Práticas de reconhecimento eficientes: 5 ideias para reconhecer os times

As práticas de reconhecimento eficientes e o reconhecimento da liderança estão entre os fatores-chave que mais alavancam o engajamento de colaboradores nas empresas (Mapa de Engajamento Vaipe, 2020). Segundo relatório publicado pela Gallup em 2017, 60% dos colaboradores que foram reconhecidos diariamente pelos gestores reduziram a taxa de absenteísmo em mais de 27%. Por isso, nós separamos neste artigo as 5 melhores práticas de reconhecimento para manter os times engajados. Acompanhe a seguir para conhecer cada uma delas!

Com a chegada da pandemia muitas empresas tiveram que alocar os times para trabalhar de forma 100% remota. Como resultado, houve o empenho das lideranças e dos profissionais de Gente & Gestão de manter os times engajados mesmo que à distância.

Nesse sentido, a adoção de práticas de reconhecimento eficientes aparece como um incentivo para engajar equipes e mostrar que, mesmo de longe, a participação de cada membro é fundamental para o crescimento da empresa.

Sendo assim, a seguir nós listamos 5 ideias para reconhecer os colaboradores e manter os times engajados. Vamos conferir?

5 práticas de reconhecimento para manter os times engajados

De acordo com estudo publicado em 2018 pela Society for Human Resource Management (SHRM), 68% dos profissionais de RH afirmam que os programas de reconhecimento contínuos auxiliam na retenção de talentos. Por esse motivo, é recomendado que os gestores implementem as ações de reconhecimento diariamente com os times e promovam o feedback contínuo entre os colaboradores.

1. Reconheça o colaborador nas reuniões individuais (1:1)

A fim de reconhecer o colaborador durante as reuniões individuais, é importante separar exemplos de boas ações que foram realizadas recentemente e explicar o impacto de cada uma delas. Para isso, utilize o Feedback SCI (situação, comportamento e impacto). Exemplo: Na reunião com o cliente hoje cedo, você balanceou entre compartilhar as suas ideias e escutar as deles. O cliente me contou que eles acharam que a gente entendeu de maneira clara a necessidade deles. 

2. Reconheça o colaborador publicamente

De conformidade com a prática anterior, é fundamental que o líder reconheça o colaborador publicamente. Assim, nas reuniões com os times ou em canais da empresa reconheça o colaborador publicamente e parabenize pelas boas ações. Essa prática, além de estimular o colaborador, pode inspirar os colegas e alavancar o engajamento.

3. Envie mensagens de reconhecimento 

Para manter as pessoas motivadas, é interessante enviar mensagens de reconhecimento sempre que alguém se sair bem em alguma atividade ou tarefa. Dessa forma, além de incentivar o colaborador, você estará promovendo uma cultura de feedback contínuo. Aliás, formalizar o feedback também é uma ótima forma de incentivo que pode ser realizada por meio de ferramentas de feedback ilimitado, como a da Vaipe.

4. Reconheça os times em home office

Além disso, em times remotos é importante que o líder reconheça o contexto em que os colaboradores estão trabalhando. Não deixe de citar onde eles estão se saindo bem, como por exemplo a colaboração, comunicação, e deixe claro que você compreende as dificuldades de se trabalhar em home office. Trabalhar com a empatia é uma boa ferramenta para garantir o reconhecimento.

5. Colega Inspirador

Através da Plataforma da Vaipe as empresas promovem o reconhecimento entre os colaboradores por meio do Colega Inspirador, onde mensalmente eles respondem: “Quem foi a pessoa que mais te inspirou na empresa no último mês?”. Assim, os indicados podem compartilham os elogios por Facebook ou LinkedIn, enquanto as empresas fazem rankings com os mais indicados para criar ações internas. Como por exemplo vale almoço com o CEO e pacotes de viagem.

Lista com as 8 práticas de reconhecimento para manter os times engajados

Com o intuito de te ajudar a manter os times engajados, nós preparamos uma lista completa com as 8 melhores práticas de reconhecimento para você aplicar aí na sua empresa. Para baixar a lista clique aqui.

 

E aí, você já fez alguma prática de reconhecimento com os colaboradores da sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

(Visualizado 415 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

One thought on “Práticas de reconhecimento eficientes: 5 ideias para reconhecer os times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.