Princípios da empresa estão alinhados com princípios dos colaboradores?

85% dos colaboradores afirmam que os princípios que eles adotam para sua vida estão alinhados com os princípios da empresa. Durante um processo seletivo, muitos critérios pesam na decisão do candidato. São eles salário, pacote de benefícios, localização, possibilidade de crescimento.

princípios da empresa

Nos últimos anos, esses fatores perderam um pouco do caráter financeiro e ganharam um foco mais relacionado ao bem-estar e ao desenvolvimento pessoal e profissional. E, para atingir esse novo objetivo, é preciso que os princípios que são adotados pela empresa estejam alinhados com os princípios de vida dos colaboradores.

Missão, visão e valores são critérios que precisam ser considerados na hora de escolher onde passar a maior parte do dia. Não se engane, pois eles influenciam a tomada de decisão dos membros da equipe sobre permanecer ou não na empresa.

Mas, atenção! Missão, visão e valores não devem ser apenas belas frases de impacto inseridas no rodapé dos e-mails ou fixadas em quadros espalhados pelas paredes da empresa. Esse conjunto de palavras traduz a cultura organizacional e os princípios da empresa.

E, para que tudo isso seja verdade, é preciso colocá-los em prática no dia a dia. Fazer com que todos os adotem como metas em suas próprias rotinas.

Pensando em tudo isso, no post de hoje, falaremos sobre a importância de alinhar os princípios da empresa com os princípios de vida dos colaboradores. Vamos lá?

Pesquisa de clima da Vaipe: alinhamento de princípios da empresa com os princípios de vida

A metodologia da Vaipe aborda diversas esferas que afetam o desempenho das equipes. A ferramenta contempla as seguintes dimensões: engajamento, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, identificação com a empresa, reconhecimento e relacionamento.

Uma das 54 perguntas da pesquisa de clima da Vaipe é: Os princípios que são adotados pela empresa estão alinhados com seus princípios de vida? 85% dos colaboradores responderam que sim.

Abaixo, apresentaremos alguns depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa questão na plataforma da Vaipe.

“Não sei exatamente quais são os princípios adotados pela empresa.”

Não importa o porte ou o segmento, todas as empresas possuem uma cultura corporativa que pode estar instituída ou não. Ela é a soma da missão, visão, valores e princípios que tornam cada negócio único e os diferencia dos demais.

No caso do respondente acima, é possível ver que os princípios adotados pela empresa não são compartilhados por todos. Já que não são nem de conhecimento de todos.

“Não porque a empresa não deixa claro quais são seus princípios.”

Para que os princípios de vida dos colaboradores estejam alinhados com os princípios da empresa é essencial otimizar a comunicação interna.

Os princípios da empresa são responsáveis por atrair talentos, fornecedores e clientes que possuem visões e objetivos similares. Mas, como fazer isso sem se dedicar em garantir que todos recebam a mesma mensagem?

“Princípios da empresa são totalmente alinhados aos meus princípios de vida!”

Todas as empresas devem definir e formalizar sua missão, visão e valores. E esse conjunto deve ficar claro desde o momento do processo seletivo para garantir que os futuros colaboradores e empresas tenham princípios compatíveis. Dessa forma, a chance de existirem interesses conflitantes que trarão futuros problemas, como desligamentos e desmotivação diminui.

O processo de divulgação dos princípios da empresa é contínuo e deve se retroalimentar. Do contrário, os propósitos podem se perder, prejudicando o clima e os resultados da empresa.

Por esse motivo, é fundamental comunicar com frequência quais são os princípios da empresa e reforçar as suas ações e de que forma elas estão ligados aos valores. Isso pode ser feito por meio de reuniões mensais ou de ferramentas de comunicação interna.

As empresas devem ir muito além de apenas comunicar os seus princípios, é preciso que as palavras reflitam os comportamentos esperados diariamente e em todas as situações.

Qual o papel dos gestores?

Os gestores constituem uma das melhores maneiras de assegurar que os princípios serão absorvidos e estarão alinhados com os princípios de vida. Afinal, é neles que os colaboradores se espelham.

Quando a liderança coloca essas diretrizes em prática, seja por meio de um feedback ou conversando com um cliente, ela inspira os demais a praticá-los também. Isso melhora os resultados da empresa como um todo.

Os princípios guiam atitudes e decisões de todos os indivíduos. E isso não é diferente no mundo corporativo. Cada empresa determina um modelo de conduta e comportamentos que são importantes e que devem ser compartilhados por todos.

Essa declaração é uma excelente maneira de inspirar e motivar os colaboradores, mostrando quais os princípios são adotados pela empresa e de que forma eles podem ser alinhados com os princípios de vida em busca de resultados favoráveis para todos.

E você, considera que os princípios adotados pela empresa podem se alinhar aos princípios de vida dos colaboradores? Que tal conhecer a opinião dos membros da sua equipe a respeito dessa questão aplicando uma pesquisa de clima organizacional? Entre em contato e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo