Reconhecimento: entenda o que é, significado e a sua importância

O reconhecimento pode ser entendido como a prática de elogiar alguém por uma tarefa bem-sucedida, características ou valores pessoais. Contudo, o conceito de reconhecimento não se limita a apenas isso. Em resumo, o termo também pode ser sinônimo de identificação (reconhecer alguém), aceitação (reconhecer algo como verdadeiro) ou até mesmo confissão (reconhecer o erro). Além disso, a prática de reconhecer pessoas estimula o engajamento e promove práticas de reconhecimento eficientes. Por isso, acompanhe a seguir tudo que você precisa saber sobre esse assunto!

Aqui você vai descobrir:

  • O que é reconhecimento?
  • Significado de reconhecimento
  • Sinônimos de reconhecimento
  • O papel da estima na autorrealização profissional
  • Reconhecimento no trabalho: como engajar colaboradores?

Pronto para começar? Então vamos nessa!

O que é reconhecimento?

O reconhecimento é considerado como o ato ou efeito de reconhecer. Entretanto, quando aplicado no contexto de autenticação de documentos, a definição de reconhecimento remete a certificação de algo como legítimo. Além disso, esse termo também é referenciado à identificação (reconhecer alguém), aceitação (reconhecer algo como verdadeiro), confissão (reconhecer o erro) ou até mesmo agradecimento (demonstrar gratidão). Ainda que aplicado em diferentes contextos, no âmbito profissional as práticas de reconhecimento eficientes são um dos fatores-chave para alavancar o engajamento de colaboradores e estimular a troca de feedbacks.

Significado de reconhecimento

O significado de reconhecimento é “ato de reconhecer o mérito”. Ou seja, ao reconhecer alguém você está valorizando uma característica, competência, habilidade ou talento. Além da palavra ser um substantivo masculino, ela é a junção do verbo reconhecer + mento. Eventualmente, outro fato interessante é que a palavra reconhecer tem origem etimológica do latim recognoscere, que no português significa tomar conhecimento, trazer à mente de novo, certificar.

Sinônimos de reconhecimento

Para que você saiba mais sobre o tema, acompanhe a seguir os principais sinônimos de reconhecimento relacionados a:

  • Admitir o erro: admissão, confissão, declaração.
  • Demonstrar gratidão: agradecimento, gratidão, gratificação.
  • Lembrar de alguém: conhecer, diferenciar, distinguir, identificação.
  • Reconhecer algo como verdadeiro: aceitar, admitir, assentir, concordar, confirmar.
  • Tomar algo como legítimo: autenticação, certificação, legalização, legítimo.

O papel da estima na autorrealização profissional

De acordo com psicólogo americano Abraham H. Maslow, o ser humano possui cinco necessidades básicas relacionadas à fisiologia, segurança, relações sociais, estima e autorrealização. Dessa forma, o conjunto de todas essas categorias formam a Hierarquia das Necessidades de Maslow, uma teoria retratada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas referentes à sobrevivência humana. E, conforme o indivíduo satisfaz uma necessidade ele passa para um próximo estágio, passando das necessidades fisiológicas para segurança, de segurança para sociais e assim por diante.

Hierarquia das necessidades de Maslow

 

A princípio, segundo Maslow, o ponto de partida da hierarquia são as necessidades fisiológicas, nessa categoria se encontram os fatores primordiais para existência humana, como por exemplo a alimentação.

Logo após, está o desejo de segurança, representado pela estabilidade que é a necessidade de ter um emprego, uma casa e estar protegido contra violência ou desastres naturais.

De tal forma, essas duas bases da pirâmide compõem as necessidades básicas fundamentais para engajar colaboradores, ou seja, sem elas os funcionários não terão motivação para alcançar o próximo estágio.

No momento em que as necessidades fisiológicas e de segurança são conquistadas, as pessoas partem para as necessidades psicológicas de relação social e estima.

Enquanto a necessidade social representa a vontade de se relacionar com outras pessoas, como por exemplo fazer amigos, participar de grupos, relacionar-se com a família e ter relações amorosas (namorado, esposa, etc). A busca por estima está estritamente relacionada ao reconhecimento, status, poder e respeito. Dessa forma, para serem motivados os colaboradores precisam ter amigos no trabalho e receber feedbacks constantes.

Por fim, no topo da pirâmide está a necessidade de autorrealização. Ou seja, ao serem reconhecidos profissionalmente, os funcionários tendem a buscar por oportunidades de crescimento dentro ou fora da empresa. Em razão disso, para engajar colaboradores no trabalho é essencial promover oportunidades e desafios, reconhecimento e feedback.

Reconhecimento no trabalho: como engajar colaboradores?

