem suas opiniões sobre a cultura, estrutura e processos da organização.

Dessa forma, ao aplicar a pesquisa de engajamento você não só estará coletando dados sobre engajamento, como também disponibilizando um espaço para que os colaboradores tenham voz ativa e participem das decisões do negócio.

Alavancar o engajamento de colaboradores

Ademais, analisando os resultados da pesquisa é possível identificar quais são as alavancas de engajamento de colaboradores que a empresa possui, bem como as suas oportunidades de melhoria. Assim, os profissionais de Gente & Gestão conseguem criar um plano de ação que fortaleça e desenvolva o engajamento de colaboradores.

 

Acompanhar continuamente os resultados

Outro benefício da pesquisa de engajamento é o acompanhamento contínuo dos resultados. Ao passo que, a partir da sua aplicação semanal ou mensal, é possível ter acesso a métricas em tempo real sobre como os colaboradores estão se sentindo com relação à empresa. Dessa maneira, o RH e líderes conseguem, rapidamente, identificar e corrigir problemas baseando-se em dados.

Criar uma cultura ágil, digital e orientada a dados

Por fim, ao aplicar a pesquisa de engajamento você está construindo uma cultura ágil, digital e orientada a dados. Isso porque, os resultados contínuos de engajamento fazem com que os profissionais de Gente & Gestão tomem decisões num curto espaço de tempo e sejam sempre fundamentados em dados. Além disso, a possibilidade de automatizar a sua pesquisa por meio de plataformas digitais torna o processo ainda mais rápido e fácil.

Como aplicar a pesquisa de engajamento de colaboradores?

Agora que você já conhece a pesquisa de engajamento de colaboradores e os seus benefícios, é hora de entender como implementá-la na sua empresa, conquistar a adesão das equipes e o apoio da liderança na coleta dos dados. Mas antes de começarmos, é importante que você entenda que esse processo faz parte de um trabalho em conjunto, envolvendo os profissionais de RH, os colaboradores e as lideranças da organização. Vamos lá?

Preserve o anonimato

O primeiro passo para construção da sua pesquisa de engajamento é buscar uma plataforma digital que preserve o anonimato dos respondentes. Ou seja, que não colete dados capazes de identificar quem respondeu a pesquisa. Dessa forma, os colaboradores irão se sentir mais seguros ao expor suas opiniões e revelar possíveis insatisfações com o trabalho. Além disso, é fundamental assegurar e comunicar as pessoas de que as perguntas da pesquisa são anônimas.

Escolha as perguntas da pesquisa de engajamento

Em seguida, você deve selecionar quais perguntas fazem mais sentido para pesquisa de engajamento da sua empresa. Na Vaipe (plataforma de gestão ativa de engajamento de colaboradores), as empresas monitoram continuamente o engajamento através da pergunta eNPS.

Pergunta eNPS

A pergunta eNPS (employee Net Promoter Score) é uma derivação da Pesquisa Net Promoter Score, utilizada para avaliar a satisfação e lealdade dos clientes. Contudo, o eNPS é a métrica responsável por medir o engajamento dos colaboradores com a empresa. Assim, através da pergunta Vaipe, que conta com espaço para comentários, os colaboradores respondem:

De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?

A partir dos resultados, os profissionais de RH conseguem identificar os colaboradores que são detratores (respostas de 0 a 6), neutros (respostas 7 ou 8) e promotores (respostas 9 ou 10).

  • Promotores (9 ou 10): são os grandes aliados da organização. Eles recomendam sua empresa ou produto para outras pessoas e engajam os outros colaboradores. Além de possuírem uma forte ligação afetiva com o negócio.
  • Neutros (7 ou 8): são os colaboradores que possuem uma ligação afetiva com seu negócio, mas não possuem uma forte chance de indicar sua empresa ou serviços e produtos para outras pessoas.
  • Detratores (0 a 6): são os colaboradores com baixa ou nenhuma propensão a indicar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar. Geralmente sua insatisfação está relacionada à uma queixa específica e é necessário entender quais são as causas desse baixo engajamento.
Como calcular o eNPS?

O cálculo do eNPS é simples. Para isso, basta calcular o total de colaboradores promotores menos o total de colaboradores detratores e dividir pelo total de respondentes. Depois é só fazer tudo isso vezes 100. A métrica vai de -100 até 100. Veja no exemplo a seguir:

Defina a frequência

Como próximo passo, é necessário definir com qual frequência você irá aplicar a pesquisa de engajamento. Uma vez que o intuito da avaliação é monitorar a satisfação dos colaboradores, recomenda-se que a periodicidade seja semanal ou mensal. Assim, será possível acompanhar a evolução dos indicadores de engajamento ao longo do tempo, bem como agilizar o processo de tomada de decisão.

Comunique os colaboradores

Com a pesquisa de engajamento estruturada, é hora de comunicar os colaboradores. Lembrando que a comunicação deve acontecer antes do início da aplicação. Dessa forma, é aconselhado que o comunicado seja claro e explicativo. Conte aos colaboradores qual é o objetivo da pesquisa, a frequência e apresente a eles a plataforma que será utilizada.

Nesse momento, também é interessante que o RH tenha a ajuda do marketing ou endomarketing. Assim, a comunicação ficará com a cara da empresa e estimulará os colaboradores a responderem a pesquisa, o que, consequentemente, aumentará a adesão e a confiabilidade dos resultados.

Na Vaipe, as empresas têm a oportunidade de compartilhar suas pesquisas através de um link único e intransferível via e-mail, SMS, Slack e/ou Microsoft Teams. Desse modo, elas garantem maior adesão nos resultados, uma vez que as pesquisas são enviadas nos canais de comunicação já utilizados pelos colaboradores.

