Você acredita no propósito do negócio para o qual a empresa se destina?

Pare por um instante e reflita a respeito da sua trajetória profissional: pense nas empresas para as quais você trabalhou. Pronto? Você saberia dizer por que e para que estava trabalhando? Se a sua resposta for “para que a empresa tivesse lucro”, é bem provável que você não conheça o propósito dela. Ou, muito possivelmente, a organização não sabia transmiti-lo aos seus colaboradores.

propósito

Não está convencido? Vamos utilizar um exemplo bem brasileiro então: o futebol. Em um importante jogo de campeonato, as pessoas que compõem a torcida não se conhecem. Mas existe algo que as mantêm conectadas: um objetivo. Que, nesse caso, é ver o seu time ganhar. Elas curtem cada momento, vibrando, torcendo, sofrendo e celebrando. E, aquelas que não apreciam esse esporte, não possuem o mesmo objetivo, elas simplesmente passam pelo estádio sem sequer se importar com o que está acontecendo lá.

Dentro das organizações, isso funciona exatamente da mesma maneira. Sem conhecer ou acreditar no propósito do negócio para o qual uma empresa se destina, os funcionários simplesmente cumprem a sua jornada. Não se importam com resultados, eles seguem apenas “fazendo o seu trabalho”.

No post de hoje, falaremos sobre a importância de acreditar no propósito do negócio e de que forma isso afeta a experiência dos membros das equipes. Confira o que preparamos para você!

Qual é o objetivo de ter um propósito?

“Aff, lá vem a Vaipe tentando me empurrar um novo conceito à força, minha empresa já tem missão e valores, por que precisa de um propósito?”. Pelo simples fato de que o propósito de um negócio não é a sua visão, nem missão e nem valores.

Ele vai além da indicação de onde a empresa pretende chegar ou de quais são os seus valores, ele inspira e ajuda os membros da equipe a perceberem que o seu trabalho tem impacto e faz a diferença.

Se você não compartilha o propósito do negócio, as pessoas simplesmente fazem a sua parte, sem motivação e sem acreditar que fazem a diferença. Com isso, a empresa perde em inovação, criatividade e produtividade.

Pesquisa de clima da Vaipe: propósito do negócio

A metodologia da Vaipe consiste em uma pesquisa de clima contínua composta por 54 perguntas. Uma delas é a seguinte: Você acredita no propósito do negócio pelo qual a empresa se destina?

Abaixo, apresentaremos um depoimento anônimo obtido por meio da resposta dessa questão na plataforma da Vaipe.

“Qual é o propósito do negócio pelo qual a empresa se destina?”

Nesse caso, o respondente certamente desconhece o objetivo do negócio e esse é um grave erro.

Não importa o tamanho da sua empresa, definir um propósito é um convite para que cada um dê o seu melhor em busca dos objetivos.

Não se esqueça de reforçar quais ações e atitudes da empresa estão ligadas ao seu propósito. Seja momentos de reuniões mensais ou por intermédio das demais ferramentas de comunicação interna.

Isso desperta aquele sentimento de que você está conectado com algo maior. Quando o colaborador acredita no propósito pelo qual a empresa se destina, ele se torna mais inspirado a alcançar metas para tornar a sua contribuição mais produtiva.

Essa identificação inicia desde o momento do recrutamento. Encontrar pessoas com fit cultural ajuda a preservar um propósito forte, estruturado e envolvente.

Formar (e manter) equipes que acreditem no propósito do negócio ajuda a obter melhores desempenhos, potencializa relacionamentos, aumenta a confiança e desperta aquela sensação pra lá de gostosa de estar dando o seu melhor por um grande objetivo.

E você, acredita no do negócio para o qual a empresa se destina? Que tal conhecer a opinião dos colaboradores a respeito dessa questão? Entre em contato e comece agora mesmo a estruturar a sua pesquisa de clima!

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