O engajamento nas empresas acontece quando a pessoa está motivada e satisfeita com o seu trabalho. De acordo com os dados da Vaipe, colaboradores engajados são 5 vezes mais propensos a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidos com entrega e 3 vezes mais propensos à inovação. Por essa razão, é essencial engajar os funcionários para que eles se tornem embaixadores da marca.

Além disso, o reconhecimento é uma das peças-chave para alavancar o engajamento dos colaboradores nas empresas. Conforme dados do Mapa de Engajamento 2020 da Vaipe – desenvolvido a partir de uma amostra com mais de 10.000 usuários únicos, 500.000 interações e 38.500 comentários anônimos na plataforma da Vaipe, descobriu-se que as práticas de reconhecimento eficientes e o feedback de gestores estão entre fatores que mais engajam os colaboradores nas organizações.

Ademais, na visão dos colaboradores as práticas de reconhecimento adotadas pela empresa precisam fazer parte da cultura. Isso porque, quando há reconhecimento do trabalho o colaborador se sente engajado e valorizado.

Por esse motivo, acompanhe a seguir as boas práticas para reconhecer os funcionários da sua empresa.

Mentoria reversa

Práticas de reconhecimento eficientes

A pergunta “As práticas de reconhecimento adotadas pela empresa são eficientes?” da metodologia da Vaipe busca identificar se a empresa tem práticas de reconhecimento e se essas práticas são eficientes.

Portanto, uma das categorias identificadas nessa pergunta é o sentimento de que a empresa é passiva no reconhecimento dos colaboradores. Ao ser passiva, a empresa e o gestor frustram o colaborador que então inicia um processo de recolocação no mercado.

Dessa forma, é preciso surpreender os colaboradores que têm entregas consistentes para que eles se sintam estimulados e não busquem oportunidades em outras empresas. Por esse motivo, conheça a seguir as melhores práticas de reconhecimento nas empresas.

1. Gestão de desempenho contínua

Os ciclos de avaliação de desempenho acontecem com frequência para garantir que os colaboradores não levem um ano para serem reconhecidos da sua performance. As empresas TOP engajadas fazem ciclos trimestrais para estimular a cultura de desenvolvimento. Essa periodicidade também acelera a curva de aprendizado dos colaboradores.

2. Comunicação de indicadores de movimentação interna

Compartilhar com os colaboradores que a gestão de desempenho tem impacto na movimentação interna é crucial para que os colaboradores tenham clareza da importância da gestão de desempenho. Quando isso não é feito, os colaboradores têm a percepção de que a avaliação é apenas um burocracia dentro da empresa.

3. Feedback contínuo

A organização está treinada e pratica o feedback entre todos independente dos ciclos formais de avaliação. Feedback não é apenas uma interação de uma mão entre gestor e liderado. O feedback acontece entre pares, de liderado para gestor e colaboradores de diferentes áreas.

4. Medidas meritocráticas

Quando há reconhecimento do trabalho, o colaborador se sente engajado e valorizado. Por isso, é necessário estruturar quais são as medidas meritocráticas e alinhar com o time. Quando um reconhecimento positivo acontece, comunicar a todos do time ou da empresa como um exemplo prático do que foi combinado.

5. Colega Inspirador

As empresas estimulam que os colaboradores se reconheçam mensalmente entre si através do colega inspirador da plataforma da Vaipe. Os colaboradores indicados como colega inspirador compartilham elogios por Facebook ou LinkedIn. Além disso, as empresas com frequência utilizam o ranking dos mais indicados para ações estratégicas internas, como por exemplo: seleção para participação de comitês, vale almoço com o CEO, vale massagem ou viagem de fim de semana.

Reconhecimento da liderança

Os colaboradores têm a necessidade de que suas entregas e evoluções sejam devidamente reconhecidas pela gestão. Por isso, é preciso ter um um processo de feedback claro e constante entre os gestores e seus liderados.

Em linhas gerais, feedback é uma ferramenta de comunicação bastante utilizada para avaliar e expor opiniões a respeito de empresas, pessoas, equipes, líderes e colaboradores. A utilização desse recurso possibilita aos envolvidos o desenvolvimento individual e uma melhora de competências interpessoais, além da resolução de problemas e conflitos.

Nesse ínterim, a adoção do feedback 1:1 entre líderes e colaboradores é primordial para reconhecer e engajar colaboradores. Dado que valorizar os colaboradores e mostrar o quanto o desenvolvimento deles importa é fundamental para estabelecer uma gestão de alta performance.

