Pesquisa de satisfação de funcionários: qual é a importância?

Já está mais do que provado que os colaboradores são essenciais para resultados positivos e que salários altos não são garantia de engajamento. Afinal, aspectos como ambiente agradável e relacionamentos saudáveis são duas das principais características de empresas de alta performance. Mas como saber se sua estratégia funciona? Isso você entende com a pesquisa de satisfação de funcionários.

pesquisa de satisfação de funcionários

Importância da pesquisa de satisfação de funcionários

Em primeiro lugar, a pesquisa de satisfação de funcionários é importante para a elaboração de estratégias para desenvolver e engajar o time. Até porque com ela é possível entender quais fatores têm maior impacto sobre eles, tanto positivamente quando negativamente. E assim, não se perde tempo realizando processos que não fazem sentido. Por isso, a periodicidade é fundamental.

Mas, um momento crucial para a aplicação da pesquisa de satisfação de funcionários é quando as coisas não vão bem. Pois ela consegue identificar o que está afetando o clima, o desenvolvimento e a produtividade do time. Pontos que influenciam nos resultados da organização como um todo.

Como fazer uma pesquisa de satisfação

O seu questionário da pesquisa de satisfação deve abordar pontos-chave da satisfação dos colaboradores. Dessa forma, é necessário incluir perguntas que envolvam tópicos como salário, benefícios, espaço, equipamentos, carga horária e volume de trabalho. Além de comunicação, integração com o time, relacionamento com o líder, reconhecimento, treinamentos e outros.

Uma forma eficiente de realizar essa pesquisa de satisfação é dentro da pesquisa de clima organizacional. A Vaipe possui a pesquisa de clima que, além de medir satisfação, diagnostica o ambiente de trabalho e possibilita mudanças assertivas para alinhar os objetivos da empresa e do colaborador.

A pesquisa de clima é automatizada, anônima e contínua e possui espaço para feedbacks para direcionar as ideias de melhoria. Inclusive, a metodologia da Vaipe segue três pilares: escute, pergunte, melhore!

Afinal, ouvir seus colaboradores é o caminho para melhorias eficazes que apontam diretamente para o sucesso.

E você, já faz pesquisa de satisfação e clima na sua empresa? Não esqueça de deixar um comentário!

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