Inclua a liderança

Outro processo importante para adesão da pesquisa de engajamento é a inclusão da liderança no processo de realização das pesquisas. Isso porque, os líderes poderão conversar com suas equipes e incentivar diretamente que eles respondam as perguntas.

Além disso, os gestores e gestoras acompanham e conhecem de perto os colaboradores de cada equipe, essa proximidade é peça fundamental para auxiliar os profissionais de Gente & Gestão com ideias e ações para engajar os colaboradores.

Por essa razão, uma das soluções disponibilizadas na Plataforma da Vaipe é o acesso dos líderes aos resultados dos times como visualizadores. Dessa forma, as empresas empoderam a liderança e estimulam sua participação contínua no acompanhamento dos resultados das pesquisas.

Analise os resultados da pesquisa de engajamento

Com os resultados da pesquisa de engajamento em mãos, é hora de analisá-los atentamente. Avalie os feedbacks por escrito dos colaboradores, compare os resultados com dados anteriores, e, se possível, faça uma comparação dos resultados da sua empresa com o mercado.

A partir de uma análise minuciosa você será capaz de identificar os pontos fortes da organização, o que precisa melhorar e entender as razões de um baixo ou alto engajamento de colaboradores.

Crie um plano de ação

Após a análise dos resultados da pesquisa de engajamento, você deve criar um plano com ações congruentes aos desafios da sua empresa. Para essa etapa, faça uso de comentários e sugestões deixados pelos colaboradores durante a pesquisa. Além de conversar com as lideranças e buscar propostas de atividades para alavancar o engajamento dos colaboradores. Nesse momento, toda ideia é bem-vinda!

Compartilhe os resultados

Por fim, é necessário compartilhar os resultados da pesquisa de engajamento com toda empresa. Algumas organizações possuem como boa prática compartilhar mensalmente ou trimestralmente os insights retirados das pesquisas. Além de contar quais ações implementadas na organização surgiram a partir das sugestões apontadas pelos colaboradores. Tudo isso através de reuniões como All Hands, Town Hall ou rituais que tenham para compartilhar resultados.

Dicas para implementar a pesquisa de engajamento na sua empresa

Para que a sua pesquisa seja um sucesso, separamos algumas dicas com base nas melhores práticas do mercado na hora de aplicar a pesquisa de engajamento. Vamos conhecer cada uma delas?

Automatize a coleta

Para ter dados contínuos do engajamento do seu time, é recomendado que você tenha uma ferramenta terceirizada que permita automatizar o início da aplicação da pesquisa, a comunicação, os lembretes e que dê a adesão dos resultados em tempo real.

Tenha os resultados

Uma forma de garantir o anonimato dos colaboradores, resultados consistentes e maior agilidade na aplicação do questionário é automatizar a pesquisa de engajamento. Dessa forma, você poderá contar com o apoio de plataformas digitais especializadas para te orientar durante todo o processo.

Para isso, busque ferramentas que te ofereçam um dashboard amigável e repleto de dados. Como por exemplo, a plataforma de gestão de engajamento da Vaipe, que além de resultados contínuos e em tempo real, disponibiliza uma reunião mensal de acompanhamento com um especialista para te orientar na tomada de decisão e análise dos dados.

Saiba como a sua empresa ou o seu time está comparado ao mercado

Com as respostas da pesquisa de engajamento em mãos, é importante que você compare as resultados da sua empresa ou do seu time com o mercado. Dessa forma, você terá um parâmetro para saber se os dados obtidos estão de acordo com os das outras organizações.

 

Entenda as causas do seu engajamento

Outra dica é relacionar os dados da pesquisa de engajamento com a pesquisa de clima. Desse modo, você poderá entender quais são as causas do baixo ou alto engajamento da sua empresa. A partir disso é possível mapear as oportunidades de melhoria e as alavancas de engajamento da organização.

A Vaipe divulga anualmente um estudo relacionando os dados da pesquisa de clima com o eNPS (indicador da pesquisa de engajamento) para encontrar os fatores-chave que mais alavancam o engajamento de colaboradores. Em 2019, as TOP 5 alavancas de engajamento foram:

  1. Os princípios (missão, visão e valores) da empresa compartilhados durante o processo seletivo são similares ao seu entendimento atual?
  2. Você se sente estimulado a assumir novos desafios dentro da empresa?
  3. A empresa adota medidas meritocráticas alinhadas à cultura da empresa?
  4. As tarefas que você entrega são reconhecidas por seu gestor(a)?
  5. As práticas de reconhecimento adotadas pela empresa são eficientes?

Use a criatividade para desenvolver soluções

Finalmente, use e abuse da criatividade para desenvolver soluções e alavancar o engajamento de colaboradores. Caso você tenha dificuldades na hora de ter ideias, busque inspiração em ações feitas por outras empresas, leia livros sobre o tema, assista webinars e procure estudos de caso com desafios similares aos da sua organização.

Conclusão

Sendo assim, a pesquisa de engajamento é uma ferramenta primordial para mensurar e acompanhar o engajamento de colaboradores nas organizações. Além disso, a sua aplicação envolve um processo focado na preservação do anonimato, escolha das perguntas, definição da frequência, comunicação aos colaboradores, inclusão da liderança, análise dos resultados, criação do plano de ação e compartilhamento dos resultados com toda empresa.

Não obstante, o conhecimento sobre os benefícios da pesquisa de engajamento e a sua aplicação contínua são primordiais para o monitoramento de resultados e agilidade nas tomadas de decisão.

Sabendo desses pontos, você está pronto para implementar a pesquisa de engajamento com os colaboradores da sua empresa. Assim como, poderá criar um plano de ação estratégico com base na métrica de eNPS para empoderar líderes e alavancar o engajamento de colaboradores.

E aí, você já aplicou a pesquisa de engajamento na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

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