Entendendo o feedback 1:1

Em meio aos problemas do dia a dia, muitos gestores acabam negligenciando essa importante ferramenta de gestão. O feedback 1:1 consiste em uma reunião periódica entre um gestor e seu liderado.

Esse encontro ajuda a melhorar o fluxo de informações da empresa, otimizar o direcionamento de carreira, melhorar o engajamento dos colaboradores e fortalece a relação entre gestor e liderado.

Durante esse feedback, o gestor pode abordar diversos questionamentos importantes, como as maiores dificuldades, as fontes de inspiração, as aspirações, entre outros tópicos.

Como reagir aos elogios do chefe

Geralmente, os colaboradores não sabem muito bem como lidar com os elogios vindos da gestão. Por esse motivo, reações inapropriadas se tornam comuns nessas situações. Então, como fazer um agradecimento pelo feedback positivo sem falsa modéstia? Veja a seguir como reagir aos elogios do chefe.

Reconheça seus méritos

Acredite no seu potencial e na capacidade de fazer um ótimo trabalho. Quando você fizer algo tão bom que chame a atenção da gestão, reconheça seus esforços e o mérito que você tem. Aceite que você é merecedor do elogio que está recebendo.

Mencione todos os envolvidos

Dificilmente alguém realiza algo totalmente sozinho, principalmente em empresas, onde tudo é feito em equipe. Por isso, reconheça todas as pessoas que te ajudaram a chegar nesse resultado. Seus colegas também se sentirão elogiados e ficarão gratos com sua atitude. O sentimento de grupo será fortalecido e vocês alcançarão resultados cada vez melhores.

Menos é mais

Não tente florear sua resposta.  Até porque a melhor maneira de evitar reações exageradas é apostando em uma resposta rápida e direta: “Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!”. Essa frase não dá abertura à nenhum julgamento errado e traduz eficientemente o sentimento de gratidão.

Evolua com o feedback positivo

Use o feedback positivo como um incentivo para melhorar ainda mais. Se você está fazendo um trabalho bom e está sendo reconhecido, busque melhorar ainda mais e apresentar resultados cada vez melhores. Mantenha sempre os pés no chão e o olhar fixo no futuro.

Feedback para liderança

Oferecer uma experiência significativa para o colaborador é a chave para melhorar o desempenho e a produtividade e aumentar a retenção de talentos. E tudo isso é sinônimo de engajamento, o segredo por trás de pessoas mais comprometidas, mais propensas à inovação e que propagam a boa imagem interna e externa do negócio.

Para alcançar tais resultados, é preciso oferecer um bom clima organizacional e uma cultura que impulsione a experiência e o desenvolvimento de todos. Mas de nada adianta tudo isso se as lideranças forem “tóxicas” e não-empáticas.

Em um ambiente alinhado ao crescimento e à valorização, é preciso implementar, também, um feedback para liderança. Entre as principais ferramentas para isso está o Termômetro de Liderança, que serve como um mapa claro de quais são as características de gestores que performam bem e quais são as lacunas que devem focar para se desenvolverem. Ou seja, um foco em futuro: como ser um melhor gestor ou gestora para o time. 

Assim, é possível mensurar e analisar de que forma esses profissionais efetivamente guiam seus times em busca de desenvolvimento, delegação de tarefas, reconhecimento, administração de conflitos, entre outros pontos.

Um feedback para liderança jamais deve ser utilizado para ofender os líderes ou agir como um “puxa-saco”; é preciso observar como eles atuam e fazer avaliações a partir dessa base.

Portanto, essa ferramenta deve ser utilizada para analisar a interação com os subordinados, o incentivo dado ao desenvolvimento dos colaboradores, o comprometimento com os compromissos, a forma de execução do trabalho e as habilidades necessárias para inspirar os demais profissionais.

Conclusão

Sendo assim, o reconhecimento é um estímulo externo às ações e entregas positivas desempenhadas por uma ou mais pessoas. A partir dessa técnica é possível engajar os colaboradores e reforçar bons comportamentos por meio de feedbacks contínuos, medidas meritocráticas e avaliações de performance.

Não obstante, o conhecimento sobre as diferentes aplicações do reconhecimento e o entendimento sobre como reconhecer pessoas são primordiais para ter boas interações e um clima organizacional respaldado nas melhores práticas de gente e gestão.

Sabendo esses pontos, você estará apto para dar e receber elogios e feedbacks construtivos que irão desenvolver os colaboradores e criar equipes de alta performance.

E aí, as práticas de reconhecimento adotadas pela sua empresa são eficientes? Você se sente reconhecido pelo seu trabalho? Compartilhe um pouco da sua experiência com a gente nos comentários!

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2 thoughts on “Reconhecimento: entenda o que é, significado e a sua importância

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