QuarentenaVaipe: pesquisas pulse sobre COVID-19, home office e saúde mental

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, diversas empresas foram impactadas pelas drásticas mudanças no mercado mundial. Tendo em vista esse cenário e dado que a Vaipe é uma empresa de pesquisa que tem no DNA compartilhar as melhores práticas de Gente & Gestão, vimos que nada mais faria sentido do que ser o parceiro dos RHs, dos gestores, gestoras e colaboradores nessa jornada. Dessa forma, nós unimos a nossa experiência com a dos nossos clientes e empresas parceiras como a HSM, Vittude e Kronberg, na QuarentenaVaipe: um conjunto de ações que suportaram mais de 150 empresas durante a pandemia e encerraram no dia 02 de outubro de 2020.

Acompanhe a seguir cada uma dessas ações e conheça mais sobre a QuarentenaVaipe!

QuarentenaVaipe

Conheça as ações da QuarentenaVaipe

Antes de tudo, é importante ressaltar que em um momento como esse, podemos nos unir ou então nos dividir como comunidade, pessoas e organizações. Assim, a maneira como vamos reagir agora vai impactar na forma como definimos o nosso futuro. Isto é, precisamos nos unir para, juntos, ultrapassarmos esse desafio.

Por isso, lançamos a QuarentenaVaipe: um conjunto de ações que suportaram mais de 150 empresas e encerraram no dia 02 de outubro de 2020. Através de pesquisas pulse sobre COVID-19, home office, saúde mental e novo normal as empresas conseguiram monitorar os times nos quatro estágios da quarentena.

Além disso, nós criamos a Curadoria QuarentenaVaipe, uma coleção de ideias, informações e recursos de diversas fontes sobre o COVID-19.

Por fim, fizemos o Grupo no WhatsApp QuarentenaVaipe, que conecta pessoas e compartilha ações para ajudar todos que estão suportando empresas, gestores e gestoras e times a navegar na complexidade do COVID-19.

Pesquisas Pulse

Com o propósito de ajudar os RHs e as lideranças, nós criamos as Pesquisas Pulse da QuarentenaVaipe. Desse modo, as empresas puderam monitorar os times nas quatro fases da quarentena:

  • Fase 1: mudanças drásticas no cotidiano das organizações, que tiveram que migrar os times para home office. E, quando adotar o home office não era uma opção, tiveram que repensar as práticas de higienização dos ambientes. Para esse estágio, indicamos a aplicação da Pesquisa Pulse em Resposta ao Plano COVID-19.
  • Fase 2: garantir que a produtividade, comunicação e os rituais estão sendo mantidos durante a quarentena para quem está de home office. Nesse caso, a ação mais indicada foi aplicar a Pesquisa Pulse sobre Home Office.
  • Fase 3: preocupação com a saúde mental dos colaboradores, que depois de certo tempo de isolamento tende a ser prejudicada. Nessa situação, a ação indicada foi aplicar a Pesquisa Pulse sobre Saúde Mental, criada em parceria com a Vittude.
  • Fase 4: incertezas sobre como será o novo normal nas organizações. Nesse caso, recomendamos a Pesquisa Pulse Novo Normal, que te ajudou a descobrir a visão dos colaboradores numa possível volta ao escritório.

Logo após enviar a pesquisa para os colaboradores, as empresas tiveram acesso aos resultados em tempo real. Assim, ficou mais fácil para tomar decisões rápidas e assertivas.

Resposta ao Plano COVID-19

Através da Pesquisa Pulse em Resposta ao Plano COVID-19, foi possível entender como os times se sentiam com relação às medidas de prevenção adotadas pela empresa para pandemia de coronavírus. Dessa forma, afirmações sobre a agilidade na tomada de decisão, posicionamento, comunicação e políticas internas, mostraram para empresa uma visão sobre o que os colaboradores achavam das ações implementadas pela organização no cenário de crise mundial.

Home Office

Por meio da Pesquisa Pulse sobre Home Office, as empresas monitoraram a performance dos times em home office durante o período de Quarentena. Assim, através de perguntas sobre produtividade, experiências com o trabalho remoto, infraestrutura e comunicação, foram geradas informações rápidas e acionáveis que garantiram a eficácia do time.

Saúde Mental

Com a Pesquisa Pulse sobre Saúde Mental, desenvolvida em parceria com a Vittude, as empresas acompanharam o nível de estresse das equipes durante a Quarentena. Isso porque, devido ao isolamento social, foram previstos grandes impactos na saúde física e mental dos colaboradores. Dessa forma, por meio de afirmações relacionadas a emoções como nervosismo, ansiedade e esgotamento (burnout), foi possível mensurar como estava a saúde mental dos times.

Novo Normal

Através da Pesquisa Pulse Novo Normal, as organizações descobriram a visão dos colaboradores numa possível volta ao escritório e tiveram dados assertivos para construir o plano de retomada ideal.

Curadoria QuarentenaVaipe

Além de disponibilizar as Pesquisas Pulse, criamos a Curadoria QuarentenaVaipe. Por meio de uma coleção de ideias, informações e recursos de diversas fontes sobre o coronavírus. Portanto, acompanhe a seguir os melhores conteúdos de Gente & Gestão selecionados pela Vaipe sobre o COVID-19.

Grupo no WhatsApp QuarentenaVaipe

A fim de conectar pessoas e compartilhar ações para ajudar todos que estão suportando empresas, gestores, gestoras e times a enfrentar os desafios impostos pelo COVID-19, nós criamos o Grupo QuarentenaVaipe no WhatsApp. Dessa forma, você poderá se juntar com quem está no front tomando decisões que impactam pessoas. Para participar do nosso Grupo no WhatsApp basta clicar aqui.

E aí, como a sua empresa está lidando com a complexidade do COVID-19? Foi a primeira vez que a organização adotou o home office? Compartilhe com a gente nos comentários.

(Visualizado 759 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

3 thoughts on “QuarentenaVaipe: pesquisas pulse sobre COVID-19, home office e saúde mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.